Início
Quem somos
Notícias
Fotos no Picasa
Fotos no Picasa 1
Fotos no Picasa 2
Fotos no Picasa 3
Blotequim
Fórum
Dicionário do Mar
Cachacinhas
Regras da Casa
Classificados
Links
Contato
 
Login
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?

 FeedRSS ExcerptsRSS 0.91 FeedRSS 1.0 FeedRSS 2.0 Feed
 
Os domingos e o vento Imprimir E-mail
Por Gustavo Sirelli / Foto: L.H. Pimenta   
28 de outubro de 2008

Com a armação de velas que o Puma aprendeu com o Picareta, o Fandango chegou a andar a quase 10 nós.“Que domingo é hoje?” A primeira vez que um de nós fez essa pergunta, estávamos – eu, Armando, Sérgio e Pimenta – a aproximadamente sete nós de velocidade, mais ou menos às dez da manhã de terça-feira, fazendo a travessia entre Ilhabela e Santos, a bordo do Fandango, o veleiro no qual a Equipe Boteco 1 – faria sua primeira participação na Regata Santos-Rio.

Seríamos sete tripulantes, sete estreantes na regata oceânica mais tradicional do Brasil. A história dessa participação começa agora, quase como um diário de bordo. Serão três dias, três blogs que contarão em capítulos, no melhor estilo folhetim, como foi nossa viagem.

1º domingo: terça-feira, 21 de outubro
Na verdade, o início foi na segunda à noite, embarcando com o Armando para Ilhabela. Chegamos a São Sebastião às seis da manhã e fomos direto para balsa que nos levaria à ilha. Tempo fechado e muito vento. Leste. Apesar do tempo ruim, vento favorável para a travessia de 60 milhas (mais de 110km) até Santos.

Pimenta já estava a postos no píer da balsa, pescando enquanto nos esperava. Enquanto isso, Sérgio já fazia os últimos preparativos a bordo do Fandango. O objetivo era sair o mais cedo possível para chegar ao Iate Clube de Santos (que fica no Guarujá) com dia claro.

Deixamos a poita e motoramos até o final do canal. Pouco mais de 20 minutos. Velas em pé, o sol apareceu e eu aproveitava para conhecer o barco, entender seu comportamento, suas reações. Durante a viagem, conseguimos manter velocidade média próxima de sete nós. Com o balão em pé - por um bom tempo com armação tri sail -, o barco voava e tivemos pico de 9,6 nós (18km/h).

Na chegada a Santos, velas pra baixo e motor para entrar pelo canal que leva ao maior porto do Brasil e ao clube. “Porta a porta”, 10 horas. Do clube direto para o hotel e o encontro com a presidente para nosso primeiro jantar. Pergunta daqui, pergunta dali, tem um restaurante logo ali. Depois de seis quadras, encontramos as portas fechadas e acabamos em frente ao hotel. Depois de comer, cama.

Por enquanto, a previsão para o final de semana da largada era de vento a favor, variando entre 6 e 8 nós.

2º domingo: quarta-feira, 22 de outubro
Acordei por volta das 9h, com o ronco do Oscar. Ele chegou ao Guarujá às 6h30 e foi direto para o quarto. Quando eu e Armando abrimos os olhos, ele já estava dormindo e nós nem o vimos entrar no quarto. Nosso objetivo ao chegar a Santos três dias antes da largada era treinar e nos acostumar o máximo possível com o barco.

Nossa manhã foi meio burocrática: dar entrada no clube, fazer a inscrição, ler a instrução de regatas e conferir todas as exigências. Algumas delas não eram cumpridas pelo Fandango e tratamos de resolvê-las. Liga para o Rio para providenciar alguns itens e outros detalhes, corre na farmácia pra montar o kit de primeiros socorros, acha um capoteiro para fazer uma linha de vida... Enfim, correria total.

Nossa programação para o dia era o treino noturno. Como não achamos um lugar legal para almoçar, resolvemos comer no clube. PQP!!!! A pedida foi um tradicional filé a cavalo para quase todos. Recebemos um "bifinho à pônei"... E depois do lauto almoço que não deu nem pra tapar os buracos dos dentes, todos a bordo.

Saímos do clube quase às cinco, ainda com muito sol e um calor da p... Lá fora, merreca. Mesmo assim, com o secretário (eu) e os dois proeiros (Oscar e Pimenta) no barco, começamos a realizar as manobras: camba para um lado, camba pro outro, sobe balão, desce balão, jibe pra lá e pra cá, pilling de genoa. Com dia claro e escuro. Já quase às nove, começou a ameaçar chuva. E como não precisávamos molhar o barco à toa nem arriscar pegar uma gripe, sobe o balão e toca para o clube.

No início do dia, a previsão piorou mas ainda indicava vento a favor durante todo o final de semana, variando entre 4 e 5 nós. À noite, começamos a enxergar a merreca...

Comentários

You must javascript enabled to use this form

Ouro que não costumo comemorar.

Mas o que escrevi sobre as últimas atualizações está no fim do blog antigo.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 23:13

The last

Postado por MB1, em 28/10/2008 às 23:13

bronnnnnnnzzzzzzzeeeeeeeeeeeeee

Postado por R1, do site aqui em 28/10/2008 às 23:17

Agora li o primeiro capítulo da saga. Não entendi uma coisa: o barco veio de Ilhabela só com o Sérgio, Armando, Gustavo e Pimenta.

Na regata entraram mais Oscar (no lugar do Armando), Morcegão, Igor e Humberto, ou seja, 7 marmanjos, sendo 3 de porte plus plus. Não é muita gente?

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 23:20

Luca, é provável que sete seja demais, talvez desse pra trazer o barco om seis. Mas não esqueça que durante a regata teríamos os turnos. Além disso, nosso objetivo era dar a oportunidade ao máximo de pessoas possível. Como o Fandango foi medido com até sete tripulantes, optamos pelo máximo.

Postado por Gustavo Sirelli, em 28/10/2008 às 23:26

Continuando, nossa idéia era ter dois turnos de três se revezando, com o Sérgio - comandante e com várias travessias de experiência, apesar de nunca em regata - como volante, orientando as duas turmas. Mas essa parte também será contada nos próximos capítulos.

Postado por Gustavo Sirelli, em 28/10/2008 às 23:29

Sobre F1...

Achei lindo o troféu de vencedor do GP Brasil de F1. Só não sei se será durável

Sobre AC... aquela que faz tempo que não falamos dela em termos de regatas...

Semana que vem tem regatas em Valência e dizem que o Luna Rossa participará com Peter Holmberg no timão e o starista Andy Horton de tático.

Aproveitando o blog sobre vela do Boteco e sobre nossos botequeiros...

Temos 4 tipos de botequeiros em relação à vela:
1. Acompanham regatas (eu, que estou velho para regatas)
2. Participam de regatas
3. Participam de regatas virtuais
4. Acompanham regatas virtuais
5. Não estão nem aí para regatas
6. São como o índio e torcem para o mais bonito

Tem gente aqui que acumula vários tipos. Só que nas regatas virtuais ninguém diz aqui onde está indo. A turma fala muito em latinhas mas dizer onde o barco está ninguém diz e nem mostra nenhum link com a figura. Tenho curiosidade de saber em que parte do mundo cada um está na regata virtual de volta ao mundo e como se compara aos barcos da regata real.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 23:39

Luca,
Concordo com vc. Acho que temos que ter uma lista atualizada dos barcos dos blotequeiros.
Para saber onde estão os barcos vai ter que entrar no VORGame ... acho que não dá pra postar aqui o link de cada barco.
Mas se vc tiver um barco registrado lá, pode adicionar todos os blotequeiros como amigos e terá a posição de todos.

Só por curiosidade veja a trajetória maluca de um barco chamado Blur-Sweden ...

Postado por KikoPR, em 29/10/2008 às 00:01

Kiko

Ver aonde? Não quero sabero nome do barco, só que que quando alguém disser alguma coisa, acrescente uma frasesinha: meu barco está perto de tal lugar ou no través de tal cidade ou próximo de tal barco na regata real.

O blur é um sueco conhecido desde a última VOR no site dos anarquistas. Já coloquei aqui muitas coisas tiradas do site dele, inclusive uns testinhos de regras de regata muito legais. Ver [www.blur.se]

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 00:06

Texto do Ian Walker, skipper do GD:

Isto é insano - 35 nós de vento, 1500 milhas da costa e nós estamos tentando desesperadamente extrair mais velocidade deum barco que parece que se auto destruirá a qualquer segundo.

Temos que nos esforçar muito para ficar entre os da frente.


Sentiram a barra?

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 00:15

.
Pôrra, no VORGame, por conta da manzada que dei ontem à tarde, quando dormi demais, cansado que estava de viagem, o Sambaqui desceu mais do que deveria e perdeu o bonde da célula de 28Kts que a turma (Grilo, Armando e Cláudia) pegou... me abriram uma boa vantagem (umas 60MN, por enquanto) com os 4Kts a mais de velô que conseguiram... perdi umas 100 posições...
.
Agora é correr atrás...
.
Humpft!!!
.

Postado por MRich, em 29/10/2008 às 00:55

.
Luca, agora que li tua mensagem...
o meu Sambaqui está em 28º18'S/26º28'W, à 110MN do 1º colocado geral, e à 70MN do Grilo, que está em 17º;
.
Neste exato momento alcancei a tal célula de 28.1Kts de vento NW (314º), e estou conseguindo desenvolver velô de 24.6Kts(Spi), no rumo 104º...
.
Um abraço!
.

Postado por MRich, em 29/10/2008 às 01:15

Prezado Luca,

Sobre seu post de: 00:39 hs, acho que se todos refletirem um pouco, o assunto, seria tópico de blog e muitas opiniões/discussões. Think about!

Bons ventos!

Postado por MB1, em 29/10/2008 às 01:32

Estava aqui, curtindo uma bela tempestade elétrica pela janela do quarto e pensei......Vou ver os barcos.

Achei q o E 4 tinha aberto mais. As 12 nm da atualização VOR fez com q eu ficasse animado. Felinos tem boa visão noturna.
Maaaaaassssssssss, conferindo o VS parece q abriu mesmo. Pela vor são 12 nm e pelo VS 28.....GD tá chegando.ai, ai, ai.....

O q fez com q eu simpatizasse mais com o Puma não foi o fato de ele ser mais bonito, mas o histórico de duplo naufrágio
de nosso navegador. O fato de nosso barco ser o mais bonito foi apenas um sinal divino, uma espécie de confirmação de q esse é o barco. Quem vai a pique duas vezes e continua competindo é 'quera'!!!!!hehehe

Abraço a todos, bons ventos e vamos dormir de novo q amanhã tem trampo.

PS: quera = phod......

Postado por indio, em 29/10/2008 às 03:07

Bom dia!!! E que bom dia com E4 abrindo na frente!!! Showwwwwwwww!! VQB!!!!

Postado por Elisa, em 29/10/2008 às 03:12

PARABÉNS TORBEN!!!!!!

Novo recorde mundial de 24 horas em monocasco!!!!!!!!!!!!
585 milhas!!!!

Fantástico trabalho de toda a tripulação da ERT4!

Bons ventos a todos!

Postado por Lars, em 29/10/2008 às 04:36

Bom dia.
Bons ventos.

Paca tá comendo cachorro( ou será Puma?) no Atlântico Sul.

Viva o Sanatório Geral!

Postado por Rial, em 29/10/2008 às 05:07

Bom dia Boteco1

PARABÉNS ERICSSON 4 pelo novo record: 585nm/24h

Esse número ainda poderá aumentar nesta perna mesmo.

VORto mais tarde.

Postado por Amigo do Boteco1, em 29/10/2008 às 05:28

Se continuar mais tres horas nesse vento vai passar de 600

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 29/10/2008 às 05:35

O E4 já ganhou!!! O recorde vai melhorar ainda!!!

Lucão, eu tô 27 55 O/26 34 S e o E4 ta 17 59 O/ 30 54 S beeeeeeem na minha frente!!!!!!!!!!

Postado por Tchaka, em 29/10/2008 às 06:00

Eu concordo com o Índio.
O barco Puma é o mais bonito mesmo.
Vou comprar pra mim um tênis Puma vermelho, uma bola Puma, uma raquete de tênis Puma, um óculos Puma e um carro Puma só pra ficar bonitão também. Além disso vou matar o gato da gorda e vou criar um Puma aqui no apê pra depois soltar ele pra cima do Navarro.
Eu gosto do barco Puma só porque ele é o mais bonito.
A partir de agora eu só torço pro ERT4 se for Puma boa razão.

Postado por Andre do Mau, em 29/10/2008 às 06:05

Caraca!!! Dormi mais um pouquinho e rolou o recorde??? AEeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Turbinaaaaaaaaaaa!!!
Parabéns Torben e Tripula detonando, mesmo com um a menos.

Postado por Elisa, em 29/10/2008 às 07:35

Bom dia

Pessoal da virtual, obrigado. MB1, não entendi bem seu post.

Para mim esta singradrura do E4 é inacreditável. Realmente forçaram muito, principalmente considerando que estão com um homem a menos. Aquele meses de treinamento em Lanzarote mostraram seu valor. Parabéns a todo no barco. Eles andaram 31 milhas a mais do que o Puma que andou a enormidade de 554 milhas.

Velocidade média do E4 nas últimas 3 horas: 26.5 nós (pico de 34 nós). Fora o Puma, todos perderam 15 o mais milhas nas últimas 3 horas. Tudo indica que o recorde ainda poderá ser melhorado.

Na atualização de 8 da manhã BSB, o GD está mais ao norte do que o Puma e o E4. Ele foi para o sul buscar mais vento, achou mas não conseguiu usar e agora voltou para ficar no mesmo rumo do E4 e do Puma. O adernamento máximo do GD foi de 35 graus enquanto o máximo do Puma e do E4 foi 25 graus. Bela balançada.

As pressões barométricas seguem caindo. O vento noroeste continua muito forte. Os picos nas últimas 3 horas foram: E4 37, Puma 37, GD 39, E3 46, Azul 36, Negro 44, DL 32 e Russia 38 nós. O azul pegou ondas de até 7.3 m, o GD de 6.4 m e o Puma de 5.3 m. No caso do Puma e do GD, deve ser a marola que o E4 criou...

O Negro resolveu ir para o norte e o E3 subiu também para marcar. Neste movimento o Azul seguiu reto e passou o Negro. Os 3 primeiros são os únicos que ainda seguem em rumo para o sul.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 08:02

Completando...

Na verdade o recorde de 585 milhas já foi quebrado porque os dados eram das 7:10 GMT e o E4 alcançou 589 milhas às 7:55 GMT.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 08:10

Um comentário...

Aquele jibinho de 45 minutos para o sul pode não ter rendido tanto em termos efetivos mas deve ter mexido com os brios da tripulação.

Na verdade o que o Torben tentou fazer foi o que a gente tenta em regatinhas de monotipos. Tem mais vento lá longe e a gente tenta ir para lá para pegar o vento primeiro. Pode te acontecido isto e eles terem pego o vento alguns minutos antes do Puma. Nestes barcos, 30 minutinhos com 2 nós a mais de vento já come uma milha e com o jibe o E4 passou a marcar o Puma a barlavento.

Depois quando o ventão chegou, o que deve ter valido mesmo foi faca nos dentes. Foi a vontade de bater o recorde e abrir uma boa frente para ganhar esta perna. Acho que sabem que nas pernas da Índia e da China os ventos serão menores e mais difíceis para o E4. E ainda haverá in ports com merreca.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 08:25

VORtei

Luca,

Vamos lá com as virtuais:
VORGame: Grilo 11° (29°07'S 22°34'W), Presidenta1 24° (28°49'S 23°00W, e o Boteco1 36° (28°30'S 23°04W).
Duas observações:
- Parabéns à Presidenta1!!! Não sabe as coordenadas, mas está navegando que nem gente grande.
- O barco Boteco1 era para ser levado por uma equipe. A equipe tem sido eu e o Grilo. Como o Grilo já pediu várias vezes, vamos fazer uma força para juntar mais alguns, pois tem um carro em jogo e nós saímos de milésimo e tal em Gibraltar, para os 50 primeiros a 2000mn de Cape Town.

No SOL estou em 72, uma posição à frente e em disputa direta com o Blur, a NO de Tristão e Cunha (36°55'S 13°45'W). Este jogo é mais desafiante, mais técnico e mais disputado. Qualquer bobeira é fatal e uma boa tática/navegação é fundamental. As posições em [sailonline.org]

Cuido dos dois, pois no VORG, apesar de não ser tão desafiante, tem o carrinho.


Na real, Parabéns ao ERIC4, Torben, Joca, Horácio e tripulação pelo lindo recorde de 589mn/24h

No mais, correndo atrás da vaquinha e BQB

Boteco1 - Make Bore Impossible

Postado por Amigo do Boteco1, em 29/10/2008 às 08:34

Bom dia.
.
Parabéns ao Ericsson pelo recorde. Porreta.
.
Até agora, destaque para o ronco do Oscar na Santos-Rio. Relato homeopático ???

Postado por Luiz Vela Rio, em 29/10/2008 às 08:54

Caramba, vocês estão bem mesmo!

AB1, obrigado. Estava curioso.Galera, vamos ajudar aí no barco do Boteco1. Se não me fosse criar mais problemas dos que já tenho por aqui, ajudaria.

Nos anarquistas disseram que neste ventão a competição era para saber quem tem mais bolas e neste quesito o Torben mostrou mais. (Original: Its all about the biggest balls in those conditions, you push or you dont. Seems Torben Grael has won that competition against Ken Read & Ian Walker.)

E segundo [www.iexpedition.org] os barcos ainda devem ficar adiante da frente fria mais um pouco. Aliás o truque é este: ficar adiante da frente e não quebrar nada. Mas a frente chegará com um chuvão para ninguém botar defeito.

Ah, um último detalhe. Há um texto do Azul reclamando do spray a bordo e dizendo que poderiam ser inspiração para um nova música dos Beatles falando em submarino. E eles tem uma linha de anti spray.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 08:59

Luca, onde vc consegue todas essas informações de velocidades máxima e média, direção e intensidade de vento, altura de ondas etc?

Postado por indio, em 29/10/2008 às 09:00

Surfando na tempestade, comendo pelas beiradas, dando um no no rabo da onca e ainda amarrando os bigodes do dragao.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 29/10/2008 às 09:14

Índio

Na VOR, tem uma página chamada Data Tables em [www.volvooceanrace.org]. Em dada tabela há um botãozinho em cima à direita de nome Edit. Clica neste botão e seleciona tudo. Faz isto em todas as tabelas e no fim clica em Save.

Então passará a ver um monte de dados incluindo estes que resumo aqui justamente para diminuir o trabalho da galera.

Ah, costumo clicar também no link para os dados do Deckman (Download Data for Deckman for Windows) para saber as distâncias entre os barcos com frações.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 09:17

Dá-lhe Glauco

Gostei da frase, resumiu tudo!!!

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 09:18

Salve Galera

Parabéns Cmte Turbina, bota o barco no vento...

AB1 e Grilo
===========
Eu já enviei e-mails e já coloquei msg aqui. Vou repetir:
Eu poderia ajudar na navegação do VORG sómente no período de 19:00 ás 02:00, estou à disposição.

Luca
====

É comum nestas regatas virtuais algumas pessoas se inscreverem mas não participarem, ficam como observadores. Pense nissso.

Postado por Alfeu, em 29/10/2008 às 09:27

Indio,
Vá em Data Centre no site da VOR [www.volvooceanrace.org] e lá vc encontra no Data Tables... vc encontra todas as informações lá.

O recorde foi aumentado para 590mn/24h

É o Torben mostrando a que foi e pq está lá!!!

BQB

Postado por Amigo do Boteco1, em 29/10/2008 às 09:32

Bom dia!
É Lucas acho que me encaixo em quase todos os ítens,acompanho,participo das reais e virtuais enfim .... Quem diria que há uma e pouco atrás nem sabia o que era participar de uma regata.Nada mesmo, de velas e veleiros... Virtualmente falando ando tão lá atrás que nem merece cometario, estou chegando na Bahia pra vc ter uma idéia. Depois de uma parada em Cabo verde desgringlou tudo e perdi o rumo....

Parabéns Torben!!!

Enquanto rolava a Rio- Santos, aqui no Rio rolava espectativas das mulheres torcedoras.Tinha notícia uma ou duas vezes por dia no máximo, tanto eu como as outras mulheres...Sendo que assim que começou a regata nada mais...Somente aqui pelo Blog alguma coisa em relação a posição.Não tinha ideia que era tão difícil ficar sem saber o que estava acontecendo, principalmente quando desistiram da regata, eu, Marisa e Mariana nos comunicavamos o tempo todo pra quem soubesse alguma coisa, passasse pra outra. Fizemos nossa ordinária na sexta feira, como de costume,no Petisco, combinamos no domingo espera-los. Já sábado a noite percebemos que não iríam chegar tão cedo, pela as posições aqui colocada pelo Alfeu. De manhã quando Mariana ligou para ICRJ e disseram que eles tinham desistido, ficamos realmente preocupadas pois sabíamos que eles estavam muito empolgados para desistirem facilmente.
Toda a preocupação em vão porque, nós pensavamos que no mínimo eles iriam chegar em Angra chateados ,mas que nada! Estavam com tanto bom humor de quando partiram! Nem pareciam cansados!
Eles aprendendo de um lado e nós aqui aprendendo do outro,de um lado a ter paciência e não fazer espectativas e nem dar asas a imaginação.Imagino os familiares desses heróis que estão dando volta ao mundo.Muito mais arriscado e perigoso , claro que a experiencia deles é mil vezes maior que a da tripula do Fandango.Porém por isso mesmo,por nossos rapazes serem novatos nisso, os nossos pensamentos estavam sempre com eles.Marisa pensava será que o Morcegão não estaria cansado,já não é nenhum mocinho,será que alguem passou mal? E se alguem estiver enjoado?Eu pensava será que o Alfeu não tinha razão o Oscar mais uma vez escorregou no barco e foi parar na água rs Mariana me disse que tinha certeza que o Gustavo íria chegar dizendo que nunca mais... Tudo isso, preocupação de quem ama e está na torcida.
Quis passar aqui tb nossos semtimentos.Quem completa de certa forma o relato a cima.
Beijosss galera1

Postado por Lulu, em 29/10/2008 às 09:38

Buuuuuenassssssssssssss!!


Nada LI!!!


Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas vi num email do Murillo que o Tuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina arrepiou!!!!


Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaacas...chego a estar tremendo de emoção!!!!!!!!!!


PQP!!!!!
Esta VOR é do meu idolo...e não vai ter pra mais ninguém!!!


BQB!!!!!!


Na VORGame...fui a academia e nao consegui chegar às 9:00Hs,portanto me f............ pois qdo vi meu barquito estava subindo....snif...snif


VOR ler tuuuuuuuudo e volto!!!!


Seguuuuuuuuuuuuuuura a ansiedade Claudinha!!!


aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.....que dliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia!!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 09:38

Salve Recordes.......vai ser um atras do outro.....

dá-lhe Turbina...................

Luca........se fosse vc tambem participaria só como observador.....Vou te mandar o email e senha do carranca....já tem varios amigos adicionados.....e vc pode adicionar mais alguns......

A Atualização do game foi das piores até então para o GriliNZ..serão 12 horas de pura agonia.......Sambaqui deve andar muito agora....numa faixa de bem mais vento q eu.....Depois de uma detalhada obeservação.....eu e Amigão concordamos e decidimos mudar o rumo do Boteco1.....
Foi atrás de mais vento ...

Claudinha mandando muito....imagino se entendesse de coordenadas.........

Agora é relaxar .............e BQB...........

Sem medo de ser feliz................

Postado por Grilo..., em 29/10/2008 às 09:53

.
Bom dia, Raça!
.
Armando, vou repetir o que já disse aqui, e por e-mail pessoal pra ti e pro Grilo: tô à disposição pra cuidar da pilotagem do Boteco1, é só falar...
.
Luca, a Raça tá mesmo mandando bem na navegação virtual, considerando que há inscritos por volta de 45.000 competidores do mundo inteiro!
.
.
Abraços!
.

Postado por MRich, em 29/10/2008 às 10:00

E aí? Vamos botar o Fandango nesta lista?
Bons ventos,


CAMPEÕES MINI CIRCUITO RIO

ANO CLASSE BARCO VENCEDOR COMANDANTE CLUBE N.º DE TOTAL DE
BARCOS BARCOS
2000 IMS CAT.2 CASCA GROSSA Renato Motta ICRJ 4 21
BRA RGS CAT.2 TATUI II Luiz Tadeu Paes Almeida ICB 17 
2005 BRA RGS II COMANDANTE BÁ Antônio Paulo K. de Barros ICB 6 11
RANGER 22 CATRAIO Luiz Roberto Beckmann ICRJ 5
2006 BRA RGS II DORF Roberto Schnarndorf ICRJ 7 26
RANGER 22 LES MUST Jean-Claude Schotte ICRJ 3
VELAMAR 22 SMOOTH Ricardo P. Timótheo da Costa RYC 8
VELEIROS 23 COMANDANTE BÁ Antônio Paulo K. de Barros ICB 8
2007 BRA RGS II EIGER Ronaldo Senfft ICB 4 29
RANGER 22 MEIA NOITE II Francisco Eduardo Mendes ICJG 5
VELAMAR 22 PICARETA Leonardo Mauro RYC 9
VELAMAR 23 FELIPE I VARIG LOG Andres Moltedo RYC 6
HPE REPETECO Roberto Luiz Martins ICRJ 5

Postado por Ricardo, em 29/10/2008 às 10:29

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina..abriu apenas 34 milhas do gatinho......miauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!


Faltam 1694 pra partir pro abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço!!!!!


VQB!!!


UhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhU!!!

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 10:30

Como o AB1 já informou, às 11:45h GMT, o E4 melhorou o recorde para 590.5 milhas em 24 horas.

Nova atualização

E4 trocou de posição com o Puma e agora está mais ao norte. Não entendi se o motivo. Talvez tenha sido fugir da chuva e neblina. Ele continua com boa velocidade e ainda com algumas chances de melhorar o recorde. A continuar assim, chegam na cidade do Cabo ainda no sábado.

Na última hora o Puma pegou mais vento, teve o maior pico de velocidade e diminuiu seu preju em 1 milha. Também superou o antigo recorde do ABN2. Agora a vantagem do E4 é de 26.7 milhas.

DL e Russia deram jibe e agora vem para o sul. Também não entendi o movimento deles indo tanto ao norte. E o GD desistiu mesmo do sul.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 10:39

ERT 593 milhas!!!!
Será que a barreira dos 600 vai cair nesta perna???

Luca
Penso que Puma ainda não atingiu os 562.5 milhas.
Juan K. com ouro, prata e bronze...

Postado por Lars, em 29/10/2008 às 10:45

Caraca...

Quase tudo que escrevi no último post foi boludice...

A atualização correta saiu agora. A meleca do trac trac está com algum problema por aqui para atualizar corretamente.

O recorde aumentou ainda mais para 593 milhas. Lembram de ontem nesta mesma hora? Ontem às 11:42 chamei a atenção de que o E4 tinha andado 69 milhas em 3 horas e nas últimas 3 andou 75 milhas. Basta repetir as 75 milhas que já aumenta o recorde para 599 milhas. E para passar de 600 é mais um pulo. Precisariam manter a média de 75 milhas a cada 3 horas pois na atualização das 19 horas GMT eles andaram ''só'' 72 milhas e às 22 horas GMT ''só'' 71 milhas. Tem potencial sobrando para passar de 600 milhas. Para mim é inacreditável.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 10:53

Fala malucada!

Direto da biblioteca do clube!

Hoje o Fandanguinho será retirado da água para uma limpeza detalhada do fundo. Ficará no seco até amanhã de manhã.

Amanhã será o dia de tirar tudo de dentro e o bichinho irá com o mínimo possível de peso!

A previsão de tempo ainda não conferí, mas parece que na sexta teremos merreca e no sab e dom. um suducazinho do jeito que o fandas gosta.

Se alguém quizer aparecer por aqui para conhecer o Fandas e dar umas risadas é só chegar. 12 7850 6093


Abraços para todos!!!

Postado por Pimenta, em 29/10/2008 às 11:16

Po Grilim tu ta reclamando da última atualização!!! Essa última entrou direto no meu fiofó com areia, de uma vez só,violentamente e com requintes de crueldade!!! Tô aqui agora igual um doido fazendo navegação celular pra tentar andar o máximo possível até a próxima atualização pq tô correndo o seríssimo risco de comprar um belo lote no meio do atlântico!!! Se fosse atualizado de hora em hora eu estaria agora muuuuuuuuuuuuuuuito bem, mas como não é tô que nem o Vasco!!!

Falando nisso os times lá de cima podiam parar de prejudicar nossa luta e ganhar a porra dos jogos!!! Cruzeiro perder pro furacão foi de doer muuuuuuuuuito!!!!!!!!!!!!!

Postado por Tchaka, em 29/10/2008 às 11:19

Tô aqui com 28 abas abertas no Google Chrome e 2 IE abertos: um no trac e outro aqui.

Tá duro tentar produzir algo que preste com tantas notícias pipocando.

No Negro estão reclamando de várias velas rasgadas e da dificuldade de tomar um chá decente com tanto balanço do barco.

Se no site da VOR, em Data Tables, vocês clicarem em Data Graphs, vão tirar mais ainda o chapeú para o E4, Torben e companhia. Elas andaram com mais velocidade com menos vento. Um atestado de competência. Frase no site da VOR: ''We don’t know if that’s the boat, the sails or technique.''

E para aqueles que se perguntam quando a carona da frente vai acabar e eles encontrarão ventos fracos e inconstantes na proximidade da África, o Mark Chisnell da VOR escreveu que isto só acontecerá quando estiverem a cerca de 500 milhas da cidade do Cabo, mais ou menos na noite de amanhã, dia das bruxas.

Então é cruzar os dedos e vamu q vamu.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 11:28

que beleza ler a frase abaixo!
'At 1310 GMT today, Ericsson 4 (Torben Grael/BRA) obliterated the 24-hour record run for a monohull when the team recorded a run of 593.23 nautical miles.'

Turbinaaaaaaaa!!!

Postado por Elisa, em 29/10/2008 às 11:34

Boteco1, Salve os recordes do ER4!

Impresionante todos os relatos da situação dos barcos nas últimas horas, show!!

Posição virtual:

VORG > 32º O 16'
14º S 38' nesta, só fiz cagada, fica pra outra perna um desempenho satisfatório.

SOL > Lat -25 24º
Lon -27 18º os Doldruns me custaram um prejuízo, como o Armando mencionou, é muito técnico e para recuperar tem que fazer mágica.

Com estas performances, não me coloco à disposição de ajudar o barco Boteco1, embora saiba que posso render mais.

Postado por MB1 - Flotilha Boteco1, Round the World, em 29/10/2008 às 11:44

Olá Galera,

Tô começando a me recuperar mas ainda com febre e dores mas não quero falar sobre isso. Deixo um abração pro Morcegão e um especialíssimo pro La Torre pelo carinho e atenção. Valeu camaradas.


PARATY 20, 21, 22 e 23/11

Embora exista o feriado (Consciência Negra) no dia 20, quinta-feira, consegui que as pousadas Andorinhas e Caborê fizesse um preço normal. A diária para casal será de 100,00 (já com taxas) e café-da-manhã incluído.
Quem puder já chega no dia 20 e aproveita os 4 dias mas deve me avisar para eu falar c/as pousadas.
Quanto a outros detalhes, churrasco etc, acho que poderíamos fazer como da última vez e que, penso eu, agradou a todos. O La Torre fica desde já compulsóriamente encarregado.

Pela ordem das confirmações que tive na época do Boat Show a lista está assim:

- Claudia/Clícia (A Claudia deu a idéia do encontro)
- Zélia/Marcos
- Helô/La Torre
- Oscar/Lulu
- Elisa/Mamis
- Humberto/Arlete

Ficam sobrando só: 1 suíte na Andorinhas e 9 na Caborê (não consegui exclusividade pois já existe um outro grupo com reserva firme).
A Tânia e Luca, quase certo, estarão lá mas em sua casa.
Vamos falando e quem puder confirmar logo, seria melhor.


Abraços Turbinados,

Postado por Marcos Lobo, do site aqui em 29/10/2008 às 12:29

E Tome recorde.......

em compensação no game muita indecisão e o aprendizado entrando......essa atualização de manhã colocou na cara duas opções......GriliNZ mandou um suicida por 50 minutos..mas a demora para decidir pode ter sido crucial....quero ver o rendimento do bichin com um oestão de + de 30kts....dependendo me dei bem ou me dei mal.....não tenho a minima se vou colher...........
LaTorre .....sumido daqui ...mas mandando horrores no game e muito bem posicionado....pode dar o bote ....tem q ver se chega a tempo.......Grannnnnde velejada....é pau.............

Tudo pode acontecer.....

Luca....Continue sem entrar nessa loucura.....vc está certo....até minha participação aqui no blog está comprometida....Devendo respostas de email ... e tanto mais.....
Tô me lembrando do Lobão......'Existe vida além do VORGame'kkkkkkkkkkkkk.............Ô Vicio.......
Cadê vc Lobo...????

Nota: Bem menos estressante q LS....com essa de andarmos 12 horas sabendo exatamente o q teremos pela frente...ajuda muito.....

Tenho pelo menos umas 3 horas para fazer o q quizer....kkkkkkkkkkkk............


BQB...............

Postado por Grilo..., em 29/10/2008 às 12:43

Grande e guerreiro LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOBITO!!!!!

É assim que gosto de te ver...AGITANDO sempre!!!!!!!

Vaaaaaaaaaaaaaaaaaaamos Q vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamos!!!!!

Tô aqui super enrola,parentes visitando..etc...etc...etc....enroladissima como sempre...rsrsrsrsrs

Eu confirmadíssima na suite1....

Começando a agitar carona,looooooooooogico ,que desta vez irei a Sampa,deixo o carro lá em algum cantinho e vou de carona com algum paulista que queira me levar.....não tenho problema de dia e nem de hora....é só combinar!!!!!!!

UhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhU.....e desta vez com notebook e 3G...QDmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!!!!!

dliiiiiiiiiiiiiiiiiiicia!!

beijão procê,Zelita e pras meninas!!!

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 12:55

Copiando e votem no Lars do Brasil

Graelada em alta! Torben e o E4 lideram, singram 589 milhas e quebram o recorde do ABN2. Lars é candidato a velejador do mês da Seahorse Magazine e precisa do seu voto.


Boa dia querido amigo!! Depois de uma terça-feira para esquecer, vamos retomando a vidinha normal e as alegrias que só o oceano nos traz. Comecemos rapidinho porque velocidade é o nome do jogo.

VOR - Na seqüência daquele famoso jaibe para o sul que me preocupou anteontem, nossos amigos no E4 jaibearam de volta para o sueste e não só ficaram em posição melhor para pegar os fortes ventos da frente que subia, como ainda esculacharam de vez na velocidade e agora lideram, depois de muito tempo, com alguma folga. São 26 milhas para o Puma e 74 para o Green Dragon!

De quebra, nosso comandante ainda colocou o nome na história novamente! Ele e sua tripulação, incluindo os brasucas Joca Signorini e Horácio Carabelli, detonaram neste madrugada o recorde mundial de singradura em monocascos. Simplesmente o E4 percorreu 589 milhas náuticas entre as 7 da manhã de ontem e as 7 de hoje. Voaram!! A média deu só 24,54 nós... Dava para fazer Vitória-Trindade-Vitória em dois dias! Caraca!! Valeu demais!!!


Lars - E para completar a alegria da Ingrid lá no céu, o caçula da família-vela foi indicado para concorrer a velejador do mês na mais prestigiada revista de vela de competição do mundo, a inglesa Seahorse. Só que para ganhar a honraria Lars precisa do seu voto (e de quantos amigos você conseguir angariar). Portanto clique em http://sailor.seahorsemagazine.com/ seahorse-sailor-of-the-month.html e vote!! Eu já votei!!!


Parti!!


Murillo Novaes


>> Para adicionar um amigo,clube, empresa, site, grupo de discussão, veículo de comunicação, etc. nesta lista de notícias náuticas clique aquiou mande um e.mail para murillonovaes@uol.com.br (Para retirar o nome da lista, mande um e-mail) -

Postado por R1, em 29/10/2008 às 12:57

Pessoal,
fotos novas no site da VOR! sinistro!!!!

Postado por Elisa, em 29/10/2008 às 13:09

R1

Tirando o espaço e colocando url antes e/url depois, o link para votar no Lars fica [sailor.seahorsemagazine.com]

Já votei. Não precisa se identificar. E como o site é burro, pode votar quantas vezes quiser.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 13:09

29/10/2008 - 12:07

Ericsson 4, de Torben Grael, bate recorde de singradura quatro vezes em 15 horas

Barco sueco, que tem três brasileiros a bordo, dispara na liderança e abre distância de todos os outros barcos

Da assessoria da Ericsson
Em Estocolmo (Suécia)



Líder da primeira perna da Volvo Ocean Race, o Ericsson 4 quebrou três vezes nas últimas 12 horas o recorde de singradura - milhas náuticas velejadas em 24 horas - estabelecido pelo ABN Amro 2 na última regata de volta ao mundo. Às 3h55 (GMT) desta madrugada, a tripulação Internacional, comandada pelo brasileiro Torben Grael, superou a marca do barco holandês em duas milhas náuticas, cobrindo 565 mn nas 24 horas anteriores. Às 7h55, a distância percorrida aumentou para 589 milhas náuticas e às 11h45, a marca chegou a 590,5 mn, numa média de velocidade de 24,58 nós. Horas depois, ele atingia a espantosa marca de 593,23 mn.

Até o momento, nenhum outro barco superou o desempenho do barco Internacional do Ericsson Racing Team. O recorde ainda aguarda a ratificação do Would Speed Racing Council.

'É fantástico quebrar este recorde. O vento tem estado perfeito, em torno dos 30 nós, e estamos velejando num bom ângulo. O problema são as ondas, especialmente no meio da noite, porque sem a lua e fica muito difícil enxergá-las e o barco bate demais. Se as condições do mar estivessem melhores poderíamos ter sido ainda mais rápidos', disse Grael, empolgado com o desempenho do barco.

Juan Kouyoumdjian, designer do Ericsson 3 e do Ericsson 4 e responsável pelo projeto do detentor do antigo recorde, o ABN Amro 2, comemorou a nova conquista, mas atribuiu o resultado ao trabalho da tripulação de Grael.



'Fico muito feliz por receber esse tipo de recompensa. Como designers, nós produzimos o instrumento com o qual as tripulações trabalham, mas é só isso. Este recorde pretence à tripulação'.

A tripulação Nórdica do Ericsson 3, comandada pelo sueco Anders Lewander, foi a que mais progrediu entre a flotilha nas últimas 24 horas. Durante a noite a equipe passou os dois barcos Telefônica e no momento está cerca de 30 mn à frente do Telefônica Azul.


------------------------------------------------------


BQB....>Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina!!!

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 13:10

O Turbina arrebentando na VOR e o Fandanguinho na merreca da Santos-Rio...

C@*****ho... o Cara lá de cima podia ter tirado uns 2kts do ventinho do Torben e mandado pra gente na Santos-Rio... o recorde ia continuar garantido... na boa!!!

VOR, VORto assim que possível.

Postado por Igor, em 29/10/2008 às 13:19

Só para constar que a msg do Murilo, recebi pelos meus amigos de Porto Alegre, como segue:

--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
*****VELEJADORES DO GUAIBA ******
Você está recebendo esta mensagem porque você está inscrito na 'Lista Velejadores do Guaiba'
Para enviar mensagem para o grupo, envie um email para velejadoresdoguaiba@googlegroups.com
Para sair deste grupo, enviar um email para velejadoresdoguaiba-unsubscribe@googlegroups.com
ATENÇÃO: NÃO PEÇA A EXCLUSÃO DE SEU EMAIL PARA A LISTA
Qualquer dúvida, envie um email para diogocnunes@gmail.com
********************************

Postado por R1, do site aqui em 29/10/2008 às 13:19

E a Grobo= Plim Plim, vai noticiar alguma coisa???? ou é só futebol mesmo??

Postado por R1, em 29/10/2008 às 13:23

Quem está no jogo:

Grilo, oestão de 30 knts ??? Não é nada...Olha o ventinho que o Aldabra (4º atual) poderá pegar nessa noite...42,1 knts !!!! Dá uma olhada em 18º 55'W / 36º 00'S (projeção de 12 hs)...


Claudinha,
Eu como sempre dependendo da Zélia, afff. Se ela conseguir enforcar a 6a. a gente parte na 5a cedinho ou na 4a de noite.
Vamos falando...


Turbinou geral !!!

Postado por Marcos Lobo, em 29/10/2008 às 13:29

Errei a previsão em relação aos números... mas acertei no principal... eles melhoraram o recorde:

Às 14:25 horas GMT o E4 marcou 594.23 milhas em 24 horas. Dá-lhe Turbina, mas cuidado com o andor que é muito alto... e todo mundo deve estar exausto no barco.

No momento da atualização às 16 horas GMT, o E4 ''só'' tinha andado 70 milhas, menos 5 do que eu gostaria. Mas já tinha assinalado o novo recorde. Ainda pode melhorar um pouquinho nas próximas 6 horas. A noite as coisas ficam mais difíceis. Como sabemos, a noite os pumas vermelhos viram gatinhos rosas...

O E4 abriu bem de todo mundo. Agora tem 40.6 milhas para o Puma. Na atualização todos apareceram com menos velocidade média nas últimas 3 horas. Presumo que esteja chovendo muito e a visibilidade péssima. A água do mar na faixa de 18 graus deve bater gelada na cara dos homens.

Os barcos estão com adernadas máximas perto de 30 graus. Isto deve assustar.

O motivo do bordo diferente do DL e do Russia é que eles estão localizados diferente em relação a frente fria e o vento deles é outro tanto em intensidade como principalmente na direção.O vento deles é um pouco sudoeste e mais fraco enquanto dos demais é noroeste ainda bem forte. É o que dá chegar atrasado na frente fria.

Os picos de vento estão bem maiores do que os do E4. O E3 pegou 47 nós, o GD 43, o Negro 42 e o Azul 42 nós. Os 5 primeiros andaram mais do que 500 milhas nas últimas 24 horas.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 13:53

Ola botequeiros,

Aqui estão os recordes mais famosos passados por meu pai, ex-tripulante do antigo Vendaval.

Consta que o barco “Champion of the Seas”, de 11 para 12 de dezembro de 1854, percorreu 467 milhas a caminho da Austrália o que daria uma velocidade de 19.5 nós; este valor é surpreendente considerando que a velocidade média da travessia foi de 8 nós.
O recorde mais confiável é do “Flying Cloud”, na viagem de Nova York para San Francisco: logo após passar o cabo Horn teria feito 374 milhas em 24 horas ou sejam 15.4 nós. Estes dados foram meticulosamente calculados pelo comandante e conferidos pela sua esposa.

Quanto às travessias mais rápidas, o mais famoso recorde é do Atlantic, escuna de 3 mastros que atravessou o Atlântico de oeste para leste, em 12 dias 4 h e 1 min em 1905, o que dá uma velocidade média de 10.2 nós.
Este melhor tempo para a travessia foi mantido durante 75 anos e superado por Eric Tabarly em 1980 no Trimaran “Paul Ricard” que fez o percurso em 10 dias, 5 h 14 min.

Postado por jorgesomers, em 29/10/2008 às 13:57

R1

A Globo noticiou o recorde no Globo Esporte. É óbvio que creditou ao Suécia 4. Veja; [globoesporte.globo.com]

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 13:58

Luca,

Pergunta ténica: O púlpito (pedestal), sei lá o nome, onde o timoneiro sobe para comandar a roda-de-leme é fixo ou basculante tipo joão-bobo ??? 30 graus, molhado...não há joelho, perna, panturilha ou o cacete (no bom sentido) que aguente...

Postado por Marcos Lobo, em 29/10/2008 às 14:09

Palavras do Torben depois de bater várias vezes o recorde:

''The conditions are not easy. Every time you go at this speed it's pretty hard,' said skipper Grael. 'We're going 30 knots very often. The wind is between 28 and 32 knots. The waves are not very good, but neither very bad. The conditions are marginal, especially during the night. It wasn't very fun at all.''

Traduzindo para português...

''As condições não estão fáceis. Sempre que se anda rápido assim é muito duro. Andamos a 30 nós muito frequentemente. O vento está entre 28 e 30 nós. As ondas não estão muito boas mas também não muito ruins. As condições estão no limite, especialmente durante a noite. Não é muito divertido.''

Traduzindo para boteguês...

''Paca comendo cachorro. Turbina ligada é Piii. A todo momento andamos 30 vezes mais do que o Fandango. Tá ventando pra calali. Já tô pra lá de Bagdad. Sabem o que mais, quero mesmo é ir pra Gragoatá...''

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 14:09

TKS Luca pelas dicas

Postado por R1, em 29/10/2008 às 14:12

Grande Marcos Lobo

Saudades suas...

O púlpito é pouco diferente em todos os barcos e isto reparei nas fotos do José Carlos. Em todos ele fica inclinado para que o timoneiro fique normal quando o barco está com inclinação normal. Acho que em um dos barcos que ele é basculante. A conferir nas fotos do nosso picasa.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 14:13

Obrigado Luca, obrigado Amigo do Boteco1!!!

Falando em Globo, na VOR passada todos os dias eles mostravam algo sobre a regata. Dessa vez nada. Alguém sabe o motivo?

Postado por indio, em 29/10/2008 às 14:24

Luca,
Sua tradução já é disparada a melhor do ano!!! Não tem para ninguém. Acaba de garantir vaga na Academia Brasileira de Letras! Ameeeeiiiiiiii!!!

===
Talvez a Globo não esteja falando por falta de patrocínio brasileiro... será?

Postado por Elisa, em 29/10/2008 às 14:32

Momento de relax, já que a vaquinha deixou...

Botequês foi fantástico Luca. Parabéns pela sacada.
Agora a notícia da Globo ainda dá 585 como recorde, tsc, tsc, tsc....

Lobo,
Bom te ler. Melhoras!!!
A base onde o timoneiro fica´tem inclinação. Só não sei se é fixa ou regulável. Com a palavra os nossos correspondentes em Alicante, Lars, José Carlos e Morcegão que as viram ao vivo. Quem sabe nas fotos do Picassa nãó é possível vê-las?

Jorge,
Esse recorde já foi batido: 6 dias, 27 horas e 52 minutos, obtido em 2004 com o Mari Cha IV, e Mike Sanderson no comando. A tentativa de semana passada, com o Virgin Money, não foi levada a cabo, por problemas técnicos (velas rasgadas)

Indio,
De nada, disponha.

VORtando para a vaquinha. VORto aqui mais tarde...

Bons ventos

Postado por Amigo do Boteco1, em 29/10/2008 às 14:45

rsrsrsrsrsrsrsr...........


Já que minha vaquinha...magrinha,feia,desnutrida e totalmente no brejo....me deixa...jajajajajajajajajaj

Na VORGame...parece que Boteco1,Grilo e ClauPenPen1...os 3 fiéis mosqueteiros,resolveram formar um Tridente....talvez pra comemorar o 'Dia das Brujas'...???(*.*)!!!
Dmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!!!


Obrigada amigo do Boteco1 pelo 'mandando bem'....mesmo nada entendendo,mas com o tempo e a minha total dedicação .....tô pegando a manha e ,com certeza,este game te deixa super a vontade....diferente do LS que te exige dedicação a cada 10 minutos,maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas mesmo assim tenho dado plantão integral....rsrsrsrsrsrs!!!


Quanro ao Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina(Ericsson4).....este garoto é o orgulho do Brasil!!!

Marquito,
Com certeza vamos combinando!!

TÔ por aqui...Sempre ..qq coisa gritem...

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 14:59

E o submarino de Turbina não pára de quebrar recordes. Sente o drama por lá hoje!


E4 chega perto das 600 milhas em 24h e bate novo recorde mundial de singradura em monocasco às 1425GMT.


Boa tarde amigo!! O extra do extra...

VOR - Enquanto faço, aqui no covil, sopinha de letrinhas dos mais diversos sabores, nossos heróis oceânicos estão em Dobra 5, velocidade Warp, Mach 2 ou qualquer outro nome que você queira dar.

O fato é que desde hoje as 0355GMT os caras do E4 vêm quebrando tudo! É recorde sobre recorde e a última contagem, feita as 1425GMT dá 594,23 milhas navegadas nas 24 horas anteriores a uma média de 24,7 nós!

Em entrevista a nossa super coleguinha da rádio VOR Amanda Blackley, Torben disse que a noite foi dura, especialmente porque sem lua estava complicado “ler” as ondas e que se o mar estivesse mais liso um pouquinho a barreira das 600 milhas já teria sido quebrada. Demais!!

A repercussão da novidade na flotilha já fez cair uma chuva de mensagens de parabéns no notebook do E4 . Uma especial, do navegador do TeleAzul Si-Fi, que estava a bordo do ABN2 quando eles fizeram 562 milhas em 24h na regata passada. “É uma pena perder o recorde, mas essas coisas foram feitas para serem batidas. E os caras do E4 certamente estão fazendo isso com estilo”, escreveu o marido da Maria Bertrand.

Ele sabe o que diz. Para o amigo ter idéia, só o E4 andou acima do antigo recorde. Ou seja, mesmo na flotilha 2008 quem chegou mais perto do que o ABN2 havia feito foi o Puma com 561 milhas em 24h. Mais, Torben e companhia estão com um homem a menos, justamente um dos timoneiros, e o mais incrível, as ondas estavam na casa dos 8 metros esta noite. Loucura, loucura loucura! E olha que Torben disse que o objetivo é apenas andar rápido e que ele nem está ligando muito para bater recordes... Insano!

Como fruto do vôo rumo a história os caras agora abriram a maior distância que já tiveram na regata sobre o Puma, segundo colocado, 41 milhas, o dragão está 86 milhas na popa e o irmão E3, 119 milhas atrás. TeleAzul, TeleNegro, DL e russos completam a tabelinha. Só para registro, o recorde absoluto de singradura pertence ao trimarã de 103 pés Groupama 3 que navegou 794 milhas em 24 horas no ano passado. E em solitário, Thomas Coville, no trimarã de 105 pés Sodebo, fez 619,3 milhas. Só dá maluco!!


Fui!! Bater o recorde universal de textos atrasados...


Murillo Novaes

--------------------------------------------------


BQB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 15:35

Claudinha

Acho que você acaba de furar texto que acabei de traduzir para o Boteco.... mas o texto do Murilo é 10 vezes melhor do que o da VOR que é sempre longo demais.

Como estou sem temo para traduzir, vou fazer o que não costumo e colocar um copy & paste direto do site da VOR que acho muito relevante para entender o feito do Ericsson 4:

ERICSSON 3 EMAIL: 'The worst watch of my life'
Gustav Morin (Media Crew Member)

'The worst watch of my life.' It takes quite a lot to hear those words from a guy like Richard Mason who has done two Volvo Ocean Races before and a huge amount of other yachting. But this morning, when he stumbled down the hatch at eight, he said it. 'We were in a squall for four hours and it was pitch black, absolutely no visibility at all. I couldn't see the waves and no horizon and we had everything from 19 to 46 knots of wind, he says, catches his breath and continues:

'Going with the chute up in that much breeze on one of these boats, when you can't see a thing, is as terrifying as it gets. It is usually pretty easy when the breeze is steady but it just doesn't get any harder than it was tonight. The guys did a great job to get the boat and ourselves through it in one piece.'

Was there an option to take the gennaker down?

'To be honest we were caught with our pants down. There was never a chance to get the damn thing off! It was pretty much survive or die! And, we survived.'

Se alguém quiser resumir, seria muito legal.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 15:50

Claudia,

Não sabemos porquê, mas a coluna do Murillo não está chegando na nossa caixa postal. Em minutos a matéria, com tradução do Luca.

Bons ventos

Postado por Admin Boteco1, em 29/10/2008 às 16:01

O Suécia 4 é o Usain Bolt dos mares !!!
.
O 'púlpito do barco' foi ph...
.
Chances de eu ir a Paraty, com a Adriana - 75%
De ir sem a Adriana - 0 %
Se confirmar, devo ficar na Pardieiro. Até sábado, resposta final.
.
Urrú !!! Cancelaram uma aula hoje e uma prova na próxima terça-feira !!!

Postado por Luiz Vela Rio, em 29/10/2008 às 16:01

Luca e Administradores do Boteco1....

Eu em momento nenhum tenho a intenção de fazer 'furo de reportagem', ou mesmo, 'furar' qq noticia antes do Boteco1...o que eu tenho é uma necessidade enorme por noticias rsrsrsrsr..e por isso fico caçando informações,como tudo funciona muito rapido,neste momento da perna,eu optei por colocar as noticias,pois assim as podemos disfrutar,isto nada impede que depois virem blog,inicio ou algo do estilo.

É isso aí!!

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 16:07

Luca,
Como o cara já escreveu em boteco-inglês, vai minha particular interpretação do que o gajo quiz dizer:
'A pior visão da minha vida'
'A pior visão da minha vida' - levou um porrão de tempo para ouvir esta frase de um sujeito como o Ricardo Meizon, que já fez duas VOR e mais uma porrada de outras velejadas. Hoje de manhã, quando ele escorregou pela oitava vez, ele falou. 'Estamos na merda há quatro horas, tá tudo preto e não vejo picas. E tudo entre 19 e 46 nós de vento'
Prende a respiração e continua:
'Ir a todo pano com essa brisa num barco desse quando não se vê nada é cada vez mais terrível. É bem fácil quando a brisa se estabiliza, mas nunca foi tão foda como noite passada. A galera trabalhou bem para deixar o barco e eles mesmos inteiros.'
Existe opção de rizar o genaker ?
'Prá falar a verdade, fomos pegos sem calças. Nem deu para pensar em tirar essa porra !!! Era muito mais morrer ou sobreviver. E sobrevivemos.'
.
Sujeito espontâneo e honesto. Devia estar usando a calça marrom.

Postado por Luiz Vela Rio, em 29/10/2008 às 16:18

Claudinha

Sem problemas... é como falei... acontecimento fortuito... enquanto eu traduzia, o Murilo resumia e melhor. Falei com o Armando que ia resumir mas acabei deixando como estava. O do Murilo ficou melhor. Puro azar.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 16:18

Grande LV

Obrigado, o texto é realmente explicativo sobre como as coisas estão nos barcos. E este Richard é um cara experiente.

Desisti de nadar e depois da atualização vou mesmo é correr...

Não espero mais recordes nesta atualização mas talvez tenha subido para 597... a confirmar

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 16:21

Confirmado!!!

El Ericsson 4, de Torben Grael y Jules Salter como navegante, han escrito una nueva página en la historia al hacer añicos el record de velocidad ya existente y subirlo hasta la friolera de 597 millas en 24 horas (17:15 horas GMT).

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 16:23

Olá aos navegantes !
Parabéns aos tripulantes do ERICSSON 4, pela quebra do record de singradura (24horas). Deve estar bem loco por lá.
Como foram os primeiros a pegar o ventão, com certeza serão os primeiros a pegar o ventinho lá pela frente. O negócio é abrir muitas milhas agora pra chegar em Cidade do Cabo ainda na frente.
BQB Torben, Joca e Horácio. É 'PNG'.
Legal te ver por aqui LOBÃO, rezo pra tu ficar zero logo. Ah, Paraty em novembro, pode ser . . . quem sabe de barraca de novo e café na padaria! ihihihihih
''Sopra Brasil'' Nio

Postado por Niocler, em 29/10/2008 às 16:25

Aumentou pra 46 mn. è isso ai, dá-lhe Torbem

Postado por Nio, em 29/10/2008 às 16:36

Pessoal,

Ja que existem duvidas na construcao do bote se a roda de leme é flexivel ou joao bobo ou presa... vejam o video no YouTube endereco abaixo..

http://www.youtube.com/watch?v=sl2aWyvFQmw

Duvidas totalmente sanadas...

AFUUUUUUU fui.

Postado por jorgesomers, em 29/10/2008 às 16:39

Atualização bem estranha... tabelas quase sem dados do E4, será que eles entraram em StealthPlay? Só espero que não tenha acontecido algo errado que já estou ficando com medo sentado aqui na minha mesa.

Mso que importa é que melhorou o recorde e aumentou a distância para os demais. O que perdeu menos foi o Puma, apenas 5 milhas. Os outros perderam acima de 17 milhas. O Puma está a 46.6 e o GD já está a 105.7 milhas.

Meu Trac Trac não atualizou e nada sei das posições.

VOR correr... n

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 16:51

Matéria publicada.

Claudinha,
Sem receber a Coluna, com a net e o computador lentos, tendo que procurar imagens e fazer a tradução (neste caso Luca), fica complicado publicar em tempo.
Sem problemas divulgar aqui, pois são formas diferentes, o Blog e a notícia.

Luca,
Obrigadão!

Fui... VORto à noite

Postado por Amigo do Boteco1, em 29/10/2008 às 16:56

Jorge

Filmaço!!!

Vou até repetir o link: [www.youtube.com]

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 16:56

Olha pessoal tem o site da Yachting World que esta postando os videos no Youtube se voces quiserem eles tem um endereco que estou colocando clicando AQUI[maps.google.co.uk]

Espero que ele se atualize todos os dias assim teremos os videos no youtube que funciona melhor que volvo.tv

Abracos e quanto a atualizacao aparentemente esta tudo bem ... DTF 1550 e 46 na frente do PUMA... o E4 so nao mandou os dados de ambiente e performance..

VAMOS AOS 600

Postado por jorgesomers, em 29/10/2008 às 16:59

Ufa funcionou o link...

Luca me manda o seu SKYPE para comentarmos as noticias em off meu e-mail jorgesomers@aim.com e meu skype jorgesomers

Abracos e creio que seria interessante colocar em LINKS o link do google.uk com os comentarios dos ingleses e os videos do youtube..

Postado por jorgesomers, em 29/10/2008 às 17:05

Jorge

Sobre as atualizações incompletas a explicação é que o estagiário da noite é manza...

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 17:11

Luca,

Demite o manza e me contrata la na sucia.. aprendo sueco rapidin, principalmente la no nordeste... da europa!

Postado por jorgesomers, em 29/10/2008 às 17:21

Flavinha Tavares, a competente assessora do Ericsson Racing Team, mandou uma boa agorinha que eu repasso na veloc também...


Clique em


http://hugin.info/135770/R/1264621/277977.wav


e ouça uma direta do Torben de dentro do E4.

Valeu!

Murillo Novaes

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 17:35

Botequeiros e Botequeiras....boa tarde!!!!

entusiasmo total e merecido....
essa Botecada é demais....

Lobo
to confirmadissimo pra Paraty....vou logo no dia 19...
reserva o ultimo quarto da pousada para o Marcos/Ana...meu amigos q estiveram lá conosco no ano passado...

Armando/Grilo
se precisarem de ajuda pra VORG.... posso tentar...
a partir de amanha cedo estarei em Salvador... mas com o notebook por perto....

VQV
GDVPC

Postado por Roberto La Torre, em 29/10/2008 às 18:10

Olá a todos!!!

Ótimas noticias sobre o TsunameTorben!E aí Niocler. Com esta velocidade dá tempo para vc.fazer aqueles mapas malucos da VOR??

Abs

Postado por haskasi, em 29/10/2008 às 18:52

Só parabéns ao E4 q qeubrou o recorde das 24h e é o barco mais ao sul da flotilha, demonstrando com isso determinação total.
GD descendo tbém.
Trajetória do Puma sem grandes alterações e perdendo de modo constante a cada atualização. Negócio é torcer por ventos mais fracos e q nosso navegador tire alguma carta da manga urgente, pq no ventão quem manda é E-4.

Puma não tá mal. E4 q está andando muito.

Postado por indio, em 29/10/2008 às 19:27

KKG-> Tripulação - About Records

Torben Grael, escreve mais uma página na história do mundo, do mar. Almost 600 NM/24hs!!!

Em apelo ao herói, que não está satisfeito com as quase 600 milhas - ' se o mar estivesse bom nós iríamos mais longe...'- eu peço que ele espere um pouco, tire o pé, jogue a poita... Fosqueou o numeral!! vai estar de banho tomado e barco limpo quando os vermelhos chegarem... Já meteu meio circuito nos caras, agora traga a criança prá casa MEUUUU!!!!

Eu sempre dizia, na época do BRASIL 1 (único), 'queria ver a Nega Betty na mão do Torben...' Eu ainda tripudiava:' faz assim, dá a Branca Betty , O ABN2, então!!!'SÓ PRÁ GENTE VER!! UMINHA ALÍ, depois da VOR...'

Tá vendo ÍNDIO, como eu tinha razão?? De Mc Laren ou Ferrari, até esta dupla de Pato disputa mundial!! Põe o Alonzo em uma delas...

kikogolf - Well done Comandante Torben Grael, well done!!!

Postado por kikogolf, em 29/10/2008 às 19:34

Ericsson 4 de novo!!!

Agora quebrou barreira das 600 milhas agora com 602.66 milhas em 18:54 GMT.

A nova marca estabelecida por Torben Grael e seus 18 joelhos corresponde a uma velocidade mádia de 25.11 nós de acordo com a telemetria recebida pelo quartel generalda VOR.

Torben, pode parar. Agora é levar o barco para casa calminho...

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 19:39

KKG-> 600!!!!!!

Eita, foi só provocar... tá bão, TÁ MARVADO!!! Torben, meu filho eu se que você consegue sem as mãos!! Mas não quebra a regra número 1:NÃOOOO quebre o brinquedo!!!

kikogolf - e ainda tamo jogando só com 10 em campo!!!

Postado por kikogolf, em 29/10/2008 às 20:00

Putz, vai ser bom lá na PQP...

Deu uma de mineirinho, né Grillo?

No Stealth Play, os outros merrecando, bate os 602...

Humilhante....

Traz a criança para casa, mas com os amigos no radar, não é Jules? Não é hora de dormir, cara.

Postado por Antonio Luiz, em 29/10/2008 às 20:08

Alguém tem o telefone do motorista da carreta ???
Telefona pra ele e prepara o cara...

Ai, ai, ai Turbina, seguraaaa que já deu...51 mn na frente

Postado por Marcos Lobo, em 29/10/2008 às 20:09

Nesta atualização o E4 continua sem dados. Se não for estagiário novo, está de StealthPlay

Aliás hoje de manhã (10:15 UTC) a VOR lançou uma atualização furada. Peguei todos os dados, coloquei aqui, abri uma nova página da tabela de dados e eram diferentes. Acho que colocaram os dados errados, perceberam logo mas eu peguei logo que puseram.

O E4 andou ''só'' 68 milhas em 3 horas e 592 nas últimas 24 horas. Ganhou mais 5 milhas do Puma e caminhões dos outros. A frente já está pegando a tropa. Por enquanto acho que somente o E4 e o Puma ainda estão adiante da frente. O vento está ficando oeste. Só roncou brabo para o E3 que ainda pegou 45 nós de pico. Para outros o máximo foi 34 nós do GD.

Puma 51,8 milhas atrás, GD + 133, E3 +143, o dia de hoje foi profícuo para o E4.

E logo logo o E3 pula para terceiro.

VOR tomar meu banho porque corri 1h20 e depois sentei aqui.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 20:17

Luca Bastos:

Como é que vóis Mecê achou as 602 NM?

kikogolf: Já tô com a camiseta 600NM!!

Postado por kikogolf, em 29/10/2008 às 20:19

Ta la no site da VOR

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 29/10/2008 às 20:22

A vida continua molhada no sul do Atlântico. Molhada e rápida, muito rápida!


E4 rompe barreira das 600 milhas às 1854GMT.


Boa noite amigo!! Tô sem fôlego... A cada novo boletim Turbina e os malucos que o acompanham detonam um novo recorde, nesta altura já estou torcendo para eles chegarem vivos.

VOR - Vamos comemorar!! Mas com moderação... Nossos 3 únicos brasucas na VOR continuam sua saga célere rumo aos píncaros da glória. Tudo bem que o Puma encheu tanto o saco desde a largada que só de ver as milhas crescendo entre eles deve dar vontade de caprichar e fugir ainda mais. Só que chegar inteiro também é importante!!

Pois bem, o fato é que o E4 continua abrindo da flotilha a cada novo boletim e a cada novo cálculo que a organização faz vai crescendo o “tamanho” do recorde de nossos amigos. Não perca as contas: às 1854GMT os caras computaram 602,66 milhas nas 24 horas prévias, uma média de 25,11 nós. Nada mais, nada menos que a primeira vez na história da vela mundial que um monocasco singra mais de 600 milhas em um único dia. Caraca!!

E continuamos ligados! Imagina os caras lá no meio do Atlântico a mil por hora...

E quem quiser ver uns vídeos legais de hoje no E4 com direito a Joquinha falando em português e tudo é só clicar em http://www.volvooceanrace.org/ multimedia/video-gallery/ e se deliciar.


Parti! Rente que nem pão quente, tranqüilo como um grilo, veloz como um albatroz...


Murillo Novaes

Postado por ClauPenPen1, em 29/10/2008 às 20:31

KKG-> DESCOBRI ONDE ESTÁ OLLY TOBEN!!!

EU sabia!! num podia dar outra!!! Quando Negros Ragados, Azuis e Verdes perderam tanto, era claro que tinham dado o bordo para SUL!! Tão tentando que nem louca se manter na frente da Frente, prá tentar algo contra os da frente!!!

Vermelho segue pensando que segue 600 (2X os 200 Gregos de Esparta!) que a mais de 50 milhas não aparece em seu radar, mas quando vir, já veio e já foi!! Em sua escolta 90/1500 to go está a Laranja2 e, seguindo agora no mesmo ritmo, vai tirar a diferença? Eu pego a aposta só de birra...O Verdes já serão história, na recuperação de 333.

Torben e seu exército de 600 estarão ao sul, capitalizados em altura, marcando, depois de um longo nada, o resto da flotilha.

kikogolf-> Nossa este cara não para quieto!!!

Postado por kikogolf, em 29/10/2008 às 20:48

KKG
Corrigindo

600 = 2 x 300!!

kikogolf - This is Torben Esparta 2

Postado por kikogolf, em 29/10/2008 às 21:08

Passei as últimas 30h fazendo de tudo pra não perder o trem mas não tem mais jeito e como ja tinha um lote lá me esperando eu resolvi descer logo do trem e ir pegar o próximo em outra estação mais aoo sul. A tripula do Tchaka1 já baixou o balão, guardou a code zero e já iniciamos o contravento contornando a enorme merreca que vem chegando. (não deixem pra amanhã a merreca que tu pode pegar hoje, lembram disso?) Vento pra mim agora só daqui 36h e bem mais ao sul, mas tb vai ser um ventão que vai me levar até cape town. Espero não perder muito e conseguir chegar entre os mil!!!

Grilim, Armando, Claudinha, MRich, La Torre, lobão e Gloriosa (que regata hein!!!) o PNG é com vcs pq essa minha vai ser descartada!!! Mas na próxima já peguei as manhãs e ai vou dar pau em vcs!!!

Postado por Tchaka, em 29/10/2008 às 21:27

Avancando o tempo no ugrib, vemos que essa frente se for bem usada ainda vai levar ate dentro da marina de cape town, mas so pra que chegar no sabado a noite ou domingo de madrugada. Os outros vao pegar vento fraco bem na chegada, a nao ser que venham bem mais a sul. Talvez seja prevendo isso que a turma de tras descendo feito doido.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 29/10/2008 às 21:42

Mais 5 mn...Agora 56 mn na frente e faltando 1411 mn para Cape Town...

Turbinaaaaa

Postado por Marcos Lobo, em 29/10/2008 às 22:23

kkg-> de 5 em 5

De cinco em cinco, ou seja 2 knots/hora em média, torbina tá steady on stealth. Firme e invisível ao radar, longe e perto, agora de casa. Neste ritmo, duas noites mais para a turma do Torbina.

kikogolf - blow the wind!!

Postado por kikogolf, em 29/10/2008 às 23:05

Luca
====

Reparou que os 4 barcos mais velozes (E4, PUMA, GD e E3)NÃO tem Spray Rails...parece que a teoria na prática não funcionou..

Ja dizia o mestre Didi, 'treino é treino, jogo é jogo'

Postado por Alfeu, em 29/10/2008 às 23:13

Alfeu

Reparei. Mas tem outros motivos. O pesado barco da Russia com seu conjunto quilha+bulbo com menos 1000Kg do que os demais é o pior barco e tem a tripulação muito inexperiente para compensar o barco. Os telefonicas ainda não se encontraram em termos de navegação e o ecritório de projetos Farr de novo projetou um barco para ventos mais leves. Vão se dar bem nas próximas pernas subindo para a Índia, Singapura (aqui o E4 deve se dar bem) e China.

Postado por Luca Bastos, em 29/10/2008 às 23:36

Mais um Farr que quebrou, agora foi o Tel Negro, uma onda jogou o barco, o timoneiro perdeu o controle na 'aterrisagem' quebrando um leme, uma bolina e o bowspirit, conseguiram instalar um leme de emergencia.

D. Ingrid, pede para o garoto rizar, pede.

Postado por Alfeu, em 29/10/2008 às 23:50

Mais um Farr que quebrou, agora foi o Tel Negro, uma onda jogou o barco, o timoneiro perdeu o controle na 'aterrisagem' quebrando um leme, uma bolina e o bowspirit, conseguiram instalar um leme de emergencia.

D. Ingrid, pede para o garoto rizar, pede.

Postado por Alfeu, em 29/10/2008 às 23:52

Sobre a atualização 30 Oct 2008 01:03:11 UTC (23 horas BSB)

E4 abriu mais 5 milhas do Puma e agora são 56.3 milhas de vantagem. O E3 passou o GD pois, por enquanto mas acho que não por muito tempo, continua seguindo para leste enquando o GD desce para o sul.

Vamos tentar adivinhar...

Amanhã já começa a diminuir a carona da frente fria para os da frente. As pressões barométricas já estão subindo. A preocupação passa a ser a alta que vem por aí. Como escrevi ontem, baixas se passam por cima e altas se passam por baixo. Como os de trás já estão com vento oestado e no meio da frente, agora estão seguindo para o sul para tentar passar por baixo da alta. Os da frente confiam que chegarão na alta, perderão muita velocidade, perderão parte da vantagem que conquistaram mas mesmo assim manterão as posições. Do E3 é mais dificil falar. Acho que vai embicar para o sul também porque se encarar a alta pelo meio vai cair para 6o.

Passado o momento mãe Diná, vamos ao que aconteceu nesta atualização...

Vento ainda forte para os 3 da frente mas um pouco menor do que antes. A velocidade dos barcos também diminuiu. Pode ser pela noite mas também deve ser por um pouquinho menos vento. Acho que acabou a festa dos recordes.

A chegada dos líderes será com bem merrecada e pode haver uma quase relargada porque os de trás virão com mais vento. Já na 6a feira os ventos estarão na faixa de 10 nós e o sábado será infernal para o recordista E4. Como escrevi, a aposta dele parece ser pegar a merreca já perto da chegada e se aproveitar da grande distância que abriu.

Ainda teremos grandes emoções. Vai ficar igual a prova da fórmula 1 em que a cada volta o de trás tira um pouco. Resta saber se haverão voltas em número suficiente para os de trás chegarem. Como todos chegam no mesmo lugar, ninguém vai poder escolher coisa totalmente diferente mas o Puma deve deixar o StealthPlay dele para quando for tentar passar por baixo da alta.

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 00:00

Alfeu

Onde você viu esta notícia do Negro?

''A Vida seria fácil, se não fossem as dificuldades...''

Barão de Itararé

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 00:08

Li agora no site da VOR a previsão do tempo e não é tão pessimista para o sábado quanto falei. Lá diz que na 6a feira os líderes ainda terão ventos bons e por volta de 10 nós no sábado.

Ainda tenho muito que aprender ao olhar carta de tempo.

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 00:37

Olá aos navegantes !
Acordei sozinho e vim ver como estavam as coisas:
Aumentou a diferença para 61 milhas. O ERIC4 tá voando e sem informar a telemetria do Barco (será que quebrou na porranca?).
Grande amigo Haskasi bom te ver por aqui de novo. Agora não tenho mais que ficar marcando as posições no Mapa Mundi, tem o Live Tracking, que marca as posições a cada 03 horas, igual o Mapa que eu fazia na ultima VOR, e tem ainda Virtual Spectator (muito legal), que agora pude baixar no PC novo (com Speedy 2MB). Que tal uma extraordinária do Boteco1 em Sampa ou São Caetano ? Zangão, Alex Marinheiro, quem se habilita ?
''Sopra Brasil'' Nio

Postado por Niocler, em 30/10/2008 às 01:54

Bom dia.
Bons ventos.


Começaram as quebras.

Postado por Rial, em 30/10/2008 às 04:43

Bom Dia Raça...................

É milha d+ para 24hrs............Coitada da concorrência..........

Sem conseguir acessar o site do Boteco e varios outros desde ontem a tarde......Foi um pau aqui em BH..........
parece q normalizou..........

Marcolino....Rena e Gusta .....Que sapatada ontem a noite.....Cuidado q tamo chegando.........

Doutora Marisa.....Muitissimo obrigado pelo telefonema de ontem.....ele nos tranquilizou...Conseguimos marcar pediatara para hoje as 11:00........Assim q voltarmos te mando noticias....

Por aqui a paca tá faminta............

VQV....inté.............

Postado por Grilo..., em 30/10/2008 às 05:27

Grilinz
=======

O Cruzeiro fez por merecer pois jogou melhor e o Gremio não se encontrou.
Beijo nas princesas.

Mas GGGGRRREEEEEEEMMMMMIIIIIOOOOOOO é GGREEMIOOOOOOOO e muitos já chegaram no segundo lugar e voltaram e o Gremio sempre mais rodadas em primeiro....aproveitem.....jejejejejeje

VqV

Postado por R1, do site aqui em 30/10/2008 às 05:52

Bom dia!!!
71 mn de diferença??? Vixe!!!
Até o site do Globo tem link para isso. Vejam:
[oglobo.globo.com]

Postado por Elisa, em 30/10/2008 às 07:17

Corrigindo.. 77!!

Postado por Elisa, em 30/10/2008 às 07:30

Esila tá acordando tarde. Assim não ganhas o Bacurau de Ouro.

Do Ericsson 3:

Some basic rules inside the boat:
1. Keep your feet at least 1.5 metres apart, you have no idea what the boat's next move will be, but you know it will be abrupt.
2. Never leave an open space ahead of you - you will dive far when we dig the nose in
3. Always hold on to something. When we dig the nose in, it is always as you transfer from one place to hold on to, to another.
4. Do not spend any time forward of the mast (where the galley, foul weather gear and toilet are) - it will be painful..

Aksel Magdahl - navigator

Postado por Rial, em 30/10/2008 às 07:52

Ah, Rial...Com a chuvinha dessa noite foi bom demais dormir!!! Mas pode aguardar que vou deixar meus dias de preguiça de lado em breve e voltar a disputar o Bacurau!
Beijocassssssssss

Postado por Elisa, em 30/10/2008 às 08:18

Luca, desculpa não te responder, só ví a msg agora. A notícia da quebra eu lí nos e-mails que recebo do site da VOR.

Veja a nota original

'But its Telefonica Black that have had the most torrid time, starting with some broken sails that Michael Pammenter talked about to Amanda Blackley yesterday. Then last night, they lost the rudder, wiped out into a broach, broke the bowsprit, ended up head to wind and then had to cut the spinnaker away. Ugly. But theyve sorted out the mess and are in good shape, with the emergency rudder on and headed for Cape Town.'

Postado por Alfeu, em 30/10/2008 às 08:24

Bucaneiros, bom dia!!!!

La Torre, bem atrasado....mas Feliz aniversário pra Eloá!!!!Correndo.

Lobão, como vão as coisas, espero que se recupere logo!!!Abraço.

La na SOL, estou com meus dois barquinhos na frente dos Telefonicas....Meus Galeões estão se mostrando valentes...velejando com todo pano em cima a 30Kn....

602 milhas em 24 Horas, são coisa pra Gente Grande!!!!e o Torben e sua tripulação são Gigantes de Saco Roxo!!!!

Bons Ventos Torben, e Leve a Criança pra casa direitinho!!!!

Postado por Davy Jones, em 30/10/2008 às 08:47

Olá aos navegantes !
Porque será que desde as 13 horas GMT de ontem não aparece as informações e dados do ERIC4 no DATA TABLE ?:
''Sopra Brasil'' Nio

Postado por Niocler, em 30/10/2008 às 08:48

Parabens ERICSON 4..parabens Torben, algo de sobrenatural....
.
Quanto aos lemes de substituição,podem ver a solução nas fotografias que enviei de alicante. cada um com a solução ,mas efeitos muito iguais, seguramente

Postado por jose carlos, em 30/10/2008 às 08:54

Mikel desde el TELEFONICA NEGRO

Hola a todos. Así es la vida. Allá se van las esperanzas de hacer un buen papel en esta etapa. Una ola nos barrió desplazando el barco y acto seguido, con la pérdida de control se fue el timón.

Además el botalón se fue detrás, que con la carga del A5 no aguantó y al salirse, por la pérdida de control de la ola, arrastró y golpeó la orza . Menuda imagen ver volar todo por sotavento. Momentos de stress hasta asegurar que está fuera del 'lock' y cortar, escotas y drizas, pues la amura ya no tenía problema.

No hay mayor daño pero las opciones de cualquier cosa que no sea llegar cuanto antes para empezar a reparar se han esfumado. Por suerte estamos todos bien, no ha habido ningún daño personal, lo que es estupendo.

Ahora armarse de paciencia y a controlar la comida, pues no sabemos lo que puede llegar a suceder. Es la más impopular de las medidas, peroes lo razonable. Aunque no guste.

De momento vamos a12-13 nudos, la mitad que los demás. Pero en forma. Pues nada. Mañana más.

Postado por Rial, em 30/10/2008 às 09:44

Será que consigo postar omeucomentário?

Valeu! Que tripulação!
Ventos com picos de 40 nos!
Ondas de 8 metros!
600 milhas em 24 horas.

É FooooooooooooooooooooooooGO.
É TORBEN.

Postado por Ronaldo Marinho, em 30/10/2008 às 10:07

Nio,

Acho a idéia de nos encontrarmos bem legal, mas não posso confirmar presença. Meu filho tem apenas 7 meses. Nesta idade, as coisas são imprevisíveis. De qualquer forma, estou me programando para ir ao Rio. Grande abraço!

Postado por Zangão, em 30/10/2008 às 10:10

Estava com algum pau maluco no meu computador, que dava erro ao postar meus comentários.
Bem hoje consegui.

Só queria externar minha alegria e satisfação de ver que, essa turma que se conheceu e se juntou na VOR passada, formando a grande torcida do Brasil1, está aqui firme, forte, crescendo, acompanhado e torcendo em mais uma edição da VOR.

Valeu parabéns a todos!
E acho que ao Final o senhor dos mares vai nos premiar com uma grande vitória do Torben.
Ainda é cedo, mas o Torben está mais preparado e equipado.

Abraços a todos.

Postado por Ronaldo Marinho, em 30/10/2008 às 10:16

Buuuuuuuuuuuuuenas!!!!


O que mais podemos falar do grande Torben e toda sua tripula????


Simplesmente no Mínimo o Máximo!!!!

Fazendo história em mais esta aventura pelosa 7 mares do planeta!!!!


Alguém tinha duvidas que se tivesse uma máquina em mãos faria diferente!!!????

Eu nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca e não por ser fã de carteirinha,desde infancia,e sim......por toda a sua historia de velejador...o cara é pooooooooooooorreta!!!!


Navegar nessas condições é somente pra macho!!!!!

BQB...Tuuuuuuuuuuuuurbina!!!

Postado por ClauPenPen1, em 30/10/2008 às 10:16

Buenos dias boludos...

Ronaldo, Zangão, Haskasi, que bom, tá todo mundo VORtando...

Alfeu

Me conta como receber os emails da VOR

Claudinha

É para macho mesmo. Acabei de mandar uma tradução para o AB1 sobre a vida no E4 em tempos de recorde. Mostra bem como são as coisas.

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 10:30

Bom dia!

Acho que o Lobo está no comando de novo em relação a Paraty...

La Torre queria saber se vc vai levar seu filho porque devo levar o meu.Parabens atrasado pra filhota.

essa é pra pensar

Na África, todas as manhãs, o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão, se quiser se manter vivo. Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais do que o veadinho, se não quiser morrer de fome. Conclusão: Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer, você tem que começar a correr.

Beijosss

Postado por Lulu, em 30/10/2008 às 10:47

É Emocionante!
Me emociono a cada instante.
Sei que a bordo do ERT4 todos estão no seu limite e em condições extramente adversas, onde o Homem enfrenta a Natureza e em harmonia com Ela( e aí só para os grandes) vence seus desafios e obstáculos.

Grandes Homens!
Grande Tripulação!
Grande Torben!

Existe um nível de consciência descrito pelos indianos, chamado de:

NIRVIKALPA- consciência sem dúvidas.

Este nível de consciêcia é alcançado por poucos.

Este é o Torben, o Homem que não dúvida pois tem a certeza que irá alcançar.
O Homem em Nirvikalpa.

Salve o MahaTorben!

Postado por Ronaldo Marinho, em 30/10/2008 às 10:49

Sobre a atualização das 11 horas BSB...

Faltando 1122 milhas, pela primeira vez o E4 não abriu do Puma. Já estava ficando (mal) acostumado. Mas também não perdeu nada. A vantagem ainda é de 76.6 milhas.

Dos lá de trás continua ganhando e muito a cada atualização. Mas preparem-se porque ainda hoje os 3 da frente, se não forem para o sul, começarão a perder um pouco da vantagem para os de trás. É claro que durante a descida para o sul perderão momentaneamente muitas milhas. Mas garantirão que não serão ameaçados por alguma parada no meio da alta pressão e na merreca de sábado como aconteceu com os Ericssons na saída de Gibraltar quando 40 milhas se evaporaram.

As pressões barométricas estão subindo mais rápido do que o vento está caindo. Até o fim do dia os ventos estarão menores. Não sei se aposta do E3 ficando ao norte vai dar certo. Ainda acho que ele deve embicar para o sul. O momento certo o navegador deve estar balanceando com o fato dele ter sido o barco com mais vento na última hora e por enquanto vai arriscando.

O Negro vem bem mais devagar do que os outros. É capaz dos guapos muchachos cruzarem em últmo.

E afinal, o E4 está ou não naqueles dias de Stealth?

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 10:49

Depois de 48h de loucura, E4 contabiliza o lucro de sua velocidade.


Bom dia!! Antes de zarpar para a cidade maravilhosa, que fica aqui do lado, na grande Cabo Frio mesmo, vamos a um extrinha para manter a pegada.

VOR - Depois de quase 48 horas com o pé embaixo, rolou ainda há pouco um boletim de posição em que o E4 não abre da flotilha. Finalmente devem ter pensado os “inimigos”. Quer dizer, “o inimigo” né? Porque o único a conseguir a façanha de não ver a liderança de Torben e companhia aumentar foi, claro, o Puma, que já se mostrou ser o grande rival dos internacionais do Ericsson Racing Team.

Nas últimas 3 horas os americanos conseguiram apenas “manter” as 76 milhas atrás dos nossos heróis. Para quem esteve sempre no visual deve ser chato... Já o resto da galera viu o E4 sumir ainda mais.

A grande novidade é que, para alegria da suecada, o irmão E3 que conseguiu segurar as pontas sem ter que jaibear, ao contrário da concorrência verde, azul e negra, aparece agora em terceiro apenas(!?) 163 milhas atrás do irmão recordista. O Green Dragon (que teve que dar 3 jaibes para manter o rumo médio) já está em quarto, a estelares 266 milhas do líder. E olha que os caras estiveram sempre por ali nas cabeças...

O TeleAzul, que assistiu de longe a estilingada de Turbina, está agora 345 milhas atrás do Ericsson 4 e para os 3 últimos da tabela, a velocidade estonteante da nave projetada por Juan K. e velejada à perfeição pela galera internacional do time sueco, foi de prejuízo máximo: TeleNegro 430 milhas atrás, Team Russia 454 milhas na esteira e Delta Lloyd (o ex-bicho papão ABN1, lembra?) 458 milhas na rabeira. É muita coisa hein!! Estima-se que nossos amigos brasucas já estejam no chopinho de Cape Town no domingo de manhã. Que beleza!!


Fui!!


Murillo Novaes

Postado por ClauPenPen1, em 30/10/2008 às 11:23

Eu mesmo perguntei, eu mesmo respondo...

O E4 não está de Stealth... foi água demais nos instrumentos.

Está no fim do texto ZULUdas 10 de hoje no site da VOR:

''And finally, a short technical content footnote: Ericsson 4 have not gone entirely unscathed, they have a problem with their instruments, hence the ‘No Data’ in the Data Tables – and having spent far too much of my working life wrestling with electronics and salt water, I can assure you that this is not unusual.

The reason that Ericsson 4's 24-hour record doesn’t show up in the Data Table or Graphs is because it’s only measured every three hours, at the time of the position reports. To check for a record, the boat’s mileage is checked much more regularly.''

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 11:33

nuevo record de distancia navegada en 24 horas, batido por el Ericsson 4 de Torben Grael en repetidas ocasiones desde ayer, se ha establecido en cifras mágicas

Fue al anochecer de ayer cuando El Ericsson 4 registró 602,66 millas náuticas en las inmediatas 24 horas precedentes. Una marca que superaba las ya anteriormente establecidas por el barco sueco, desde que cabalgando delante de un frente frío no ha cesado de devorar millas. Porque si el record de 24 horas requiere constancia, un elevado promedio de velocidad, y por supuesto mucho arte, tal vez impresione más que en 48 horas haya sido capaz de navegar ¡¡1.167 millas!!, tomando los partes de posiciones (0800 horas locales), que seguro no es la mayor distancia que han cubierto en 48 horas.

Como vivimos en una vida “métrica”, tal vez nos ayude convertir tales distancias a nuestros habituales kilómetros. Para ir haciendo boca, y alimentar a los amantes de las estadísticas, el antiguo record del ABN AMRO 2 fue de 1.042,52 kilómetros navegados, a una velocidad media de 43,60 km/h.

El nuevo record del Ericsson 4, pendiente de la confirmación oficial, deja las marcas en 1.123,44 kilómetros recorridos a un promedio de 46,50 km/h. Tal vez los nautas valoren más si restamos, y vemos que el promedio de velocidad del Ericsson es de 1,54 nudos más rápido que el de su antecesor, o lo que es lo mismo, navegó un 6,53% más rápido. Por decirlo de otro modo, si el record de atletismo en la prueba de 100 metros lisos estuviera en 10 segundos clavados de repente sale un “iluminado” que para el cronómetro por debajo de 9,4 segundos. Y vale que la marca del ABN AMRO 2 data de 4 años, pero ¿cuánto ha bajado el record de los 100 metros durante 4 años?

Pero lo que de verdad da qué pensar sobre la gesta de Torben Grael comandando un barco con un tripulante menos, son sus ¡¡2.161 kilómetros recorridos en 48 horas!!. Seguro que si teníais hipo se os abra pasado.

---------------------------------------------------------------


Caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaraca...ShiKnúrtimo este tal de Torben grael!!!!!!!!!!


Escrevendo historia logo na 1 etapa...BQB!!!!


Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina!!!

Postado por ClauPenPen1, em 30/10/2008 às 11:37

Salve Turbina.......o Arrebentador de recordes..........

Agora eu quero q tenha dó.....Mas só do Barcão.....

No q diz respeito a conexão e acesso....tudo normalizado.....
No q diz respeito a Fernandinha...Tudo normalizando....E BQB....
Sem medo de ser feliz.........

Q sacanagem a roubalheira pra cima do Bota ontem....como é q pode anular um gol daquele....tem q tá mal intencionado.....SP é Tri....

Consegui ver meu griliNZ no LS.....depois de ficar parado alguns dias...rsrsrsrs...foi ajudado pela Co-Marisa......e devidamente assumido pela Presidenta.....Já recuperou mais de 10 posições....kkkkkk...valeu meninas........

No SOL....De TWA a mais de dois dias sem mexer....

Já no VorGameC30.........Lembram do suicida de ontem......alá Turbina....Já estou na colheita.....estive em 27° já estou em 15° com boas chances de melhorar.......Tô no rabinho da porranca.....quando vou chegando nos trinta e tal atualiza e lá vem ventinho de 20kts...rsrsrsrsrsrs.....

VQV...............Distribuindo sempre.....
Daqui a pouco alcanço o Nirvikalpa...............

Postado por Grilo..., em 30/10/2008 às 11:42

Torben and E4 crew !

'Sit vis nobiscum' , ou como traduziu Sir. Alec Guiness: 'May the force be with you'

Postado por Carlos Bomeisel, em 30/10/2008 às 11:52

Quem traduz..por favor!!!!????

Muuuuuuuuuuuuuito Obrigado!!!!!


----------------------------------


Ericsson4...email:'HAPPY BIRTHDAY TO ME'


Thursday 30 October 2008 11:22

David Endean (Pitman)

It's very unlike me to spend too much time at the computer at sea, but I have been asked to write today as it is my birthday. Yay! Happy Birthday to me etc etc. A quick thank you to those of you who remembered, and thanks very much to those of you who didn't.

Nothing different on board today, although I did try and see if I could miss my morning watch and stay in bed. No such luck! Not even a cup of coffee was made for me this morning as we are all working pretty hard to keep the boat moving fast while keeping it in one piece. Our on board Media Crew Member, Guy Salter has managed to co-ordinate with my wife to make a little birthday wish video featuring my 11 month old son. Quite possibly the best birthday present ever...a little heart string was given a tug and a quick reminder that there is life outside this damp dark existence. Life outside the break neck speeds, constant rashes, and rubbish food...a life I am quite looking forward to getting back to!

I'd like to finish by thanking our shore crew, who did such a good job with the preparation of this boat (and Ericsson 3). Such detailed preparation was paramount in us having enough confidence to hold this poor boat's head under and sail to a new 24 hour speed record. I would also like to apologise in advance to the shore crew as this poor boat has been THRASHED!!! It'll be a busy couple of weeks in Cape Town. See you soon!

Media Crew Member note (Guy Salter):-

Dave does however get special privileges today -
His own bucket and sponge (for the day)
His choice of lunch and dinner (lunch is a set menu with choice of 2 mains - dinner is a set menu with the other he didn’t have for lunch)
His own bunk - luckily vacated by Tony (Mutter) for the day!

Who says we don’t know how to treat a new 30 yr old on Ericsson 4

Received 11:22 GMT

Postado por ClauPenPen1, em 30/10/2008 às 12:16

'HAPPY BIRTHDAY TO ME'

David Endean

Miguxos, hj é meu niver.... ShiKnúrtimo... meu orkut deve estar bombando e eu aqui no meio do nada

Nada diferente a bordo mas queria ter pulado meu turno ficando na cama mais um pouco. E ninguém esquentou o café para mim. Meu melhor presente será o vídeo que o Guy Salter está tentando arrumar da minha mulher e meu filho me dando parabéns.

Agradeço ao time de terra pelo belo barcoque prepararam para a gente, só peço desculpas antecipadas pela zorra que vão se deparar. Terão uma semana cheia na Cidade do Cabo.

Guy Salter, homem de mídia

Dave teve privilégios especiais hoje:
Seu próprio balde e esponja (só por hoje)
Pode escolher seu almoço e jantar (no almoço há 2 opções e no jantar a que não foi no almoço)
Seu próprio leito no dia de hoje - o que vagou do Tony

Ninguém pode dizer que não sabemos tratar um novo trintão no E4

Postado por Luca Bastos, em 30/10/2008 às 12:32

Oi pessoal,
não tenho 'postado' nada (pois não tenho muito a acrescentar - sou apenas um admirador deste esporte) mas leio a todo momento os comentários e felicitações de todos para E4.
Fico admirado pela colaboração e esclarecimentos feito por todos que participam deste Blog. Para mim são estimulantes para continuar aprendedo e poder acompahar este grande jornada.

ClauPenPen1 ... beijos do teu eterno platônico.
Lucas Bastos, Grilo, Rial, Alfeu, Elisa, R1, Kikogolf, Tchaca, Indio, Luiz Vela, Lars, Andre do Mau, Glauco e tantos outros parceiros da campanha do BRASIL1 que não consigo nominar ... um grande abraço.

Paulo Noronha (Platônico)

Postado por Platônico, em 30/10/2008 às 12:56

Blog novo.

Postado por Gustavo Sirelli, em 30/10/2008 às 12:56

 1 
Página 1 de 1 ( 145 Comentários )
©2007 MosCom

Você não está autorizado para deixar seus comentários - favor logar.
< Anterior   Próximo >



 

   

free counters
 
Nós temos 44 visitantes online