Início
Quem somos
Notícias
Fotos no Picasa
Fotos no Picasa 1
Fotos no Picasa 2
Fotos no Picasa 3
Blotequim
Fórum
Dicionário do Mar
Cachacinhas
Regras da Casa
Classificados
Links
Contato
 
Login
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?

 FeedRSS ExcerptsRSS 0.91 FeedRSS 1.0 FeedRSS 2.0 Feed
 
Puma reassume liderança rumo ao oriente Imprimir E-mail
Por VOR / Dave Kneale (VOR)   
28 de outubro de 2008

PUMA

O jogo de xadrez está cada vez mais acirrado entre os táticos das equipes participantes da Volvo Ocean Race 2008/09.

Após descerem pela costa brasileira até a altura do Rio de Janeiro a flotilha ruma agora para a África do Sul, destino final da primeira perna da mais importante regata de volta ao mundo.

Em seu décimo sexto dia de disputa o americano Puma retornou à liderança seguido de perto, por menos de 10 milhas náuticas (mn), pelo sueco Ericsson 4, dos brasileiros Torben Grael, João Signorini e Horácio Carabelli. O Green Dragon, primeiro a passar pelo portão de pontuação em Fernando de Noronha, caiu para o terceiro lugar, mas é o barco posicionado mais ao sul da flotilha em busca dos fortes ventos do oceano austral.

Com ainda mais de 2,6 mil milhas náuticas pela frente, apenas 200 mn separam os oito competidores e muitas surpresas podem surgir na aproximação de Cape Town, na África do Sul.

A edição deste ano já é considerada uma das mais equilibradas de todos os tempos. Além da proximidade após tantos dias de regata a classificação geral apresenta cinco barcos empatados na primeira colocação, com 6 pontos. Entre eles o Ericsson 4, comandado por Grael.

Posição parcial (primeira perna – 15h41)
1. Puma (2.648 mn para a chegada)
2. Ericsson 4 (+10mn)
3. Green Dragon (+24mn)
4. Telefônica Black (+30mn)
5. Telefônica Blue (+48mn)
6. Ericsson 3 (+70mn)
7. Delta Lloyd (+127mn)
8. Team Rússia (+207mn)

Classificação Geral
1. Telefônica Blue – 6 pontos
2. Telefônica Black – 6 pontos
3. Puma – 6 pontos
4. Ericsson 4 – 6 pontos
5. Green Dragon – 6 pontos
6. Delta Lloyd – 2 pontos
7. Ericsson 3 – 1 ponto
8. Team Russia – 1 ponto



Fonte: Bóia 1

Comentários

You must javascript enabled to use this form

Caraca bom dia de ouro!!!

Postado por Tchaka, em 28/10/2008 às 02:24

Caraca bom dia de ouro!!!

Postado por Tchaka, em 28/10/2008 às 02:24

.
Bom dia, Grilim...
daqui há algumas horas tô assumindo, Amigão!
.
Obrigado!
.

Postado por MRich, em 28/10/2008 às 03:02

.
Bom dia, Grilim...
daqui há algumas horas tô assumindo, Amigão!
.
Obrigado!
.

Postado por MRich, em 28/10/2008 às 03:02

Bom dia

Muito tenso por problemas internos por aqui, cai da cama mesmo.

Falando da regata, que é mais fácil, o E4 tá chegando. Agora está a 4.8 milhas.

Os barcos estão no que o site da VOR chama de portões do inferno. As ondas máximas já estão na faixa de 3,5 a 5 metros. Pegarão vento de verdade. Dois sistemas de baixa pressão se juntarão formando uma depressão profunda de 970 mb que gerará ventos de tempestade acima de 34 nós em alguns períodos. Isto sempre é um risco. O Guy Salter, o cara de midia do E4 disse que eles entrarão no modo de sobrevivência. Murphy estará de plantão nas próximas horas. O GD mais ao sul que se cuide.

Do Weather report do site da VOR:
''This storm will be memorable to the crews as it is their ticket to one wild ride across the South Atlantic. The fleet should easily experience sustained 30-40+ kt W/NW winds and 4-8 metre seas at that point.''

Traduzindo:
O vento será memorável para as tripulações. Pegarão ventos norte/noroeste que se sustentarão na faixa de 30 a 40 nós com ondas de 4 a 8 metros.

Naquele jibe, o E4 passou na frente do Puma visualmente a cerca de 20 barcos de distância (+- 500 metros). Foi procurar ficar mais ao sul. Não foi tão bom assim porque o Puma não veio junto. Mas ainda poderá render.

O E4 ainda é o barco que mens andou nas últimas 24 horas. Os lá de trás andaram mais. O DL está tentando cortar caminho e pode se dar bem. Mas no blog do navegador ele diz que iria direto para o sul até virar a curva e apontar para a chegada.

Boa sorte aos nosso heróis. Vão precisar.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 05:44

Só para completar...

Vejam em [www.iexpedition.org] a cara da depressão a sudoeste da flotilha que pode fazer com que quem não quebrar algo no barco, quebre o recorde de singradura em 24 horas.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 05:51

Bom Dia Raça.....Louca...............

Uma coisa é certa.....Volta ao mundo equilibrada como esta 'acho'q nunca teve............

Abrir o blog e dar de cara com o post honesto e sincero do Indio.....Mano....Também acho o Barco o mais bonito.....masssssss é só gringo lá dentro.....Não gosta do Joca também não...????..

depois o post do Morcegão... como sempre nos colocando dentro do barco.....
Na sequencia as anedotas do Tchaka......10 gols...kkkkkkkkkkkkk..........Tava brincando de gol a gol....????

Realmente o joguinho pirou total....Para mim o q rolou foi o seguinte.....Atualizaram as 21:00 com o fortecast das 12:00 normalmente...e 20 minutos depois atualizou o grib mas não mostraram na tela.......Estou navegando totalmente no escuro....além do q tem barcos na mesma celula apontando velocidades diferentes.....

Luca.....Ontem na pirada do game dei um bordo Mandrake alá Turbina....pode ser q venha uma colheita boa.....Segura as ondas meu rei.....

Hoje o almoço vai ser só grelhados e salada....Hummmmmmmmmmmmm.........E um Churrasquinho de Gato.....

INté..............

Postado por Grilo..., em 28/10/2008 às 06:05

O Joguinho tá completamente louco....Meu barco muda de posição sozinho a cada 10 minutos..com cada loguin q entro meu barco aparece num~heading e velocidades diferentes........Para não enlouquecer....vou tirar um cochilo até as 9 e ver se tudo normalize.......

Postado por Grilo..., em 28/10/2008 às 06:28

Bom dia.
.
Luana Piovani e Dado Dolabella terminaram. Parece que até porrada saiu. Pouco importa. O importante é que Luana não tem mais Dado !!!
.
Puma e E4 devem usar o Stealth Play hoje. GD já usou e E3 deve entrar na brincadeira.
.
Hoje é segunda-feira e meia.

Postado por Luiz Vela Rio, em 28/10/2008 às 07:03

Bom dia

Luca
O jibe já compensou. E4 andou dois nós mais rápido que Puma na última hora. Tem um ângulo mais favorável e já fechou mais ao norte.
Parece-me que E4 não tem a mesma velocidade que Puma em certos ângulos. A verdadeira vantagem do barco Juan K. deve ser demonstrada nos próximos dias. Mas muito depende da coragem/experiência da tripulação em situações de ventos radicais...

A ver vamos. Vai ser um belo espectáculo!.

FORÇA TORBEN!!!

Ainda estou a curar-me da depressão de ter ficado uma semana a deriva nos doldrums na virtual...

Postado por Lars, em 28/10/2008 às 07:28

Luca Bastos e Lars, achei que o Torbem tinha arriscado muito ao fazer aquele jaibe. Mas a atualização de agora pela manhã já mostra que ele está acelerando prá valer. Mesmo com média teoricamente mais baixa o nosso Turbina botou milha prá cima de todo mundo, inclusive dos que vinham 'babando' lá atrás. Talvez, pela posição, o GD seja uma ameaça real. Mas como o Torbem disse, não dá prá fazer nada agora mesmo. ó resta cuidar das crianças do Puma. E que tenham boa sorte na tempestade que já chegou.

Postado por Marcos Henrirque, em 28/10/2008 às 07:49

Lars e Marcos Henrique

Concordo com os dois. O jibe compensou e a tempestade já começou. O GD tem pego mais vento porém andado menos o que mostra como as coisas são complicadas.

Lars, enquanto o E4 apontava um pouquinho mais norte, o Puma pouco a pouco veio vindo para o sul sem dar o jibe. Agora estão bem mais próximos. Este é um dos motivos porque falei que o jibe não foi tão bom assim (o outro é que o Puma não veio junto)

O vento dos 2 primeiros estava bem noroeste na última hora enquanto o GD ainda pegou vento norte. Eitcha coisa difícil de entender. Acho que o GD está muito próximo da depressão. Arrisca que o barco fique mais dificil de levar. Não acredito que ele consiga passar os 2 da frente e não duvido que ele embole com os de trás.

A vantagem do E4 é de 1.1 milhas. Todos perderam dele nesta atualização das 8 horas (BSB).

O vento lá atrás anda bom. Os 2 últimos permanecem como os que mais andaram nas últimas 24 horas. O E4 andou quase o mesmo do que o Puma. Na próxima atualização já deve aparecer com mais.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 08:51

bom dia, povo! me preparando para o dia mais feliz de quem mora em laranjeiras: são judas tadeu. é o dia em que todos fazemos exercício, pois é melhor andar do que ficar no engarrafamento.
===
Adorei a manchete de O Globo hoje. Até parece que eles não sabiam que seria assim. rsrs

[oglobo.globo.com]
[oglobo.globo.com]

Postado por Elisa, em 28/10/2008 às 09:01

Fui ver o Ugrib e eh realmente assustador. Eu nao queria estar la a partir de hoje a tarde. Vai ser uma onda atras da outra. tres tempestades. O Torben e o Puma indo um pouco mais a norte que o GD vao tentar comer pelas beiradas. O GD mais ao sul, vai pegar a onca pelo rabo.. resta ver se aguenta o tranco, que vai ser federal.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 28/10/2008 às 09:44

Vejam a cara do nosso comandante normalmente frio e zen em [www.volvooceanrace.org] Vejam mais fotos do E4 no site da VOR. Há uma foto logo depois do jibe em que o E4 desceu por 45 minutos com vela à esquerda buscando mais sul em [www.volvooceanrace.org]

Com 9 homens a bordo, dar um jibe para ficar apenas 45 minutos mostra o quão competitivo é o time E4. Podem perder mas não será sem luta.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 09:51

O que dizem por aí na VOR:

O navegador Jules Salter do E4 não está muito convencido sobre a robustês dos VO70 no ventão. O navegador do E3 também já havia falado sobre isto ontem quando disse que os barcos não aguentariam ir muito para o sul.

Já o Mikel Pasabant, homem de midia no Negro, diz que o barco está se comportanto de modo fantástico na depressão que buscavam pelos últimos 2 dias apesar de rajadas de 46 nós.

O Ken Read, skipper do Puma, disse que depois do jibe do E4 que eles preferiram não seguir, ficaram sem o contato visual freqüente que estavam acostumados.

O Bouwe Bekking, skipper do Azul, disse que não leu e não censurou nenhum informe do Gabriele Olivo, seu cara de midia. Será que as ordens não foram dadas antes?

O melhor vem do Matt Gregory, navegador do DL. Ele montou uma escala de 0 a 10 do espéctro emocional dos velejadores: 0. sono; 1. tédio; 2. Zen; 3. agradável; 4. divertido e de bom humor; 5. fantasticamente excitante; 6. intensamente competitiva; 7. frustração; 8. exaustão; 9. medo; 10. completamente aterrorizado e sobrevivendo. No momento estão em 9.

Sobre a depressão, disse que seu trabalho nos últimos dias foi evitar entrar na zona 10 e garantir que o barco e a tripulação chegue inteira na cidade do Cabo. Eles tem consertado alguns probleminhas a bordo mas temem pelo dano no esticador do mastro. Só tem andado de vela direita e então ainda não testaram o conserto da semana passada. Só não querem que o jibe seja com muito vento. Na próxima semana ele espera estar fumando em uma poltrona quente enquanto o barco se ajeita para seguir na regata.

Como a equipe de terra do DL é muito pequena, desconfio que todos deverão por a mão na massa nos reparos e não sobrará muito tempo para a tal poltrona.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 09:55

Tá andando o E 4 hein?
Será q o Puma vai dar um bordo pro sul tbém?

Postado por indio, em 28/10/2008 às 10:23

O E4 aumentou a vantagem de 1.1 para 1.7 milhas. Dos da frente, só tem menos velocidade do que o GD que ainda mostra vento norte nas últimas 3 horas (?). O GD perdeu 8 milhas apenas pelas questões de linha ideal da VOR. É o jibinho para o sul do E4 mostrando seu valor.

A previsão de chegada os lideres na cidade do Cabo é no domingo ainda em tempo do Torben assistir a saída de pista (sozinho) do Hamilton deixando livre o caminho para o título do Massa.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 10:31

Uma outra consideração...

O E4 andou 69 milhas nas últimas 3 horas. Multipliquem por 8 e já dá 552 milhas, bem perto do recorde do ABN2 de 562 milhas em 24 horas. Na pesquisa do site da VOR, a previsão de recorde entre 570-580 milhas foi escolhida por 23%, o maior percentual dentre as opções. Contrariando 55% das opiniões da pesquisa, já estou admitindo que passarão de 580 milhas. Para isto precisariam navegar na velocidade absurda de mais de 24 nós e mais de 73 milhas em cada 3 horas. É coisa quase inimaginável.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 10:42

Errata...

Quando escrevi sobre o texto do navegador do DL, falei erradamente em dano no esticador. Foi um ato falho pois o dano foi no afastador (spreader).

Vejam fotos do conserto em [www.bymnews.com]

Avaliem se foi serviço de MacGyver ou Gambiaiver.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 11:09

A velocidade do GD e maior e pode chegar a 583 milhas em 24 horas

Postado por hans, em 28/10/2008 às 11:12

Alfeu

Veja o terror estampado no rosto do garoto do Optimist que tinha direito de passagem nesta foto da semana de vela argentina em [www.capizzano.com]

Mais fotos (e muitas são excelentes) em [www.capizzano.com]

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 11:20

Não querendo interropendo mas já interropendo...

Boa tarde Boteco!

Não dou palpite em regata mas estou torcendo pro Torben, acompanho os comentarios somente.

Grilo, manda bra falta pouco no LS

Morcego, quando puder conta mais, Gus vc que era o reporter a bordo . conta , conta!

Agora mais uma:

Notícia Ruim
Um médico liga para o seu paciente:
— Olá Marcos, tenho uma notícia ruim e uma péssima para te dar!
— Então diz logo, doutor! — responde Marcos agoniado.
— A ruim é que você tem apenas 24 horas de vida!
— E qual é a péssima doutor?
— É que eu estou tentando te ligar desde ontem, mas seu celular só dava caixa postal!
Fuiiiiiiii

Postado por Lulu, em 28/10/2008 às 11:35

Lulu

Não interrompeu nada. Fique a vontade. Vou até lhe sugerir um passeiozinho de lancha. Veja a lancha no filminho em [url]http://www.youtube.com/watch?v=ihzaDoG1JfY[/irl]

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 11:39

Interromper, interrompendo rs ai, ai,ai ....faltou virgula, acento, e até palavra inteira( é brasa Grilo, manda ver) isso é que dá não ler antes de enviar!

Postado por Lulu, em 28/10/2008 às 11:40

O link correto do passeio tranqüilo de lancha é [www.youtube.com]

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 11:41

Dá-lhe Lulu...........não consigo entrar no LS nem a pau......desde ontem.....e não estou ligando nem um pouco.......

Para ser sincero ....nem a distribuição imposta no SOL não está me empolgando.....

Já no GameVOR ...................tentando me dedicar ....pois as chances são boas de Claupenpen....Boteco1....Sambaqui e GriliNZ chegarem bem.............e lá tem premio....kkkkkkkkkkkkkkkk..............

Desinstalei o VS e o Skipe e deu uma melhorada boa por aqui.....mas o LS....Nada.........

Luca..........Muito porreta essa disputa palmo a palmo.....
Ontem coloquei aqui q achava q essa Volta ao mundo tá sendo das mais disputadas.....Concorda???ou será q já teve alguma assim com as distancias tão proximas depois de mais de 4000 nm.........

Pau neles Turbina...........

Postado por Grilo..., em 28/10/2008 às 12:12

.
Boa tarde, Raça!
.
.
Grilo,
já em casa, acabei de assumir, tás liberado...
obrigado pela tocada, Amigo...
o Sambaqui tá bem posicionado, é o que realmente me importava... o Robalo(LiveSkipper), desde o início do VORGame eu já tava meio que deixando de lado (considero que naquela regata já havia feito um trabalho razoável, largando atrasado e chegando até a 17ª posição, antes de sair pra viajar na semana passada)
... é compreensível que não pudeste dar-lhe a devida atenção, como, afinal, não deste nem ao teu próprio barco... vou ver o que posso ainda fazer por ele, e tentar recuperar alguma coisa... mas, vou repetir, não é o que realmente me importava mais;
.
.
Concentração total agora, vamos sentar o pau nessa gringalhada do VORGame... e colocar o Boteco1 no pódio dessa perna (pra mim um 'Top 50' entre 38.000 competidores já é pódio)
.
Mais uma vez, obrigado, Amigo!
.
.
Dá de rêlho aí, Turbina!
.
.
Um abraço geral... e beijos específicos!
.

Postado por MRich, em 28/10/2008 às 12:17

Interessante... Pra pensar a respeito...

Do site da VOR, por By Mark Covell - Team Russia

'...
The words you learned at school in a physics lesson and never meant that much to you, now bring new meaning. Words like Kinetic, Potential, Inertia and Dynamic Loads all start represent something tangible on board.

This trip is slowly stripping me back. I’m seeing things in a very uncluttered way, almost childlike, without preconceptions, very matter-of-fact. Strangely I’ve been waking up from heavy sleep in the fetal position curled round the beanbag with the sound of the ocean around me.

On a long voyage you become accustomed to your environment around you, as if you have lived here forever.
...'

Postado por Edu Rio, em 28/10/2008 às 12:38

.
Muito bom o texto, EduRio...
imagino os caras lá minimalizados ante um oceano gigantesco, imponderável, inconduzível, ruidoso, mutante, e impiedoso com os que não atentam pra o que lá realmente importa, com os que não se despem dos valores que nada lá representam, com os que não tem a exata noção do que vale uma vida, um gosto, aMar!
.
Abraço!
.

Postado por MRich, em 28/10/2008 às 13:06

.
Grilo,
vou puxar um ronco por aqui (quase não dormi esta noite), mais tarde volto pra analisar o UGrib e avaliar o que fazer, depois falamos pelo 'messenger'...
.
Um abraço!
.

Postado por MRich, em 28/10/2008 às 13:16

Grilo

Não só concordo contigo como todos que leio concordam também. Aliás falei aqui logo no início. Desta vez não há um barco muito meljor do que os outros ou com uma inovação do tipo dos 2 lemes dos ABNs da última VOR. A prova é que o E3 andava entre os ponteiros e só caiu por erro de navegação.

Bem, falando da atualização por sinal muito boa para nós...

E4 abriu bem de todo mundo. Agora tem 9,1 milhas de vantagem para o Puma. O que perdeu menos foi o E3 com -5 milhas. Parece que os barcos JK gostam mesmo de 30 nós. Mas também precisamos considerar que o E4 aponta mais para leste e portanto mais perto da linha ideal. O E4 foi tão para o norte que já anulou o tal jibinho e voltou para quase a mesma rota do Puma.

O E3 vem tirando muito dos Telefonicas. Já está embolando.

Olhem as máximas de vento (noroeste): E4 35, Puma 43, GD 39, Negro 42, Azul 33, E3 40, DL 33 e Russia 36. As pressões barométricas seguem baixando. Apesar da incrível média de 25,8 nós na última hora, o E4 andou menso do que na outra atualização. Foram ''só'' 44 milhas nas últimas 3 horas. O pico de velocidade do E4 foi de 32 nós. Poucas lanchas conseguem isto.

Como curiosidade, o GD está lá fora no través de Osório no Rio Grande do Sul.

Dá-lhe Turbina e seus 18 joelhos...

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 13:40

Urúúúúllll, turbina detonando no ventão (30ktns), e acho que o gatinho do Índio ficou com medo do mar agitado, ficou com a velocidade 2.5 nós menor que o E4 e perdeu 7 milhas neste position report, só o GD que tá no mesmo ritmo, o resto tá tudo ficando pra trás!!! BQB turbina!!!

Postado por Marcelo Navarro, em 28/10/2008 às 13:42

Lulu e demais amigos que gostam de gafes...

Gosta de futebol de salão? Acompanhou o mundial? Viu a pergunta da ''telespectadora'' Paula Tejando de Goiânia ao Cleber Machado na Globo? [br.youtube.com]

Tem também a pergunta na ESPN do ''telespectador'' Tomas Turbando de Limeira em [br.youtube.com]

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 14:06

Errata...

Do meu texto sobre a atualização a frase correta é:

Com a incrível média de 25,8 nós na última hora, o E4 andou ''só'' 75 milhas nas últimas 3 horas.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 14:11

Salve ManoRich............manda ficha ai....o Sambaqui podia estar um pouco melhor....para mim nessa noite alguém mexeu nele....mas como o game deu uma pirada ...nem sei........

Continuo sem conseguir abrir o LS...Ainda bem.......kkkkk.........
Com certeza dei a maior atenção ao seu barco da VOR.......e acho q o Robalo recupera o 17°......não sei o q rolou essa noite e até agora........

Navarro.....o gatinho se borrou....afinal de contas ...para quem já naufragou duas vezes ...o melhor é puxar o freio de mão....rsrsrsrsrsrsrs....
deixando bem claro q é pura brincadeira.......

Esses 88 q largaram e 87 no momento são homens de verdade......

Indio.....Naquela disparidade de perfomance do Abn na ultima VOR....não tinha nem graça torcer para eles......é no mano a mano q o bicho péga....e vcs já tiveram uma prova na chegada em Noronha.......e pode esperar....vão tomar muito Pau até o fim........Bons Ventos...............

Luca...a do Amigão na ESPN é sensacional...............

e Dá-lhe Turbina ....Horacio e Joca.............se com um homem a menos tão andando esse tanto...imaginem completo....kkkkkkkkkkkkk

VOR nadar com a Fefê................

GDVPC................

Postado por Grilo..., em 28/10/2008 às 14:44

Bucaneiros Boa tarde!!!!

Sempre demoro um pouco pra digerir tudo que se passa comigo, e ai vai minhas impressões da Santos-Rio!!!


Puxa, o tempo passa muito rápido, outro dia estava ansioso em participar na Regata Santos- Rio, pensando como seria velejar no Oceano, enfim uma expectativa......
Como fica difícil faltar no trabalho, não falei pra ninguém que ia na Santos Rio, apenas disse que ia pro Rio numa reunião, lógico que para as pessoas que importam sabiam.
Normalmente saio do trabalho as 6 da tarde, as vezes até antes, na quinta, justamente no dia que eu ia pra Ordinária, tinha que sair algo errado. Mais tudo bem, cheguei a tempo de encontrar a todos.
Depois da ordinária, fui dormir sabendo que uma merreca nos espera, e ai já veio minha primeira preocupação, chegarei a tempo de trabalhar na segunda.....que frustação!!!!Durante a semana, vinha acompanhando o UGrib, e outros sites metereológicos, e tinha lá uma previsão de uma frentinha passando quase na África, mais era ela que me traria de volta a tempo na segunda, pro trabalho.Puxa, por mais que a gente se programe, e queira poder aproveitar talvez uma oportunidade única, tem que ter alguma coisa para atrapalhar, mais vamos lá....a esperança é a última que morre!!!!!
Quanto ao amigos de infância, não tinha dúvidas que iria ser tudo de bom, mesmo sendo metade da tripulação composta por três Pesos-pesados......Podia vir o vento que viesse que o Fandango/Boteco1 tinha escora pra Car.....!!!!
O Sérgio já conhecia de Ilhabela, e sabia que já tinha se tornado um Botequeiro1!!!!!
O Fandango, nem se fala, um Veleirinho Marinheiro, Sensível, Confortável, mesmo para os Grandões!!!
Bom na sexta, juntamos a tripula e ocupamos 2 taxis, chegamos no Iate Clube de Santos e Encontramos com um Botequeiro que como bom filho a casa torna, o George Sommers, pegamos as Barquinhas e fomos pras Malvinas,(Local do Clube, do outro lado da Piscina Principal, destinado aos visitantes).O barco já estava carregado, foi só colocar as malas.Estava ao lado do Viva!!Sai com o Morcegão para as últimas compras, Gás, Champanhe, Talheres descartáveis, Pilhas, e não me lembro mais o que!!!
Quando voltamos o Sergio, junto com o Amigo do Boteco já tinham feito a navegação, levando em conta a entrada daquela Frente que estava quase na África, e assim fomos pra Raia!!!
Esperava, que houvessem mais barcos, só 28 Largaram, acho que a crise já começou fazer algum estrago.....E ai , corremos a linha, e vimos qual a melhor posição para a Largada!!!Como pretendíamos ir para a África, o Melhor era junto a Comissão de Regatas, e assim fizemos, mais ai, vieram quase todos os barcos, acabamos abrindo, mesmo com direito, pois era uma regata de dias, o que seriam segundos??????
E ai começa a minha Santos-Rio, que é a nossa Santos-Rio!!!!
O Sergio pediu que todos timoneiros passassem pelo Leme por meia Hora para já irem se acostumando com o Fandango, e assim foi, depois de algum tempo os IMS já estavam saindo da baia de Santos, e nós saimos bem, pois mais da metade da Frotilha estava pra trás da gente!!!!E ai começamos com a nossa estratégia......Rumo a África!!!!!Ai lá pelo meio do Oceano Atlântico daríamos um Bordo paralelo a costa rumo ao Rio.GPS programados com os Way Points, marcando velocidade, distância para os mesmos, e o TEMPO previsto de chegada em cada um .......????????
Espero que o UGRIB, esteja certo, se não to Fu.......!!!!!Só que a tal da frente tinha previsão de entrar só no sábado ao meio dia, até lá era velejar o melhor possível, e acreditar que ela, estaria lá no Sábado!!!!!Se não adeus trabalho na segunda, e alguns compromissos que foram impossíveis de adiar, mesmo sabendo que eu estaria no meio do Oceano!!!!Mas a vontade de Participar era muito maior que tudo isso. Quando tinha apartamento no Guarujá não perdia uma largada desta tradicional Regata, vendo aqueles barcões e sonhando estar dentro deles, afinal era um sonho, que estava se realizando junto com o Boteco1, e com meus amigos de Infância!!!!!


Mais tarde eu volto e conto mais minha Santos Rio!!!!

Postado por Davy Jones, em 28/10/2008 às 14:52

A história séria eu já sei. Agora quero saber do Oscar falando sozinho, de quem foi o chulé insuportável, porque R$ 2,50 ( foi 1 dólar ???)...

Postado por Luiz Vela Rio, em 28/10/2008 às 14:54

Mar baixo, mas crescendo...
40 nós de vento...
Rumo direto pro centro da baixa pressão....

A VOR agora virou brincadeira de gente grande!!!!
Na torcida, na torcida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por Edu Rio, em 28/10/2008 às 15:57

Edu

Eles não vão direto para o centro da baixa pressão porque no centro as direções do vento não são as que eles querem e as intensidades podem ser difíceis demais. A regra é passar tangenciando contornando por cima da baixa.

Passam por cima das baixas e debaixo das altas(sem ir no meio das altas onde o vento é mais fraco). Sempre contornando e navegando mais distância. Fizeram isto na chamada alta de Santa Helena em que desceram pela costa brasileira sem cortar caminho pelo meio da alta.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 16:05

Presidenta liberou a torcida, agora só o Puma ajudar.....

Mais atento aos relatos do Luca, trazendo os acontecimentos todos mastigados, q ao site da VOR.

Concordo Grilo e Navarro.

Acho se o E4 não tivesse 'descido' estaria bem mais a frente. Desceu e voltou a rota original q foi mantida pelo Puma.Chegou e passou. Mas falar daqui fica bem fácil.

Se nessa tempestade o E4 continuar tirando é torcer pelo segundo lugar do Puma e por pontos de uma próxima etapa.

Torbeta já tem na história a quebra do mastro do Br 1. Mostra q é arrojado e coloca o barco prá andar no ventão. Se continuar a abrir vai ganhar um fã. Pq é nas horas difíceis q o homem mostra seu valor, e quem mostra seu valor tem q ser reconhecido.

Postado por indio, em 28/10/2008 às 16:10

KKG -> NOOOOOOSSSSAAAA!!!


Drag Race, neguinho variando prá lá e prá cá!!!

Os Azuis se recuperaram, mostrando que o barco é superior ao irmão Negro.

3 mostra os músculos depois da clamorosa burrada de ficar a leste, depois de estar na liderança. Nas últimas 24hs vem comendo pelas beiradas. Mirou e veio, deixando para trás Debby Loid, pretenciosa achando que podia alcançar 333. Com as velha velas de primeira (e única segundo o Holandês voador)contra as de 4 e 5a geração... NOt A CHANCE !!!

4444 mantém a frente, cantando o jogo tentando sempre, like Torbina, as usual... Vem mostrando força nos ventos acima dos 20knots, mas Gatomonstro não é de se matar com a unha.

TODOS vão chegar quebrados em Cape - e vai ter contravento no final, se preparem.

kikogolf - E o record? Esta é a primeira das chances, talvez a melhor.

Postado por kikogolf, em 28/10/2008 às 16:19

Às 17 horas BSB, faltando 2157 milhas, o E4 com frente de 11.6 milhas para o Puma, 35.9 milhas para o GD e 69 milhas para o E3.

Mais 72 milhas para o E4 nas últimas 3 horas com 25 nós de velocidade média na última hora (máx. = 32 nós). É o Turbina rumo ao recorde de singradura. Já é o barco que mais andou nas últimas 24 horas (473 milhas).

E3 passou os telefonicas pelo meio dos dois.

Desta vez o E4 ganhou de todos, inclusive do GD que pegou mais vento e ondas mais altas. Os ventos máximos foram: E4 39, Puma 40, GD 42, E3 37, Negro 39, Azul 33, DL 33 e Russia 34 nós. O vento é noroeste e a maioria dos barcos, incluindo E4, Puma e E3 está indo para leste.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 16:37

Errata... faltam 2145 milhas

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 16:40

O jibe valeu.. o E4 voltou ao mesmo rumo que o puma, mas veio mais veloz por causa do angulo do barco em relacao ao vento. E pode esperar que ele vai jibear de novo, Realizando o lucro.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 28/10/2008 às 16:42

Glauco

Dificilmente alguém dará outro jibe, estas são palavras do navegador do GD que concordo. Eles irão assim descendo de vela à direita até mudarem o rumo em direção a cidade do Cabo. Enquanto descerem é pura corrida de velocidade.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 16:50

Buenaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas,

Só posso dizer..UhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhU!!!!!


Vamo Q Baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo......Tuuuuuuuuuuurbina!!!!!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 28/10/2008 às 17:05

Eu também acho pouco provável (pra não dizer suicídio) jaibear agora, com 30 nós de vento, 4,5m de ondas e com o barcão batendo nas ondas em até 32 nós de velocidade, principalmente agora de noite... Deve estar bacana a velejada agora, ninguém dorme mais...

Postado por Marcelo Navarro, em 28/10/2008 às 17:13

Torben ficou super feliz com o resultado de Marco ,na Santos Rio a bordo do Magia4....


'Nossa chegada estimada em Cidade do Cabo e para dia 2, mas depende de como será a situação aqui com a passagem da frente.

No momento estamos tendo dificuldades, pois o vento para os barcos atrás de nós é sempre mais forte e com isso eles têm aproximado sem que a gente possa fazer muita coisa. Na frente teremos ventos de até 40 parece, e aí pode mudar muita coisa.

Por enquanto, é incrível, mas por poucas horas desde a saída ficamos sem ver os Americanos. Eles estão sempre colados conosco e no visual hora abrimos um pouquinho hora eles encostam, hora eles na frente, hora a gente na frente.

Os irlandeses, por terem menos preocupação com resultados, têm velejado mais soltos e muito bem também. Estão novamente em boa posição, e não temos muito o que fazer para defender no momento.

Fiquei super contente com o resultado da Santos- Rio do Marco. Mande um beijão para ele e um abraço para o Walter também. Se puder mande o resultado da regata.

Torben Grael'

Postado por ClauPenPen1, em 28/10/2008 às 17:14

Grande Humbertão......É por aí mesmo....sem medo de ser feliz..........no aguardo da continuação.....

Dá-lhe KKG........Muito bom .....podia ter uma a cada atualização......
Glauco tô contigo............acho q ainda rola mais um Jibinho básico.....atrás de angulo......
Nem vou tentar apostar com o Luca....Pois ainda não paguei a ultima......rsrsrsrsrsrs..........
se sou eu....virava fantasma ............
No game vou tentar pegar o rabo do cometa.....se não der o melhor vai ser jibar também..........

Só para lembrar...................

UhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhU!!!!!


Vamo Q Baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo......Tuuuuuuuuuuurbina!!!!!!!!
o Gato Monstro virou siamês.................

êvem recorde aí...................

Postado por Grilo..., em 28/10/2008 às 17:19

Ah.....

Continuo sem conseguir entrar no LS.......
Kiko.....Não vi esse contra vento na chegada..........

Valeu Claudinha................

Postado por Grilo..., em 28/10/2008 às 17:27

Eu aposto que ninguém vai tentar o jibe de noite, sinceramente espero que o E4 não tente pq com esse vento a chance de quebrar alguma coisa é grande. Os spreaders do DL quebraram qdo a vela enroscou em um jibe, e olhe que o vento tava bem menor...

Olhem a última foto do Puma que eu consegui, depois que eles ficaram com medo do vento: [semfrescura.files.wordpress.com]

Postado por Marcelo Navarro, em 28/10/2008 às 17:28

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 28/10/2008 às 17:50

Parece q os barcos estão mais ou menos sob as mesma condições. O Puma numa posição mais conservadora, perdendo ' terreno' de modo constante.

O E4 q se encontra mínima coisa ao sul se distanciando e o outro barco bem ao sul.

Acho q as condições climáticas entre o puma e e-4 são praticamente as mesmas.

Postado por índio, em 28/10/2008 às 19:16

Esse negócio de mais vento e maiores ondas, na boa, me lembra o Bowe Bekking quando teve que pegar uma caroninha meio à força no ABN 2 na VOR passada e falou que os JK, em comparação aos Farr eram muito mais estáveis...e no 2, hein...imagina no ABN 1 e imagina agora nessa nova geração de JK...
.
Os fiofós dos tripulantes devem estar assim ó.
.
Dramin para todos...até no Trac Trac eu enjoei agora. Infelizmente, deu um pau no PC e tive que desinstalar umas paradas e junto foi o Java atualizado. Como não quero perder o montão de dado que tenho no HD, agora só vou ver esse Treco Treco depois do Back-up.

Postado por Luiz Vela Rio, em 28/10/2008 às 19:51

Mais 71 milhas do E4 nesta atualização. O recorde continua na mira. Sua média de vento na última hora foi de 24.8 nós

E4 ganhou 2 milhas do Puma e mais 4 do GD. Agora são 14 na frente do Puma.

Até o GD veio um pouco para o norte.

Mais não posso dizer porque saiu a atualização no Trac Trac mas o data table da VOR esá demorando para atualizar.

Vou lanchar porque ainda não comi quase nada depois de correr 1h20. Depois de matar a fome, tentarei mata minha curiosidade sobe ventos, quanto andou em 24 horas, etc. e tal.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 19:59

Parece até mentira mesmo Grilim...10 Gols!!! Pra contagem eu tenho um critério. Só conto gols em racha com pelo menos 6 pra cada lado, menos não vale!!! Conto faz uns 10 anos e já tinha feito umas 5 vezes 7 gols e nunca fazia o 8º. Ontem cheguei a comentar isso achando que ia ficar no 7 de novo mas ai veio um corner e eu peguei de prima e mandei um foguete pro gol e acabei com o tabu. Ai depois veio o 9 e o 10!!! Se vc ler blogs passados vai ver que em alguns eu coloquei 0 gols e em outros 1 golzinho. Eu não minto eu jogo é pra calalis mesmo!!!

Não viu o contravento da chegada não????????? Como não, logo vc não viu???? Eu vi hehehe!!!!!!!!!

Postado por Tchaka, em 28/10/2008 às 20:06

Turma,

Quem pilota o site da VOR agora é um estagiario.
Atualizaram o TracTrac faz uns dez minutos. Turbina abriu +2.
Os treinos, as velas é que parecem fazer a diferença.
O GD tem até mais vento, menos VMC.

Aguardemos o assistente do estagiario...

Postado por Antonio Luiz, em 28/10/2008 às 20:07

Faaalaaaaa Caaaambadaaaaaa....


Bloteco 1 bonito de ver...tá valendo Botecada!


Graaande Dave.....se pelo menos tivessemos ido de Galeão,beberiamos um bom run...
com ou sem vento!!!!....vai mandando por aí que tá bonito.


Estou aqui na frente do PC bebericando umas Devassinhas como no tempo do BR1....
só prá dar sorte para o nosso Cmte Torben e tripula.....vamo pro record!!!!

Voltando à Santos Rio...

Chegamos ao clube depois do briefing e discussão dos sites de vento...
e começamos a arrumar o Fandango.
Naquele vai e volta percebia diversos pesqueiros saindo para o mar, passavam bem
em frente à nós....acho que comentei com alguém que aquela era a evidente
confirmação de que não achariamos nada lá fora , em termos de vento.Nehum deles
sairia para puxar redes com o mar de ondas e o vento que desejavamos...


Depois de passarmos a noite batendo os panos e desviando dos mesmos pesqueiros que
vimos saindo para o mar...eramos acompanhados de um outro veleiro que ora se
aproximava e ora se afastava nas mesmas condições em que nos encontravamos.
O dia amanhece lindo..uma pintura...flat,flat...espelhadinho...lindo nascente!!
Pimenta tirou lindas fotos, recebeu a vizita de diversos pinguins..e conversava
com eles...poderiamos ter jogado um pôquerzinho,uma porrinha..nada mudaria aquela
situação.O dia rolou todo ele assim...somente o Sergio em seu turno com o Dave
tinha pego uma brisazinha e esticado o bordo apenas satisfatoriamente..


Lá pelas 19:00...entrou um belo ventinho que começou a nos empurrar à uns 5/6 knts
...Gustavão e Pimenta empolgados e eu já todo preparado pois começava a cair uma
chuvinha....um breu daqueles, gritavamos...chegou a hora!!!...vamo q vamo!!!!!
Olhavamos em volta....nada,nenhuma referencia...puro breu!!!...vaaamuulaáááá!!!!
O Fandango começou a andar,deu uma leve inclinadinha...Morcegão ' que nem cachorro
mordido de cobra ' já ia botando a mão no traveller....Pimenta manda!!!
Calma Morcego...tem que ter muito mais vento prá esse bichinho adernar...
O Fandango não dava nem bola...só nós três do lado de fora..chegamos à quase 7knts!
....que puta velô!!..minha nossa!

Obs.:
Vcs me desculpem!!!!!...mas eu não posso fazer a mínima idéia do que é vc tocar um V70 à
25/30 knts no breu, naquele mar que eles estão agora!!!
Depois eu conto o que o Torben falou.E tem também o que o Bochecha falou para o Jose Carlos.

Não durou nem meia hora e o abençoado ventinho....foi morrendo...a chuva parou...
foi morrendo...e,e,.e....foi-se!!
Ficamos um olhando um para a do cara outro....de babacas,claro!!

...e não voltou mais!!


Naquele friozinho da noite... lá vinha o Sergio com uma sopinha quentinha....
...silencio.....breu...e voltamos a bater os panos como se estivessemos espantando
mosquitos.....

Naqueles 5/6 knts no breu....viamos a dificuldade de manter o barco no vento....
é claro que estavamos querendo justamente que aquelas condições se mantivessem
para podermos ganhar mais experiência....seria do cacete.....!!

' iscrévi aí... '
AhAhAhAh!!!...muleeequeeeee!!!!....nós VORta!!!!


Nosso Cmte MG Torben....parecendo Pirata com a faca entre os dentes...
vai ter gato virando tamborim....ou churrasquinho em Capetown!!
Eu vi a Tripula do Monstro passando bem na minha frente...tudo mal
encarado...pinta de bad-boy..O Jonathan McKee,feio prá cacete, devia ter usado
aparelho quando criança.

Tá valendo Botecada!

Vamo q vamo...

Postado por Leonardo Morcegao, em 28/10/2008 às 20:27

Agora o estagiario se borrou todo...

No trectrec indica 101 nm em 3 horas. Será a força do peido??????

Postado por Antonio Luiz, em 28/10/2008 às 20:40

É isso aí Morcegão, Humberto...É muito bom poder partilhar os sentimentos que vcs vivenciaram a bordo do Fangango.Falando nisso acabo de ser convidada pra sexta feira fazer parte da tripula do Fandango.Circuito Rio aí vou eu, Hu huuuu!!! Mesmo que seja por um dia espero poder aprender mais um pouco.Esse convite foi inesperado mas me orgulha muito terem se lembrado de mim.Valeu galera!

Pra terminar...

Milagre Político


Aquele governador candidato à reeleição estava em seu escritório, quando a secretária avisa:
- Governador, tem um eleitor cego aqui fora querendo lhe ver.
E ele responde:
- Aí já é demais! Diz a ele que eu ainda não estou fazendo milagres!!! rsrs

Deve ser do PT, rs

Beijossssss

Postado por Lulu, em 28/10/2008 às 20:55

Belo e emocionante relato Morcegão. Lendo-o fiquei pensando aqui se vcs não pensaram em marcar os barcos favoritos. Sair na cola deles e acompanhar até onde desse......

Postado por indio, em 28/10/2008 às 21:06

Dá-lhe Morcegão!!!

Descobri, o estagiário inglês tá la no canto com a espanholita mas o estagiário espanhol tá firme no trabalho. Então vamos lá aos dados que me interessam.

O E4 andou 500 milhas nas últimas 24 horas.

O vento caiu para o E4 agora a noite nesta última hora da atualização. O Puma e principalmente o GD com bem mais vento. O maior pico de velocidade foi do GD com 33 nós. Mas o E4 teve maior velocidade na última hora. Teve barco com comida exótica servida no jantar: cu rizado. As maiores ondas quem pegou foi o E4.

Como escreveu o Morcegão com outras palavras, a noite todos os Pumas são rosas e bate uma paura...

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 21:17

E4 abriu mais um pouco. Agora são 18 milhas de vantagem. Todos perderam do E4. Devem estar mais rizados. E agora sei da alegria do índio na última VOR quando entrava aqui e via toda hora o ABN1 abrindo.

O E4 andou 74 milhas nas últimas 3 horas com média de 25.5 nós na última hora (pico de30 nós). Já foram 533 milhas nas últimas 24 horas (acho que o máximo do Brasil 1 foram 532 milhas). O recorde continua viável. Se mantém acima da média de 72.5 milhas a cada 3 horas que seria o necessário para fazer 580 milhas em 24 horas. Será que vai fazer mai de 580 milhas?

O vento médio na última hora foi um pouco maior do que na atualização anterior e isto explica porque andaram mais 3 milhas agora. O pico de vento do E4 foi de 31 nós enquanto dos demais foram: Puma 33, GD 42, E3 36, Negro 40, Azul 33, DL 28 e Russia 33 nós. Desta vez as maiores ondas foram do E3 e em seguida as do GD.

No Trac Trac parece que o Puma quer ficar mais ao sul do que o E4. A tabela de dados mostra na média da última hora o Puma apontando um pouco mais para o sul e com um pouco mais de vento.

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 22:48

Boa noite cambada.

Luca, estou preparando blog novo mas não consigo tirar esse da capa do site porque você deixou trancado.

Por favor, libere o arquivo.

Postado por Gustavo Sirelli, em 28/10/2008 às 22:49

Gustavo

Realmente tinha clicado em um botão só para ver o que era e depois fechei a página sem cancelar. Agora cancelei explicitamente. Por favor confirme se liberou pois daqui a pouco saio daqui.

Sorry...

Postado por Luca Bastos, em 28/10/2008 às 22:54

Luca, valeu.

Blog novo.

Postado por Gustavo Sirelli, em 28/10/2008 às 23:02

 1 
Página 1 de 1 ( 67 Comentários )
©2007 MosCom

Você não está autorizado para deixar seus comentários - favor logar.
< Anterior   Próximo >



 

   

free counters
 
Nós temos 52 visitantes online