Início
Quem somos
Notícias
Fotos no Picasa
Fotos no Picasa 1
Fotos no Picasa 2
Fotos no Picasa 3
Blotequim
Fórum
Dicionário do Mar
Cachacinhas
Regras da Casa
Classificados
Links
Contato
 
Login
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?

 FeedRSS ExcerptsRSS 0.91 FeedRSS 1.0 FeedRSS 2.0 Feed
 
Os navegadores da VOR 2008-2009 Imprimir E-mail
Por Luca Bastos   
23 de outubro de 2008

Na vela, não adianta ser mais rápido quando se vai para o lado errado.

Esta regata promete ser sensacional devido à diversidade de projetistas dos barcos. Não há uma diferença flagrante como foram os lemes duplos dos barcos do time ABN na última regata. Desta vez parece que as diferenças são detalhes tais como uma popa mais larga e as tais quinas anti-spray do time Rússia, o convés mais limpo dos barcos do time Telefônica, programas de velas diferentes e outras diferenças que ainda vamos descobrir na medida em que a regata se desenvolver.

Mas mesmo com diferenças entre os barcos, na vela não adianta ser mais rápido quando se vai para o lado errado. Em uma regata oceânica a escolha do melhor lado, com volumes limitados de informações iguais para todos, depende da habilidade do navegador na interpretação rápida destes dados. Uma tomada decisão pode exigir muita coragem na tentativa de se posicionar de modo a receber ventos previstos com vários dias de antecipação. Se os navegadores são tão importantes assim, nada melhor do que conhecer um pouco de cada um destes heróis em cada equipe. Vamos então resumir os currículo deles:

Jules Salter (Ericsson 4)
- Inglês, 39 anos, casado, 2 filhos

Navegador do GBR Challenge na Copa América de 2003 onde também foi responsável pela meteorologia. Na última VOR foi o navegador do barco Piratas do Caribe comandado pelo Paul Cayard.

Todos devem lembrar da vitória deles na última perna quando passaram de último lá por fora para primeiro ao perceber que junto à costa os meninos do ABN 2 estavam levando vantagem. Cruzaram toda a flotilha, lutaram com o ABN 2 e no fim abriram vantagem. Isto deve ter compensado o pior momento do Jules dentro de um barco que foi quando o Piratas do Caribe ameaçou afundar no início da primeira perna.

Palavras dele quando entrou para o time Ericsson: "Tenho uma abordagem prática de velejador para lidar com os problemas estratégicos e meteorológicos do novo percurso e também cuidar das coisas do dia a dia para manter funcionando os sistemas eletrônicos e de comunicação do barco".


Aksel Magdahl (Ericsson 3)
- Norueguês, 29 anos, solteiro.

Não se acham muitas referências sobre ele além de que foi navegador do trimarã de 60 pés do Knut Frostad que o elogiou muito por seu desempenho nos ventos fortes do Mar do Norte. Foi o primeiro escolhido para a tripulação pelo comandante Anders Lewander que durante o processo de seleção percebeu nele uma atitude correta combinada com boa estratégia e pensamento tático.

Seu estilo é de ficar o mais tempo possível no deck ao lado do timoneiro. Sua filosofia não é arriscar muito e se manter pronto para reagir às necessidades de mudanças para aproveitar as oportunidades quando aparecerem.


Andrew Cape (PUMA)
- Inglês (mas nasceu na Austrália), 45 anos, apelido Capey.

Foi o navegador do MoviStar na última Volvo Ocean Race. Depois do afundamento do MoviStar, se juntou ao time Ericsson para as últimas etapas. Fez parte do vitorioso time Alinghi em 2003 na Copa América. Participou também como navegador do time One Austrália na Copa América de 1995, barco comandado por John Bertrand que partiu no meio e afundou na Louis Vuitton Cup.

Esta será a sua quarta regata de volta ao mundo. Velejou antes no Tokio em 1993-94,Toshiba em 1997-98 e MoviStar/Ericsson em 2005-2006. Capey recentemente terminou em Segundo na Barcelona World Race a bordo do Hugo Boss. Tem 5 vitórias na Sydney-Hobart e 2 na Admirals Cup. Já participou também da mini transat.


Wouter Verbraak (Rússia)
- Holandês, 33 anos, mora com esposa e filho na Noruega

Meteorologista qualificado, inclui no seu currículo vitórias na Admiral's cup, na Breitling Med Cup, na Middle Sea Race, na Buenos Aires - Rio, na Block Island Race e um segundo lugar na Fastnet. Participou como consultor de estratégia e meteorologia de times da Volvo Ocean Race, da Vendee Globe, da Route du Rhum, da Jaques Fabres e de equipes Olímpicas.


Simon Fixher (Telefónica Azul)
- Inglês, 30 anos, mora na Espanha, apelido Si-Fi

É o mais jovem navegador nesta regata mas já tem boa experiência. Foi navegador do ABN 2 na última VOR. Participou como navegador dos sindicatos GBR Challenge, K-Challenge, Victory Challenge na Copa América. Foi também navegador dos TP-52 Stay Calm e Cristabella. No currículo tem também as regatas Fastnet Race e Sydney-Hobart.


Roger Nilson (Telefónica Negro)
- Sueco, 59 anos.

Vai para a sétima regata de volta ao mundo e sua oitava volta ao mundo pois participou do Jules Verne Trophy em 2005 a bordo do Orange II. Sua primeira regata de volta ao mundo foi no barco Alaska Eagle em 1981. Depois repetiu a viagem nos barcos Drum, The Card, Intrum Injustitia, Swedish Match (líder do projeto, co-skiper e navegador) e Amer Sports One em 2001-2002. Nesta sua última VOR passou por momentos difíceis surfando loucamente com ventos de 40 nós no meio de icebergs junto com o comandante Paul Cayard no Atlântico Sul antes de dobrar o Cabo Horn.


Ian Moore (Green Dragon)
- Irlandês do norte, 37 anos, velejador desde os 6 anos, seu apelido é Soapy.

Foi navegador do Illbruck, vencedor da Volvo Ocean Race 2001-02. Ficou 3 anos como navegador do time B do Emirates Team New Zealand na Copa América. Em 2007 foi nomeado navegador no Team Origin da Copa América. Foi campeão do mundo de TP 52 com o barco Patches.


Matthew Gregory (Delta Lloyd)
- Estadunidense, 31 anos (fez 32 nesta primeira perna), mora em São Francisco.

Tem bastante experiência na vela como instrutor, chefe de equipe, regulador de velas, tático, timoneiro e comandante. Desde 1999 tem atuado como navegador em regatas oceânicas como, por exemplo, a Tour de France Voile. Foi navegador do TP 52 Windquest no MedCup 2007 Circuit. Foi navegador e engenheiro de sistemas responsável pelos sistemas de computação a bordo, telemetria, coleta e análise de dados e o programa de meteorologia na campanha do barco Star and Stripes na America's Cup 2000-2003. Como curiosidade, no Star and Stripes, era o terceiro melhor preparado fisicamente dentre toda a tripulação. É instrutor no uso do Expedition, seu software favorito de navegação.

É o único navegador que tem um blog em que escreve diretamente do barco e se propõe a responder perguntas por email. Em seu blog dele em , diz que em sua mesa de navegação há dois computadores: um somente para executar o Expedition e outro para escrever no blog e emails. Segundo ele, poucas aventuras se comparam com velejar esta regata.

Comentários

You must javascript enabled to use this form

Bom dia cambada.

Infelizmente, sem foto. Só para postar o texto foram 50 minutos. A conexão aqui do hotel é um pouco pior que horrorosa.

Sobre nossa preparação, tudo em na mais perfeita paz. Trazer o barco de Ilhabela foi maravilhoso, uma balonada sensacional com direito a trisail, igualzinho o pessoal do Puma aprendeu com o Picareta.

Hoje, treino noturno: jibes, cambadas, rizos, trocas de vela, piling e até esporro. Apesar do pouco vento, foi muito bom para acostumarmos com a falta de luz.

Agora é hora de dormir, pois já estaremos de pé daqui a pouco. Com a chegada do Igor, vamos para o mar o mais rápido possível, antes do meio-dia, para voltarmos cedo, com prazo para descansar o suficiente para a largada e aproveitar a extraordinária do Guarujá.

Fotos, com essa conexão, vocês só verão quando chegarmos ao Rio. Beijos e abraços a quem de direito.

Postado por Gustavo Sirelli, do site aqui em 23/10/2008 às 01:03

Tá valendo o OURO, pós Gustavo?

Sorte a nossa embarcação c/ a habilidade costumeira! Torço daqui pra vocês.

Alfeu,

Boa... pena estar longe e não poder participar de um forum sobre estes softwares e como utilizá-los.

Recebeu o e-mail? (se recebeu, replique para o Humberto e Elisa)


Acelera aí gALLera tripulação! Por aqui os botequeiros distribuindo na gringalhada, menos eu (vexame)

Postado por MB1, em 23/10/2008 às 01:15

OURO!!!??

Postado por KikoPR, em 23/10/2008 às 01:15

Bom dia!

Belo artigo Luca!

E uma boa actualização esta manhã. ERT4 a uma milha atrás de Puma mas mais a Leste que lhe dá um ângulo melhor para Noronha onde vão passar na próxima hora. Penso que ainda seja possível passar em segundo.

E a vantagem para Green Dragon está diminuíndo cada hora...

FORÇA TORBEN!!!

Postado por Lars, em 23/10/2008 às 05:01

Bom dia.
Bons ventos.


A turma lá em São Paulo está empolgada, teve até treino no escuro, vixe!!!

Comunicado:

O escriba dessas mal traçadas informa que Dona Riala ontem operou os meniscos.
A operação foi um sucesso, passa bem e breve estará de volta aos estádios para nos presentear com seu maravilhoso futebol.

Postado por Rial, em 23/10/2008 às 05:04

Segundo o PTTL Torben vai passar 1 minuto e 35 segundos em frente a PUMA!

FORÇA TORBEN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por Lars, em 23/10/2008 às 05:23

Grande Gustavo!

Achei seu comentário mais legal do que o próprio artigo.
Boa sorte aí pra vocês!
Aliás, PQP, como a última VOR mudou a sua vida hein cumpadi! A sua e a de mais um milhão de pessoas! rsrsrs....

Valeu!!!

Postado por Andre do Mau, em 23/10/2008 às 05:56

Bom dia

Lars

Também acredito. A diferença entre o E4 e o Puma caiu para 1.2 milhas e o ângulo do E4 no final pode ficar um pouquinho melhor. Vamos ver na próxima atualização se já embolou mais.

Gustavo

Hora de muito descanso e pouca cerveja...

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 07:15

Na atualização de agora, a diferença entre o E4 e o Puma caiu para 0.9 milhas. O E4 aponta 2 graus melhor do que o Puma e 12 graus melhor do que o GD.

Tudo indica que depois de Noronha a disputa entre os 3 primeiros será dura porque a distância do Puma para o GD caiu para 20 milhas.

Hoje será dificil acompanhar. Só volto a noite. Bons treinos a turma do Boteco 1 e dá-lhe Turbina!!!

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 07:22

votos de sorte para Grael... de acordo com o solicitado, em todas as largadas que fui pedi podium ao grael, ele tem-me honrado com essa vontade. aqui só espero isso.
no VS não consigo nem baixar fernado Noronha nem isobaras. acaba por ser uma seca só ver as trajectorias. de vrdade, outra coisa que faz falta é um bracão brasileiro... o pessoal devia estar mais animado.!

Postado por jose carlos, em 23/10/2008 às 07:48

Bom dia, galera!
===
Rial, beijos para D. Riala!! Diga para ela que o lugar de atacante no time do boteco está garantido para ela.

===

Coisa boa acordar e ver os meninos do E4 pendurados, trocando figurinhas com os do Puma. Acho que hoje durante o dia ainda rola alguma coisa mais íntima entre eles, tipo um carteado.

===
Dormi demais, meu barcos quase foram parar no outro lado do planeta, mas não tou nem aí... mais uma chance para tomar vergonha na cara e aprender algo.

===
Estou gostando de ver a animação da Equipe. Treino noturno?? Muito bem!!

==
Vorto depois.

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 07:56

Segundo o texto acima do Luca e pelo prognóstico, haverá disputa entre Bowe Bekking e Andrew Cape para ver quem afunda o barco primeiro. Capey parece ser ainda mais pé frio...

Postado por Giorgio Seixas, em 23/10/2008 às 07:59

Bom Dia....Gente Amiga...................

Tá chegando a hora das previsões do track Track...irem para o espaço.......
Acredito q eles estão atras dos pontos de Noronha.....e assim q decidirem isso vão se mandar para oeste junto a costa...........
Quem quer apostar...??????????????rsrsrsrsrsrs.............

Eu vou fazer é isso ai.......porem estou muito mais a oeste de Noronha.....então só poderei me mandar para costa amanhã de manhã....quando passar por João Pessoa.......... é esquecer as posições e mandar ver sem medo de ser feliz...........

Um ótimo dia para todos......................

Aceléééééééééeééra Turbina..................

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 07:59

Rial, dê um abraço meu para D. Riala.
.
Fala aê, tchurma!
Boa Gustavo, você e os amigos da Santos-Rio tão se aprumando para fazer bonito. Será que vão passar na minha praia? Tem um vento bom do lado de cá :-) Eu consigo contar carneirinhos da minha janela.
.
Abraços a todos e bons ventos!

Postado por Giorgio Seixas, em 23/10/2008 às 08:06

Outra coisa:

o fato de Andrew Cape ser o navegador do PUMA explica bem essa marcação acirrada no Torben, continuação do duelo Piratas x Brasil 1 da VOR passada...

... ele sabe quem é o melhor...

Postado por Giorgio Seixas, em 23/10/2008 às 08:11

Bom dia. Estamos saindo para nosso último treino. Igor nos encontrará no clube e hoje é dia de testar as velas novas do Fandango.

Giorgio, carneirinhos da sua janela é ótimo. Mas precismos saber em que direção...

Luca, fique tranquilo. Hoje sairemos da água às 15h. Só vamos para não enferrujar e apresentar o barco ao Igor. Depois, descanso e macarrão.

Beijos e abraços a quem de direito.

Postado por Gustavo Sirelli, em 23/10/2008 às 08:15

um adendo, antes que digam que citei Cape como navegador do Piratas. No caso do duelo, estou me referindo à nacionalidade do Puma. Escrever mais rápido do que a gente pensa tem dessas coisas, a gente acaba falando besteira ou não sendo muito claro nas idéias. ;-)

Postado por Giorgio Seixas, em 23/10/2008 às 08:16

Rapidinho...

Rial, boa recuperação para a Dona Riala.

Grilo

Tem certeza de que vai para oeste? Releia o que o Alfeu escreveu. Acho que na regata real ninguém vai oestar nem meio segundo.

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 08:19

Gustavo, quando engrossa o tempo por aqui, o vento rende um través folgado ou popa do Recreio em direção à Zona Sul. Olha nas previsões aí se vai ter pressão por aqui.
.
É melhor eu já ir mandando os carneirinhos pastarem.

Postado por Giorgio Seixas, em 23/10/2008 às 08:21

Elisa.....esqueceu...??? A Aurete é zagueira.....kkkkkkkk............

Rialêra....Cuida bem dela ai.....Cafê na cama e tudo o mais..........Quantos meses afastada dos gramados...???rsrsrsrs....
Beijão procês e super recuperação para minha querida amiga........

Continuo apostando.....Cruzou o gate coloca code 0 e BQB....
Heading próximo de 215°...............

Como funciona a passagem para pontuação..????...pelo visto não é cruzar a longitude de noronha....por q se bastar apenas estar abaixo da linha minhas previsões vão para o espaço......rsrsrsrs.....
Aguardo resposta breve......

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 08:30

Grilo,
É verdade!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 08:35

Galera do Rio,

Parabens a todos voces pelo que tem feito pela vela no Brasil.
Espero conseguir estar no Iate de Santos para ver voces sairem para a agua.

AFUUUU...
Que bons ventos os levem e como nota a ZDL empresa de press release sobre vela mandou um artigo com um paragrafo dedicado a voces (nós) botequeiros na santos-rio.

Mais uma vez PARABENS a todos voces.

Postado por jorgesomers, em 23/10/2008 às 08:37

Luca......Para mim andar a mais de 180° de heading é ir para oeste.....continuo achando sim......rapidinho dá para subir o balão e na altura de Porto seguro começa a girar sozinho ....voando.......kkkkkkkkkkkkkkkkk..............

Mas tudo pode mudar....Tchan...Tchan...Tchan....

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 08:47

VOR para natação com a Fefê....Depois eu resolvo......

rsrsrsrs............

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 09:26

CHAPEUZINHO VERMELHO NOVA!

Caminhava Chapeuzinho Vermelho no meio da floresta quando aparece o lobo e diz:


-Vou comer uma coisa sua que nunca ninguém antes comeu....


Responde a Chapeuzinho:


- Só se for o cesto!

Postado por Rial, em 23/10/2008 às 09:34

Buuuuuuuenas

Super,Hiper,Mega aaaaaaaaaaaandiosa por tuuuuuuuuuuuuuuuuudo!!

RIAL

Beijos e mais beijos pra ti e pra guerreira Aurete!!!!

Depois de muitas combinações parece que o 'partir pro abraaaaaaaaaaaaaaaaaço' esta cada vez mais proximo!!!!

Vamo Q Bamo!!!!

Pretendo chegar ao hotel lá pelas 17:30...caso precisem de mim/carro/etc...é só me ligar que saio correndo,só nao vou mais cedo, pois sei que não vou encontrar ninguém!!!


beijos e Bons Ventos


Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina!!!

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 09:54

Green Dragon no visual em Noronha.com.br.

Postado por Nio, em 23/10/2008 às 09:56

Salve Galera

Luca
====
O clima é muito dinâmico, as previsões emitidas hoje já apresentam a formação da alta pressão para os próximos dias, aparecendo pelo dia 26 e permanecendo até dia 30, que é o alcance máximo das previsões feitas hoje. Este sistema de alta se atingirá uma extensão da posição 20ºS/24ºO até Cape Town.

O Soft Deckman já recomenda a rota sul com o ponto de virada na latitude 39.

Galera do SOL & VORG
====================

Rota sul, waypoint da virada:

Lat: 39 S
Lng: 26 O

Mas tudo pode mudar....

Postado por Alfeu, em 23/10/2008 às 10:05

Q...adrenalina da ppppppppppppppppppp.o.r.r.a!!!!!!!

1 milha...

1 nó....

bamo Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina!!!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 10:06

[www.chatmaker.net]

Postado por Niocler, em 23/10/2008 às 10:09

O André, de Noronha está me falando no chatmaker que viu o Green Dragon passar há 05 minutos, muito longe.

Postado por Nio, em 23/10/2008 às 10:17

SEGUNDOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

E so nao foi primeirao porque teve que ir muito a leste no cape verde pra desembarcar o joelho!!!!! Nao foi nem pelo tempo perdido nao, foi pela perda da oportunidade de ir mais a oeste!!!

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 23/10/2008 às 10:20

Atualização em 01 minutio

Postado por Nio, em 23/10/2008 às 10:28

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina...golpe de mestre!!!!!!!!!!!!


Vamo q baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo!!!!!!!

UhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 10:30

''André Sam :: Estou no meio da ilha a 100 metros de altura. Aqui tenho vista privilegiada

Postado por Nio, em 23/10/2008 às 10:32

Diário de Bordo N5


Ola,

Por aqui as coisas vão indo direitinho.

Apesar da falta do Tony, que me sobrecarrega bastante, nosso desempenho no longo contravento desde os Doldrums ate aqui tem sido bom, e provavelmente pelas boas velas que temos para essas condições.

Nossos 'impermeáveis' que são feitos de um material que em teoria deixa respirar e não passar a água. Mas parecem ter o efeito exatamente contrario. Suamos muito, mas estamos tbm sempre com o traseiro molhado, na melhor das hipóteses.
Eu calco 44 ai o Brasil (45 na Europa ) . Pedi uma bota 46 e quando fui tentar colocar em Alicante , sem chance. Consegui trocar pela maior que tínhamos, uma 48 . Mesmo assim para calcar e um saco e so consigo com muito esforço e com a única meia fina que trouxe. Claro que ela ja esta pedindo arrego apesar de uma lavadinha lá nos Doldrums. O problema da bota apertada é que o pe sua muito . Nestas regioes ate que da para ficar descalço , mas o risco de dar uma topada e grande e depois de duas horas em pe, no leme, o calcanhar fica em chama

Faltam apenas 80milhas para Noronha e temos uma chance de passar os americanos, a briga esta boa ! Difícil mesmo esta escrever neste teclado saltitante.

Hoje tivemos a visita de Netuno, Deus dos mares , que foi interpretado de maneira magistral pelo horacio. Depois de enumerar as acusações aos dois proeiros Blood e Ryno ( Phil e Ryan ) os únicos que nao haviam ainda passado pelo Equador, eles foram devidamente 'julgados e castigados' . Urubu ( Horacio ) deveria ser ator , fez ate um traje, com tridente e tudo. Muito divertido.

Bons ventos, Torben

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 10:40

''Navarro :: eles vão passar por ali?
Nio :: Acho que sim, o André, de Noronha está vendo os barcos
Guest 4619 :: ;
André Samp is now André Sam
André Sam :: Acabei de falar com o Ericsson 4. Estão a 3 milhas da ilha.
André Samp is now André Sam
André Sam :: Vamos entrevistar o Grael pelo VHF''

Postado por Niocler, em 23/10/2008 às 10:53

Please:Quem Traduz????!!

Obrigada!!


=============================================


Ericsson4: email

Thursday 23rd October 2008 13:04

Guy Salter (Media Crew Member)

We can see them about 6 miles to leeward and its a marginal lay to the western point of the scoring gate at Noronha, if they tack and we lay then we will get 2nd - any lift will make it really tight – plus TELEFÓNICA BLACK are steaming in above us both.

It is really hard work onboard as we beat in a very choppy seaway in 20 - 25kts of wind. Everything takes 3 times as much effort as the boat pounds into the waves.

The media computer keeps telling me of an 'unexpected fault' so often that I expect the unexpected - it just happens to coincide with us launching off a big wave - of which there are numerous.

Nobody has time to chat as all concentration goes into getting to the gate quicker than the boats around us, which is why it is my report to write.

The strain of being a man down is showing in the harder conditions - but we seem to be coping, although if Tony (Tony Mutter) were here we would probably have that extra gear he often provides us with.

King Neptune visited yesterday evening in all his Brazilian style, the craftiness of Rolandinho, the killer instinct of Kaka and the power of a Zico volley. Horacio (Carabelli) and Joca (Signorini) did a fantastic job and I don’t think that the mental and physical scars will last too long with Phil (Jameson) and Ryan (Godfrey). A lot of fun was had - even by the victims and it was very quickly back to business.

The next couple of hours will be intense.

Received 13:04 GMT

.

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 10:54

Traduzindo o e-mail do Ericson passado pela Clau:

'Podemos ver eles cerca de 6 milhas a sotavento e é um caminho 'beirando' o ponto oeste do portão de Fernando de Noronha, se eles cambarem e nós conseguirmos passar direto vamos pegar o segundo lugar, qualquer variação pode tornar realmente 'apertado', e ainda mais o Telefonica Negro está vindo com tudo pra cima de nós.

É realmente um trabalho duro a bordo porque estamos em um mar muito agitado em 20-25 nós de vento. Tudo toma 3 vezes mais esforço quando o barco está batendo muito nas ondas.

O computador de dados continua me dizendo de uma 'falha inesperada' tão frequentemente que eu espero o inesperado, e geralmente acontece simultaneamente com a gente pulando uma grande onda, as quais são muitas.

Ninguém tem tempo de conversar porque a concentração está toda em chegar ao portão mais rápido que os barcos em volta de nós, por isso este report sou eu quem estou escrevendo.

A pressão de ter um homem a menos é perceptível nas condições mais duras, mas nós estamos superando, entretanto se Tony estivesse aqui nós provavelmente teríamos esta 'engrenagem' extra que ele sempre oferecia para nós.

O rei Netuno nos visitou ontem a tarde com todo o seu estilo brasileiro, com a astúcia de Ronaldinho, o instinto matador de Kaká e o poder de um 'Zico volley (?)'. Horácio e Joca fizeram um trabalho fantástico e eu não acho que as cicatrizes mentais e físicas de Phil (Jameson) e Ryan (Godfrey) vão durar muito tempo. Tivemos muita diversão, mesmo para as vítimas, e voltamos rapidamente ao trabalho.'

Postado por Marcelo Navarro, em 23/10/2008 às 11:25

Navarro,

Muiiiiiiiiiiiiiito Obrigado!!!!

Fico procurando informações de bordo,pois tô na maior ansiedade...rsrsrsrsrsrsr

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 11:32

Esses emails sào maravilhosos! Passam a adrenalina para a gente. Adorooooooo!!!

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 11:32

Olhem esta foto do GD passando Noronha, dá pra ter uma idéia da pauleira que está o mar... [www.volvooceanrace.org]

Postado por Marcelo Navarro, em 23/10/2008 às 11:34

Vou ter que dar um jeito de me manter conectada qdo voltar a trabalhar... ou o dono da lanhouse vai ficar rico às minhas custas e mihas idas ao café e ao banheiro serão cada vez mais longas!
Esse troço vicia... enlouquece... Já tinha esquecido de como era bom!!! Uebaaaaaaaaaa!!!!! Bom demais!!!

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 11:35

Sera que estou enganado, ou o gate eh um circulo em volta de F. Noronha e vale ser cruzado em qualquer ponto?

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 23/10/2008 às 11:42

UUUURRRÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

SEGUNDÃO!!!!!!!!!!!!!!!! E no ranking geral agora estão empatados em primeiro lugar GD, Puma e E4!!!!!

Provisional leaderboard (including first scoring gate):

1 PUMA - 6pts

2 Ericsson 4 - 6pts

3 Green Dragon - 6pts

Postado por Marcelo Navarro, em 23/10/2008 às 11:47

O GD botou rumo 104, vai tentar a rota leste vai pelo meio do Atlantico.

Postado por Alfeu, em 23/10/2008 às 11:55

Glauco, é preciso deixar Fernando de Noronha por bombordo, não sei mas acredito que devam haver uma cordenadas geográficas definidas anteriormente, entre a ilha e algum ponto bem distante que formam uma linha considerada como 'chegada'. Alguém sabe dizer precisamente qual é esta linha do portão de pontuação?

Postado por Marcelo Navarro, em 23/10/2008 às 11:55

Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo isto é MASTERCARD!!!!!!

UhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhU!!!


Mandei um email a Andrea Grael....dando os Parabéns ao Ericsson4(loooooooogico que em especial a Turbina,de quem sou fã incondicional e de carteirinha N1...rsrsrsrs) em nome de TODOS do Boteco1!!!!!!!!!!!!


Vamo Q Bamo!!!!!!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 12:05

HHHuuuuRRRuuuuLLLLLLLLLLL................

que golpe de mestre.......

Como ninguém me esclareceu e o GD já está fazendo exatamente o q eu falei....kkkkkkkkk......
Pelo visto na regata real tinha uma posição na longitude q eles tinham q passar.......
Espero q no game não tenhamos q fazer o mesmo..........

Correria louca .....só vorto a tardinha....................

Valeu Turbina.....................o gatinho deve tá miando de raiva....kkkkkkkkkkkkkkkkkk....q paulada............

Intéses.................

No aguardo do polar do Fandango para q possa ver a melhor rota.............rsrsrsrsrssrs.................

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 12:07

Finalmente resumão! E4 passa em segundo em Noronha e lidera VOR. E mais, muito mais!!

A turma da caverna do dragão foi a primeira a ver o território nacional hoje e colecionar seus preciosos pontinhos.


Ericsson 4 monta Noronha em segundo e já lidera VOR em empate triplo. Quantum lidera mundial de TP52 nas Canárias. Betão se prepara para retomar travessia. Italiana e inglesa garantem vagas femininas para a Copa da Nações em Porto Alegre


E mais: Sanderson e Ainslie tentam bater o recorde do Atlântico Norte. Valência sediará regata da classe da Copa América em novembro. Robert e Bruno têm medalha carimbada nos 200 anos do BB em Brasília. Sorsa vence Escola Naval. Diferencial, de Nelson Ilha, ganha no sul. Ele merece: Nelson Ilha recebe medalha do governo gaúcho. Proite vence de Laser em BsB. Paranhos é campeão do DF de Optmist. Hugo Boss sofre colisão a caminho da Vendée. Santinha lança veleria. Lightning tem nova flotilha no Paraná. Projeto Enamar comemora 3 anos em Guaratuba. Capixaba de Dingue sofre com o ventão. Disputa acirrada no ranking baiano de OP. Recadastramento de rádio controlado. Pedro Stier vence dois SulAms de RC na Argentina. Portimão Race rumo à África do Sul.

Agende-se: Classe A-Cat animada em novembro. SulBra de Laser em SC. Santos-Rio no final de semana. Curso da CBVM para regatas em equipe no Caiçaras-RJ.


Bom dia querido amigo e queridíssima amiga!! Finalmente!!! Direto do covil, vamos finalmente às manobras retóricas atualizatórias para que você não deixe de saber nada do que aconteceu, na semana passada e nesta, no mundo da Vela.

Tá, eu sei... É um saco ficar lendo estes resumões enormes e antigamente quando a coisa era mais freqüente, era muito melhor. Concordo 100%. Imagina o porre que é escrever então? Juro que estou tentando voltar ao “normal”... A eleição está passando e estou escrevendo só mais um livrinho mesmo(!?). Até lá, mantenho o compromisso de deixar o amigo vélico informado de tudo que interessa, mesmo que na sazonalidade. E em breve espero ter novidades boas para todos nós. Mas vamos que vamos!!

Comecemos pela nossa ilha pátria.

VOR – Quem brinca com dragão morre queimado, já dizia um amigo da minha sogra... E não é que os sino-irlandeses da lenda verde cruzaram o portão de Noronha em primeiro? Precisamente às 1224GMT (10:24 hora de Brasília).Que beleza!!

Os caras levaram tão a sério aquela onda de oeste que para conseguirem passar em Noronha tiveram até que dar uns bordinhos... Para o leste! Com isso, nosso comandante-em-chefe e seu E4 apareceram, já em segundo, com o Puma na esteira, 13 milhas atrás dos caras no boletim das 1300GMT. Obaa!!

Depois as 1359GMT (11:59 em Brasília), para nossa alegria, o barco internacional do Ericsson Racing Team foi o segundo a passar na paradisíaca ilha brasuca, com os ianques apenas 17 minutos atrás, e já saiu com o dragão na alça de mira. O Puma foi o terceiro e, com isso, os 3 primeiros estão empatados no topo da tabela da VOR. E pior... A se manterem as posições atuais, Green Dragon, E4, Puma, TeleNegro e TeleAzul terão, todos(?!), os mesmo 6 pontos na tabela geral. Caraca! Isso que é “torneio” equilibrado hein!

E Torben mandou mais novidades de bordo. Acompanhe. “Por aqui as coisas vão indo direitinho. Apesar da falta do Tony, que me sobrecarrega bastante, nosso desempenho no longo contravento desde os doldrums até aqui tem sido bom, e provavelmente pelas boas velas que temos para essas condições.

Nossos ‘impermeáveis’ que são feitos de um material que em teoria deixa respirar e não passar a água. Mas parecem ter o efeito exatamente contrario. Suamos muito, mas estamos também sempre com o traseiro molhado, na melhor das hipóteses.

Eu calço 44 ai no Brasil (45 na Europa). Pedi uma bota 46 e quando fui tentar colocar em Alicante, sem chance. Consegui trocar pela maior que tínhamos, uma 48. Mesmo assim para calcar e um saco e só consigo com muito esforço e com a única meia fina que trouxe. Claro que ela já está pedindo arrego apesar de uma lavadinha lá nos doldrums. O problema da bota apertada é que o pé sua muito. Nestas regiões até que dá para ficar descalço, mas o risco de dar uma topada é grande e depois de duas horas em pé, no leme, o calcanhar fica em chamas.

Faltam apenas 80 milhas para Noronha e temos uma chance de passar os americanos, a briga está boa! Difícil mesmo está escrever neste teclado saltitante.

Hoje tivemos a visita de Netuno, Deus dos mares, que foi interpretado de maneira magistral pelo Horácio. Depois de enumerar as acusações aos dois proeiros: Blood e Ryno (Phil e Ryan) os únicos que não haviam ainda passado pelo Equador, eles foram devidamente ‘julgados e castigados . O Urubu (Horácio) deveria ser ator, fez até um traje, com tridente e tudo. Muito divertido!”. Que bom que os caras ainda conseguem dar umas boas risadas. Eu aqui fico tenso!!





Os TPs evoluíram bonito nas Canárias ontem.




TP52 - Está rolando o Campeonato Mundial de TP52 em Puerto Calero, Lanzarote, ilhas Canárias. Até o próximo Sábado, 14 tripulações de altíssimo nível estarão se batendo pelo mais alto do pódio. Infelizmente não há representantes brasucas por lá. Quer dizer... Lucas Brun é parte da tripula do Audi Q8. No entanto, temos uma nau patrícia, a “tuga” Bigamist 6, de Pedro Mendonça, com o starista olímpico Afonso Domingos ao leme, o Matador da Argentina e o chileno Mutua Madrileña com o triestino Vasco Vascotto no timão.

Ontem na 6ª regata, a primeira prova costeira, os “tugas” ficaram em 12º e mantém a 12ª posição geral. O torneio é liderado pelo recente campeão do circuito MedCup, os norte-americanos do Quantum, com o Mutua Madrileña em segundo e o Artemis do meu brother Russell Coutts em terceiro.

No terceiro dia de regatas o Bribón, timoneado pelo próprio rei de Espanha, S.M. Juan Carlos II, saiu-se bem nas 33 milhas náuticas do percurso, com ventos de 14 a 20 nós, e foi terceiro na linha para ficar em 4º geral. Amanhã realiza-se a segunda regata costeira com um percurso de 60 milhas náuticas.

Nosso correspondente lusitano Rui Costa, ouviu Hugo Rocha, táctico do Bigamist 6 por lá: “quanto ao resultado, correu normalmente. Julgo que podíamos ter feito um pouco melhor em termos tácticos, dado que perdemos algumas oportunidades de nos recuperar. Largamos bem, mas a aproximação à primeira bóia não foi a mais acertada. Para amanhã, penso que continua a ser difícil subir na classificação mas temos de acertar na táctica”, falou. Sorte aos tugas!!


Betão - A Travessia do Pacífico vai recomeçar. Beto Pandiani e Igor Bely retornam no final de outubro para Port Vila, em Vanuatu, de onde partirão para completar a aventura que pretende conectar o Chile à Austrália em um catamarã sem cabine, num total de 10 mil milhas. A previsão é que a dupla complete o último trecho da viagem na metade de novembro.

Os velejadores interromperam a expedição há dois meses, depois de enfrentarem mares bravios, ventos fortes e terem problemas com o Bye Bye Brasil. O barco foi consertado e passa pelos últimos ajustes em Vanuatu, a cerca de mil milhas da Austrália.

Durante a pausa na viagem, Beto Pandiani aproveitou para dar continuidade a uma série de projetos no Brasil. Ele coordenou uma exposição da Travessia na Adventure Sports Fair - feira de esportes de aventura que ocorreu em São Paulo -, deu início à edição do segundo DVD sobre a expedição e iniciou a preparação de um livro com as imagens da aventura.

Pandiani também lançou, junto com a fotógrafa Maristela Colucci, uma exposição de fotos da primeira etapa da expedição, que será exibida nas lojas FNAC de todo o Brasil. Ele ainda finalizou o livro “O mar é minha terra” e se dedicou a algumas palestras que estavam agendadas, onde contou sobre suas aventuras no mar e sobre o planejamento necessário para se superar grandes desafios.

Enquanto isso, seu parceiro Igor Bely retornou para a França, onde mora, para reiniciar seu curso de engenharia. Ambos viajam para a Polinésia no dia 27 deste mês e a coisa toda vai recomeçar. Ave Beto!!


Nation’s Cup - A britânica Lucy MacGREGOR e a italiana Sabrina Gurioli foram às vencedoras da Final Regional de Antibes, da ISAF Nation’s Cup. Elas qualificaram seus países para a Nation’s Cup Grand Final, que será realizada em Porto Alegre, no Veleiros do Sul, em março de 2009.

Após as regionais realizadas na Itália e na Nova Zelândia, a batalha pelas vagas na Grande Final da Copa das Nações, de match race, foi no último fim de semana para o Mediterrâneo, no Yacht Club d'Antibes. A Final Regional na França era destinada à categoria das mulheres, agrupamentos I e II da Europa. A etapa francesa se mostrou difícil, com ventos moderados e grandes ondas proporcionando um verdadeiro teste para as equipes representantes dos sete países concorrentes: Grã-Bretanha, Itália, Dinamarca, Portugal, Alemanha, Espanha e Países Baixos.

Após os robins- round, realizaram-se as finais entre os classificados nos agrupamentos Europa I e II . Na final para a Europa I, Sabrina Gurioli, da Itália, enfrentou a comandante portuguesa Rita Gonçalves. Gurioli, com 14 pontos acima de Gonçalves no ranking da ISAF, começou como favorita e confirmou sua posição até o encerramento. Ela ganhou a disputa por 2 a 1 e garantiu a presença da Itália pela primeira vez na Grand Final da ISAF Nation’s Cup.

A batalha na divisão Europa II prometia ser mais disputada. A britânica pegou na final uma das mulheres mais experientes na modalidade de match race, a dinamarquesa Lotte Meldgaard Pedersen, terceira do ranking mundial. A disputa foi muito parelha, Lotte saiu com vantagem no início, mas MacGregor lutou e virou o jogo para 2 a 1.

Só que a equipe da Dinamarca empatou em 2 a 2, antes do vento morrer, o que levou a decisão ser adiada por um bom tempo, aumentando ainda mais a tensão. Finalmente uma brisa leve chegou para o quinto e decisivo match final. A dinamarquesa começou bem, mas foi surpreendida pela inglesa que tomou a dianteira e se manteve na frente até a vitória. Porto Alegre vai bombar!!






Ele nasceu com o nome de Speedboat, agora vai tentar ser o veleiro mais veloz no Atlântico Norte.




(_~~ (_ Rajadinhas (_~~ ~ (_

** O recorde que mexe com os brios de todos os velejadores, afinal de 1905 até 1980 permaneceu inalterado, está novamente sendo posto a prova. Desta feita é o mamute de 100 pés desenhado por Juan K. Virgin Money (ex-Speedboat) que sob o comando de Sir Richard Branson, com Mike Sanderson e Stan Honey (o comandante e navegador do ABN1 na última VOR) e o tri-campeão olímpico Ben Ainslie, na tripula de 25 pessoas, vai se aventurar do farol de Ambrose até a ponta Lizard no Atlântico Norte. Ontem a noite os caras estavam com 40 nós de vento a 150 milhas de NY depois de 8 horas no mar. Será que vai rolar o recorde? Fique ligado!!

** E Valência voltará a ver barcos da Copa América navegando. O polêmico CNEV, o clube-fantoche do Alinghi que foi reabilitada pela corte de NY como desafiante principal, convidou vários times da Copa para sua regata anual (que ironia, foi pela ausência dela que o Oracle havia ganhado na primeira instância). Claro que o Alinghi já topou e o Prada sinalizou que gostaria de ir. Será agora em novembro. E para colocar mais lenha na fogueira, o defensor Alinghi abriu inscrições para os desafiantes da 33ª Copa América. Quem se habilita?

** Esta é da semana retrasada, mas não poderia deixar de citar. Em águas do lago Paranoá, na super organizada - com transmissão ao vivo e até narração -, regata comemorativa dos 200 anos do Banco do Brasil, na AABB, Lars Grael e Tinha Moura venceram a dupla de prata em Pequim 2008, Robert Scheidt e Bruno Prada, no Star. Até aí, é até “possível”... O lance é que nosso querido amigo Admar Gonzaga e o fiel escudeiro Xande, no desempate, tiraram a dupla olímpica do segundo lugar do pódio e ficaram com o vice. Caraca!! Admar tem que fazer uma placa auto-homenageativa e pendurar na sala de casa. Este lago é fogo!! Parabéns à flotilha Paranoá e aos convidados de honra!

** Outra antiga, mas necessária. Rolou a tradicionalíssima Regata da Escola Naval. Sem aquele frenesi de antigamente entre os velejadores de altom nível, mas igualmente uma festa da vela nacional. O Sorsa foi o fita azul na 63ª Regata Escola Naval, realizada no domingo 12/10, na Baía de Guanabara. A organização da regata, que neste ano comemorou os 200 anos da Escola Naval no Brasil, ficou satisfeita com o número de participantes e a festa que coloriu novamente um dos mais belos cartões postais do mundo. “Nossa meta era bater os 700 inscritos e conseguimos. Este ano ainda tivemos a participação , pela primeira vez, de velejadores portadores de deficiência, que competiram na classe Vela Adaptada. Nos orgulhamos muito de um evento como esse, que só faz crescer a cada ano, afirmou o Comandante João Batista Barbosa. Fica o registro!

** Com menos de três meses de existência, a Diferencial Sailing Team pôde comemorar a conquista de mais título para o seu currículo. A equipe, que vêm se destacando nas competições que participa, venceu o tradicional Troféu Cayru de Vela Oceano, disputado no último final de semana em Porto Alegre, RS. Comandado por Nelson Ilha, o grupo conta com Lais Guesch Silva, Gustavo Thiesen, Frederico Sidou e Christian Alderete na tripulação. Levando o nome da Diferencial Corretora de Títulos e Valores Imobiliários S.A., a equipe recentemente venceu a 9ª Regata Porto dos Casais e o Circuito Cone Sul de Vela Oceânica.

** Por falar no Nelsão... O velejador Nelson Ilha receberá no próximo dia 17 de outubro, sexta-feira, a Medalha João Saldanha, por sua relevante atuação em prol das atividades desportivas. Conhecido no meio da vela, Ilha, que agora comanda a equipe Diferencial Sailing Team, já participou como árbitro de competições importantes como as Olimpíadas de Pequim, o Match Race Sails of White Nights na Rússia e o Pan-Americano do Rio de Janeiro. Além disso, o empresário conquistou inúmeros títulos durante a sua carreira como atleta como a Copa Porto dos Casais e a Copa Ilha Chico Manoel, ambos em 2008.

** André Proite, do Iate Clube de Brasília, venceu as três regatas, na categoria Standard, do Torneio Flotilha AABB de Laser que aconteceu neste final de semana. O torneio foi validado com três regatas realizadas com bons ventos no sábado. No domingo, não houve intensidade suficiente para dar continuidade às três provas restantes. Na categoria Radial, Pedro Diniz, da AABB, ficou com a melhor colocação. Na categoria 4.7, Bruno Lossio, do Iate Clube, ficou em primeiro. Valeu Proite!!!

** Ainda no DF ... Das nove regatas realizadas no DF de Optmist 2008, Ricardo Paranhos (ICB) venceu seis. O campeonato, realizado no Iate Clube de Brasília, terminou neste final de semana (04 a 19 de Outubro). Rodrigo Mendonça (ICB) ficou em segundo lugar e Felipe Rondina, em terceiro.. Parabéns ao Paranhos!!

** Seguindo... Já entre os 28 estreantes participantes no DF, João Teodoro Souza de Paula conquistou a primeira colocação. Em segundo ficou Maria Eduarda Botafogo Proença e Igor Rocha Azevedo, ficou em terceiro. Todos os três são do Clube Naval de Brasília. Boa renovação do Naval hein!!

** Alex Thomson tem que contratar uma ajuda espiritual urgente. O inglês que detém o recorde de singradura (milhas em 24h) da classe Open 60 e já tentou duas vezes - quebrou em ambas -, completar uma Vendée Globe foi atacado pelo pé gelado de novo. É que o cara estava chegando em Les Sables D’Olonne, local da largada da próxima volta ao mundo em solitário sem escalas, quando um barco pesqueiro abalroou seu Hugo Boss novinho em folha, abriu uma cratera no costado e quebrou o mastro do Open 60. Putz!! Saravá meu pai!! Ate ecumênico na Inglaterra já!!

** Em tempo...Thomson diz que vai consertar o barco e partir para a Vendée. Sei não... O sofá é mais seguro!!

** E Maurício Santa Cruz manda avisar que sua Santa Cruz Sails já está em pleno funcionamento. “Senti que havia um nicho no mercado de velas de alta qualidade, com um custo um pouco menor, aqui no Brasil e resolvi investir”, contou para a coluna. Sucesso Santinha!!

** A classe Lightning anda muito animada com a fabricação dos novos barcos (que foram desenhados pela lenda Olin Stephens) no Brasil e a vitória da candidatura de Búzios para sediar o mundial de 2011. Estas e outras notícias estão na Newsletter da ABCLi, super bem feita, nos enviada pelo amigo John Bennett. Outra notícia boa é a recente criação da já super atuante flotilha de Lightning do Paraná. Este barquinho é muito legal mesmo! Confortável, técnico e divertido na medida certa!!

** Por falar no Paraná... Pedro Prosdócimo, que também já está no Lightning, e uma turma boa de lá estão comemorando 3 anos de Projeto Enamar, uma bela iniciativa que junta vela, remo, canoagem e cidadania para o resgate social das crianças de Guaratuba. “Nestes três anos, mais de duzentas crianças participaram do projeto, aprendendo a remar, a velejar, e principalmente a importância do esporte nas suas vidas, nos dando muitas alegrias e motivo para seguir em frente. Quero agradecer muito ao amigo Camargo, coordenador do projeto, que levou em frente e tornou realidade uma idéia que parecia tão distante. Agradecer ao amigo Nelsinho Galvão que me disse uma coisa que pus em prática e realmente aconteceu: ‘tem muita gente boa aguardando uma oportunidade para ajudar, precisam só que alguém sério lhes mostre como’. Deu certo Nelsinho.A todos vocês, amigos e colaboradores, nosso muito obrigado”, disse Pedro, por e-mail. O site do projeto é www.enamar.org.br. Muito legal mesmo!! Parabéns!!

** O 5º Campeonato Capixaba da Classe Dingue foi disputado nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro no Iate Clube do Espírito Santo - ICES. A Classe Dingue é a flotilha que mais cresce na vela capixaba nos últimos anos e depois de realizar dois Sudestes Brasileiros, 2006 e 2007, realizou este ano o 23º Campeonato Brasileiro da classe. Já o Capixaba 2008 foi marcado pelos fortes ventos na primeira etapa dias 4 e 5, que inclusive causou o adiamento das regatas do dia 5 quanto os ventos chegaram a mais de 30 nós na Baia de Camburi. A dupla Antonio Carlos Garcia Junior e Cartiane Martins venceu 4 regatas e chegaram em dois segundo lugares garantindo o titulo pela regularidade. E viva os dingueristas capixabas!!

** Às vésperas do Campeonato Baiano, que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, aumenta a disputa entre líderes do ranking da Classe Optimist do Yacht Clube da Bahia. Na 8ª etapa, realizada no último final de semana, 18 e 19 de outubro, o que se viu foi uma equilibrada alternância de resultados entre Kim Vidal, líder do ranking, e Bruno Menezes, vice líder.A disputa não foi diferente entre as meninas. Juliana Duque e Daniela Harfush disputaram palmo a palmo as quatro regatas da série e empataram em número de pontos. No desempate, melhor para Duque, em função de um segundo lugar na última regata da série. Na categoria estreante, Gerald H. Wicks, do Aratu Iate Clube venceu a série.Faltando mais uma etapa para o final do ranking, além do Campeonato Baiano que também somará pontos, muita coisa ainda pode acontecer.Estamos de olho!

** A coordenadoria da Associação Brasileira da Classe 1Metro ULY e da Associação Brasileira da Classe IOM - 1Metro Internacional, solicita aos proprietários de veleiros que façam seu recadastramento. “O objetivo é ter um cadastro atualizado e organizado, que facilitará o envio de correspondências oficiais, avisos de regatas e comunicados pertinentes a classe, e ainda ter um visão do números de veleiros ativos, inativos ou vendidos”, solicita Willam F. Astbury, coordenador da Vela RC. Em http:// www.velarcbrasil.divulgar-sc.com/formrecadastro_uly.htm ou http:// www.velarcbrasil.divulgar-sc.com/formrecadastro_iom.htm estão os formulários para as classes 1M ULY e IOM. Evite a perda do seu numeral recadastre já seu veleiro, mesmo que ele esteja inativo. Vai lá!

** E por falar em rádio-controle... Pedro Stier foi a Argentina no feriado do dia 12 e voltou de lá com os títulos sul-americano das classes 1M ULY e RG65. O cara estava endiabrado!! Parabéns!

** Por fim, uma atualizada na Portimão Global Ocean Race, a regata de volta ao mundo, em dupla e solitário, de Classe 40 e Open 40, que meu amigo Josh Hall “inventou”, que vai parar em Ilhabela no ano que vem e que acabou ficando com baixo quorum. São apenas 2 solitários e 4 duplas que largaram há 10 dias em Portimão, Portugal e rumam para a Cidade do Cabo, com um portão de pontuação em Noronha nesta primeira perna. A liderança, por enquanto, é da dupla do Beluga Racer!

(_~~ (_ Agende-se (_~~ ~ (_


==> Esse final de ano será agitado no A-Cat, serão realizados 3 campeonatos no mês de novembro em Búzios. O primeiro será o Fluminense que rola nos dias 8 e 9 de novembro e contará com a presença de cerca de 7 barcos. O estadual será o warm-up para os dois eventos mais importantes do ano, o Campeonato Sul Americano e a tradicional Taça Bárbara Wright (regata de catamarãs com rating), os dois campeonatos serão realizados juntos nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Búzios. Nestes eventos serão cerca de 14 A-Cats na água velejando entre si e contra outros catamarãs (Tornado, F-18, Hobie Cat 16 e Hobie Cat 14)

Este ano foi de grande crescimento do A-Cat no Brasil. Foram entregues 7 barcos novos na flotilha e grandes nomes como Alex Welter e Lars Bjorkström (medalhistas de ouro na Classe Tornado em Moscou 1980) e outros bons velejadores de São Paulo, Bahia e Rio entraram na classe. O Sul Americano e a Taça Bárbara Wright contarão com grandes velejadores como Lars Grael, Clínio de Freitas, Edu Penido, Roger Wright, Alex Welter, Claudia Swan, Gual Naldi, com o representante da Argentina, Gabriel Borgstrom (Gaby), entre outros

“Iremos organizar um grande campeonato com bom nível técnico, ótimas regatas e aproveitar para reencontrar os amigos. Quem quiser acompanhar as regatas é só ir a praia de Manguinhos em Búzios, as regatas serão realizadas próximas a praia dando para ver todos os pegas por colocações.”, completou Gual Naldi, cartola da parada toda. Participe!!


==> Velejadores de vários estados começam a se movimentar para a 30ª edição do Campeonato Sul-brasileiro de Laser, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (ICSC), na praia de Jurerê, em Florianópolis. Os três melhores brasileiros na Laser Standard já confirmaram presença. O campeão Bruno Fontes, catarinense que representou o país nas Olimpíadas, corre contra o vice-campeão Eduardo Couto, carioca que na China defendeu o Brasil na classe Finn, e contra o terceiro colocado, o baiano Mateus Tavares. Os três estão entre os 70 velejadores de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Chile, Argentina e Uruguai esperados para o evento. Imperdível!!


==> Não custa lembrar. Amanhã rola a Santos-Rio, regata organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e pelo Iate Clube de Santos (ICS),aberta para as classes ORC-Internacional (500 e 600), First 40.7, ORC-Club, BRA-RGS (Cat. 1), Expedition, Duplas e Solitário (cat. 1 e 2). Agradeço os convites que recebi para navegar, mas depois de quase 3 meses ausente de casa, preferi o recesso do meu lar. Fica para a próxima... E todos para a água!!


==> A Confederação Brasileira de Vela e Motor promove de 23 a 25 de Outubro o curso de Regras de Regata de Equipe no clube dos Caiçaras Rio de Janeiro. Inscrições pelo telefone: (21) 2529 4822 ou pelo e-mail nautica@caicara.com.br. Maiores informações Av. Epitácio Pessoa s/n, CEP 22410-090 - Lagoa Rio de Janeiro. Participe!

(_~~ (_ Entre Aspas (_~~ ~ (_


“O mar, o mar, sempre recomeçado!”, Paul Valéry, poeta francês de ontem pensando na volta ao mundo de hoje.

Fui!!


Ricardo Pedebos / Jeni Andrade / ZDL / Murillo Novaes

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 12:17

Boa tarde!
Velas novas do Boteco1 em teste hoje...BqB!Igor chegando, Morcegão...Snif, que vontade de estar lá!
Extraodinária vai ser o Bicho! Beijo em todos os parcipantes e aos que foram prestigiar . Um especial pro meu Blackbeard.
Aurete melhoras rápida amiga.

Postado por Lulu, em 23/10/2008 às 12:35

LuLu

E principalmente um maraaaaaaaaaaaaaaaaaaaavilhoso e especial 2 lugar do ericsson4 em Fernando de Noronha!!!!!

mastercard!!!

Tchim..tchim...

beijos e pode deixar que vc será sempre lembrada...tá vendo como é ruim qdo a gente aqui fica lendo dos churrascos,ordinararias,petiscos,etc...etc...etc....rsrsrsrsrsrsrs

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 12:40

Parabens Torben, foi de palavra, lol. claudinha, obrigado pelo relato

Postado por jose carlos, em 23/10/2008 às 13:40

não sou muito fã de copa América, mas agora com o photo-card da VOR devo conseguir o da copa américa e quando vier de férias, ja sei,... é apanhar avião à porta de casa à sexta e regressar no domingo... é como ir ao futebol....lol

Postado por jose carlos, em 23/10/2008 às 13:43

Estou com uma foto do E4 passando por Noronha. Pena que não temos como publicar agora...

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 14:12

Boteco1 do E4 Salve!

Santa paulada Torben... agora é zóio aberto c/ o Puma e já programando o golpe no Dragão.

Elisa e Humberto, pedi p/ o Alfeu lhes enviar um hiperlink.

BQB

Postado por MB1 - Flotilha Boteco1, Round the World, em 23/10/2008 às 14:19

Graaaaanndeeee Turbinaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
Segundo no Way Point. E o pior e que nem da para respirar, pois a ultima mediçao da apenas 5 milhas para o GD. Acho que vamos para a ponta ainda hoje, afinal, estamos na costa brasileira e o Torbem merece. Depois de deixar o 'joelho' em Cabo Verde e voltar para o sofrimento dos doidos rumos (deve ser essa a melhor traduçao para 'doldruns') e beirar as ultimas posiçoes, segundo em Noronha, muito perto de liderar novamente. Vamos la Turbina, rumo a Cape Town. Sopinha de dragao no jantar. He he he.

Postado por Marcos Henrirque, em 23/10/2008 às 14:21

buenas,

Saíndo pra encontrar a tripula do Fandngo no supermercado,levar as compras pra embarcação e partir pro abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaço!!!

fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.........

Postado por ClauPenPen1, em 23/10/2008 às 14:34

Marcelo Navarro e Glauco: Acho que o Gate Point, pelo que pude observar no ''Trac Trac'', deve ser nas coordenadas SUL 3°,50' e OESTE 32°,30'.
Quando o barco está passando pelo portão, parei (stop) e ví as coordenadas dos barcos. Todos passaram para dentro deste ponto e a Ilha, bem perto, só o Telefonica Black, que veio direto, passou em cima das coordenadas (acho que estava mais no curso certo). OK ?
''Sopra Brasil'' Nio
P.S.: Esse negócio vicia mesmo.

Postado por Niocler, em 23/10/2008 às 14:35

Foi uma grande arrancada para a segunda posição em Fernando de Noronha!!!! Muito massa! ... (ops .... sem trocadilhos ... kkkk ... brincadeirinha .... )
O Turbinão mostrando o seu valor ...
No meu VS não aparece Fernando de Noronha ... será que afundou? Ou está na marola dos barcões? ...

Postado por KikoPR, em 23/10/2008 às 14:36

Receita nova!!!!!!!

Postado por JacobyRS o Gourmet do Boteco1, em 23/10/2008 às 14:39

MB1, Acho que ele esqueceu!! rsrs
beijocas

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 14:44

*Provisional leaderboard (including first scoring gate) as at 16:00 GMT Thursday
1. Telefonica Black - 6pts
2. PUMA - 6pts
3. Ericsson 4 - 6pts
4. Green Dragon - 6pts
5. Telefonica Blue - 4pts
6. Delta Lloyd - 1pt
7. Ericsson 3 - 0.5 pts
8. Team Russia - 0.5 pts

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 14:51

Assim não pode assim não dá !!!
Eu fico dois dias fora e acontece um monte de coisa, até barco passando em gate...
Tem nada não... no Stopover carioca vou prender todo mundo por contrabando de combustível !!!

Postado por Luiz Vela Rio, em 23/10/2008 às 14:56

É Clau é a primeira vez que não participo, não sabia que era tanto sofrimento rs Mas tudo bem ,já sei como é e não gostei, nem um pouco, conclusão vou fazer no mínimo o máximo pra não perder mais nenhuma! Rs rs rs
Fuiiiiii

Postado por Lulu, em 23/10/2008 às 15:46

De cara com o navegador Andrew Cape. Naufragou duas vezes.hehehe. É com esse q eu vou.
Pumaaaaaaaaaaaa na cabeça!!!!!!!!

Postado por Índio, em 23/10/2008 às 15:47

Elisa
Não esquecí não, é que meu e-mail particular é bloqueado no trabalho, (yahoo, gmail, hotmail) e seus endereços estão lá, só quando chegar em casa, ontem cheguei muito tarde e não vi que o Floripa tinha pedido para retransmitir.

Luca
=====

Uma explicação para o bote do E4 está nas fotos da passagem por Noronha. O Puma e Tel.Negro estão rizados enquanto GD e E4 estão a todo pano.

Cuidado com esse mastro Turbina...

Postado por Alfeu, em 23/10/2008 às 16:32

Deu no trac;
GD, TBlack, Puma, E4, Tblue, E3,DL, TR.

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 16:52

corrigindo;
GD, Puma, TBlack, E4, Tblue, E3,DL, TR.

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 16:53

Ô Alfeu!
Nem pense! Vira a boquinha nervosa prá lá.
Bons ventos,

Postado por ricardo, em 23/10/2008 às 17:01

Botequeiros e Botequeiras....boa tarde!!!!!!!!!!!!

direto da isla bonita.....

comandante devidamente entregue para a faina náutica...
(não vou nem falar como ficou a mesa do almoço da tripulaçao)....
depois alguem coloca uma foto....
diet total....

agora nos preparativos para a extraordinária....

abs a todos...
VQV...ou...BQB...

Postado por Roberto La Torre, em 23/10/2008 às 17:20

Pessoal lá em Santos,

Mandem brasa, garra, alegria e habilidade sem falar em boas ordinárias e extra-ordinárias.

Alfeu,

tentei enviar pro Humberto mas voltou.

Postado por MB1 - Flotilha Boteco1, Round the World, em 23/10/2008 às 17:25

Buenas.............
Muitos medicos...cada um fala uma coisa e vqv.....

Pelo amor dos meus filhinhos.............
'Continuo apostando.....Cruzou o gate coloca code 0 e BQB....
Heading próximo de 215°...............'
Vai prever assim lá na casa do chapéu......E o Treco...treco....enganou o Luca direitinho......errei o heading q os caras iam colocar só em 5°........kkkkkkkkkkkkkk............

Previsão de merreca na Santos-Rio......até amanhã coloca a rota vencedora aqui.......rsrsrsrsrsrs..............

BQB....e esqueçam posições.......agora é velejar na sua sem medo de ser feliz..........

Pra mim o Turbina já é primeiro.....

e no geral com a pontuação do gate ....são 4 empatados com 6 pts....essa VOR promete uma disputa bem maior.....

È Indio....esse ano não vai ser aquela mamata.....se prepara q vem chumbo do grosso.........

vor ver barquinhos.....contando todas as regatas são 9 no momento.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..é sério.........

Inté............

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 17:37

Afinal, tem que passar por dentro ou por fora em Fernando de Noronha? ... Todo mundo no VORGame está passando por dentro (entre a ilha e o continente) e os barcões fizeram uma puta manobra pra passar por fora?? Ou será que tem que passar a uma determinada distânicia da ilha?
O meu VS não mostra as ilha de FN, portanto não sei como fizeram ..

Postado por KikoPR, em 23/10/2008 às 17:37

E4 aparece em 4o porque se afastou da linha ideal. Mas vindo mais proximo de casa ele vai dar o bote.. hehehe. essas aguas aqui ninguem conhece igual a ele.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 23/10/2008 às 17:53

Calor no Rio.
.
Dois dias em Caxias ( depois do Saara e Teresina, o lugar mais quente do mundo) e fiquei vermelho igual a um pimentão.
.
Na Santos-Rio, neguinho vem com um vento sul-sudoeste. Palpite apenas olhando os instrumentos aqui de casa. Confirma, aí, ó Magalhães das Alterosas...
.
Na Real, achei duca a manobra do Eri 4...só vi hoje. Boa dica Alfeu...sem rizo, botaram para esgarçar os estais e as peças de titânio...
.
Na VORtual, aprumei Fortaleza, e orcei agora...se não rondar um pouquinho em 12 horas, mifu.
Um bando de gente me adicionou ontem, entre eles o Ms. B. Haven (excelente nome), o Pointer Cachorro, um certo XXX-boat e o interessante Womencrew...

Postado por Luiz Vela Rio, em 23/10/2008 às 17:59

Eae!!! Chines galela...xem - xa - xional vitória do Vascaço!!! Edmundo é um animaaaaaaaaaal!!! E o Alex Teixeira mostrando finalmente sua cara!!! Não vamos cair!!! Agora é pau no furacão e muita secação na turma da zona!!! Tava respirando na ponta do pé e agora já da pra por o pé no chão ufa!!!!!!!!!

Chines tb o bote turbinado!!!

Alfeu vi a mesma coisa que tu, mas tem que ver mais uns dias depois do fim do ugrib pra tomar a decisão devido aquela merrecona lá perto da áfrica!!! Mas devo descer e pegar uma miniporranca pra dobrar a esquina!!!

E ontem no ídolos a minha amiga (namorada do Xuxa1) continua. Eram 10 e agora são 9 pq o emo black (sei lá que porra é essa!!!) se foi-se. Semana que vem tem mais uma rodada e vou colocar aqui o nº pra galera votar (pela net é 0800) e informo na 4º quem saiu antes do programa ir ao ar hehehe!!!

Barquinho dando uma folga desde ontem e deve continuar assim mais umas 30h!!!

Grilim eu não consegui dar o delay aqui!!! Como faço isso???

Postado por Tchaka, em 23/10/2008 às 18:59

Agora, se tudo der como eu planejo, em 24 horas, meu barco vai encalhar na Pipa, no RN !!!
.
Grilo,
Entrei na redução da força G sobre meu corpo. Tudo começou quando me mostraram uma tabela de peso*altura, e concluí que estou muito baixo !!! Desde segunda, já foram 2 kg...e dá-lhe alface e agrião !!!

Postado por Luiz Vela Rio, em 23/10/2008 às 19:26

Salve......

LV....pelo ugrib de meio dia de hoje....acredito q eles larguem com um vento bem sul proximo dos 180° e vai girando para nordeste....rapidamente .....previsão de 6 kts caindo bastante já em 9 horas para uns 2 a 3 kts... ...o q é quase certo é q vai ser uma merrecada daquelas.....existe a possibilidade de abrir muito para fora.....mas não sei a quantas anda o Nosso Foquetinho....para conseguir escapar...........

Tchaka.....Bonita vitória ontem.......o Pulso ainda pulsa.....
Só tentei o delay uma vez e ele não mexeu....esperei 10 minutos e virei eu mesmo....amanhã vou fazer alguns testes....já q tenho varios barquinhos para olhar....kkkk........

e Dá-lhe Tomate.............

Imaginem a festa q num deve ter rolado a bordo do EricTurbinado....Tiveram a manha........

E ai Nio....Empolgação geral.....Dá-lhe Brou....

BQB......

Postado por Grilo..., em 23/10/2008 às 20:09

Salve botecaiada

Lars

Foi exatamente como a gente esperava, deu E4 em segundo.

Grilo

O que o Traca Traca me enganou? diz logo que nem abri o bicho ainda. Cheguei lotado de originais e ainda não vi nada, só sei que o E4 atropelou.

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 21:23

Bela foto do GD em Noronha

Elisa, donde está a tal foto do E4?

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 21:24

Grilo

Ah, agora vi. Mas quem me enganou não foi o Trac Trac e sim o ugrib. Na figura que vi ontem à tarde parecia que tinha mais vento a leste. Em 24 horas muda alguma coisa e nem me considero enganado por nada até porque acho que o E4 está oestado mais do que o necessário.

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 21:29

KKG

Ó de bordooooooooo!!!!

Eita Torbina, que não se aguenta... tá sempre indo para o outro lado...

Não quer ficar a postando corrida, nem marcadinho, mortinho à sotavento.

Nosso herói é assim mesmo...

kikogolf - nunca sem luta!!!

Postado por kikogolf, em 23/10/2008 às 21:29

Vocês citam fotos mas não poem links... sniff

Mas tem uma foto do E4 nos anarquistas muito boa porque foi logo depois de cambar e aquele monte de vala ainda esgtá no lado errado e a turma se prepara para mover para barlavento. Vejam [www.sailinganarchy.com]

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 22:01

Grilo

Saiu mais uma atualização e o E4 perdeu mais uma milha.

Pode me explicar qual o atrativo o Sr Jules Salter descobriu nas costas brasileiras para andar mais devagar a oeste? Tem algum coelho na cartola? Alguma mulata que lhe deixou saudades em Maceió? Exprique-me prease.

Postado por Luca Bastos, em 23/10/2008 às 22:30

Luca,
A foto do E4 eu baixei do banco de imagens da Volvo para ver se publicávamos aqui. Mas existe um link liberado no site onde vc pode ver todas as imagens e ela está lá, em tamnho menor.

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 22:31

Tente este link:
[www.volvooceanrace.org]

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 22:33

Luca, a foto do sailing é a tal que estu falando. A única diferença é que a minha é imensa.

Postado por Elisa, em 23/10/2008 às 22:35

Galera, não lembro o q significa as siglas das atualizações. Vejo com clareza a posição dos barcos, a bandeira dos mesmos. S´o não lembro oq é dtlc e nem pttl.....
O último quadro parece ser a distância q falta ao final da perna em milhas nauticas.
Não entendo tbém pq o E4 está em terceiro mas com mais milhas atrás do q o terceiro colocado, e nem pq está com o dtlc negativo.
Algue´m ajuda?

Postado por indio, em 23/10/2008 às 23:16

Luca

Eu tinha postado mais cedo, sobre as fotos dos barcos na passagem por Noronha, e vc verá qual foi o 'segredo' da arrancada do E4 para cima do Puma.
Verá que Puma e TBlack estavam rizados e GD e E4 estavam a todo pano!!Além do que E4 e Puma estavam sangrados no layline para a marca de sota do gate. Como Torben estava a barla, pode controlar melhor a aproximação do gate.

Postado por Alfeu, em 23/10/2008 às 23:28

Só sei que a Extra-Ordinária estava o 'must'.Vcs perderam... Lulu vc foi mto lembrada, agora vc sabe o que a gente passa aqui qdo vcs estão na Ordinária de sexta, é um MARTÍRIO....

Obrigada pelo carinho com minha filhota,ela AMOUUU vcs e comentou: ' Agora eu sei pq que vc os ama tanto'.Pimenta, Morcegão, Armando, Gustavo, Igor, Oscar, La Torre e sua sempre querida Heloisa,Humberto, Sergio,Clau
Presidente1 MOR, é sempre Bom e Especial encontrar vcs....' Bons Ventos' Uma regata 'magavilhosa' p. vcs.

Agora, tomando uma 'sem culpa'.Hehehehehehe!

Rial, bjos milll e excelente recuperação a Aurete. Toma conta dela direitinho....Bjos

Marisa, foi mto bom falar com vc ,estava saudosa.Bjossssss millll a vc e Larissinha.

KikoPR , bom ti ver por aqui. Num falei que o pessoal continua o mesmo ???!!!!Vai mandando latinha que eu cato heheheehehhe! bjos.

Paizãooooooooo sentimos falta de vc...Bjos aos tres.

VOR ver o barquinho....

Bjos Millllllllllll

Clícia - Gloriosa.


B

Postado por Clícia Paiva-Gloriosa, em 23/10/2008 às 23:39

Indicado pelo Jorge Somers - 23/10 - 9:37
22/10/2008 12:25

Considerado favorito, Mitsubishi Motors/Gol já treina para a Santos-Rio

Veleiro ganhou este ano as três principais competições do circuito nacional

São Paulo (SP) - Campeão do Circuito de Vela Oceânica de Santa Catarina, da Búzios Sailing Week e da Rolex Ilhabela Sailing Week, o veleiro Mitsubishi Motors/Gol, comandado por Eduardo Souza Ramos, é considerado um dos grandes favoritos para a 58ª. Santos-Rio e para o 39º. Circuito Rio de Vela. A Santos-Rio terá largada nesta sexta-feira, por volta das 12h15, na Baía de Santos, e as outras regatas do Circuito Rio serão disputadas de 30 de outubro a 2 de novembro, na Baía de Guanabara.

O barco Jüdel Vrölijk de 57 pés passou por algumas reformas antes da competição de Ilhabela, em julho, ganhando maior área vélica e melhorando o rendimento, sem alterar o rating.

“Por causa das boas performances anteriores, a expectativa é muito boa para mais esta competição”, comentou o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, tripulante do Brasil 1 na Regata de Volta ao Mundo de 2005/2006. “Vamos treinar esta tarde em Santos, acertar detalhes de entrosamento na equipe, sempre com a consciência de que teremos mais um desafio importante pela frente.”

Na Regata Santos-Rio, o Mitsubishi Motors/Gol será comandado por Sérgio Rocha. Eduardo Souza Ramos reassume o comando do veleiro no Circuito Rio, disputa que já venceu seis vezes (87, 90, 91, 92, 2003 e 2004). Na Santos-Rio, o velejador ganhou duas vezes (87 e 91) e foi fita azul seis vezes (91, 98, 99, 2000, 2004 e 2007).

Os principais adversários do Mitsubishi Motors/Gol na regata de 190 milhas náuticas (cerca de 351 quilômetros) deverão ser Touchè Safra, de Ernesto Breda, Handycam, de Marcos Ferrari, e Sorsa III, de Celso Quintella, vencedor do ano passado e recordista da regata com 19h33min40s, tempo obtido em 2006.

Fandango/Boteco 1 - Na última edição da regata de volta ao mundo, internautas que freqüentavam o site e o blog do Brasil 1, o primeiro barco nacional a participar da competição, formaram a única torcida organizada do país dedicada à vela: o Boteco 1. Agora, a torcida virou equipe e com patrocínio do site www.supercarioca.com fará sua primeira participação na mais tradicional regata oceânica do país. O Fandango/Boteco 1, um Schaeffer 31, também já treina em Santos para a largada desta sexta-feira.

O barco tem como tripulantes Gustavo Sirelli, Igor Kalju, Luis Henrique Pimenta, Sergio Amaro Gomes, Humberto Massarope, Oscar Castro e Leonardo Mauro.

Inscrições abertas - A Santos-Rio, organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e pelo Iate Clube de Santos (ICS), é aberta para as classes ORC-Internacional (500 e 600), First 40.7, ORC-Club, BRA-RGS (Cat. 1), Expedition e Solitário (cat. 1 e 2).

O Circuito Rio, válido também pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro da ORC-Int, pelo Campeonato Brasileiro First 40.7 e Campeonatos Estaduais das classes First 40.7 e BRA-RGS, será disputado na ORC-Int. (cat. 500, 600 e míni), First 40.7, ORC-Club, BRA-RGS (cat.1 e 2), Expedition, Solitário (cat. 1 e 2) e HPE25. A autoridade organizadora é o Iate Clube do Rio de Janeiro

As inscrições poderão ser efetuadas por meio de depósitos bancários nas contas do Iate Clube de Santos - Bradesco - agência 0562, c/c 54000-5 ou do Iate Clube do Rio de Janeiro -Bradesco - agência 445-6, c/c n°:3329-4. O valor da inscrição deverá ser conforme o número de tripulantes. Após o depósito é necessário enviar cópia do recibo bancário, via fax, para o ICS (13) 3348-4112 ou para o ICRJ (21) 2543-1714.

Na Regata Santos-Rio, a taxa de inscrição é de R$ 75,00 por tripulante. Para o Circuito Rio, o valor é de R$ 150,00 por tripulante.

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br

Postado por Press Release, em 24/10/2008 às 00:46

Bom dia, cambada!!
Boteco 1 na veia e na mídia!! VQV!!

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 02:32

O pulso ainda pulsa e o pau ainda tem muita paulada pra dar e estaremos na sul americana 09 vale o que???

Nada como uma folguinha no barco!!! Já são 24h só de passageiro e isso vai durar mais uns dias que beleza!!! Só não sei ainda se vou ou não no bordo louco!!!!

Grilim preocupante pq testanto fiz dois delays e nadegas!!! Vamos entrar no procom e ganhar uma grana em cima desses feladeumapluta flancesa!!! agora o leme de vento é uma beleza, pena que descobri o o tarde!!! E mesmo tu abrindo nossa distância ta bem menor do que antes, era 250 chegou a 98 e agora 111, nada que uns bordos pro gragoata não resolvam!!!

É pau em todo mundo!!!!

Postado por Tchaka, em 24/10/2008 às 02:59

Estar bebum numa hora dessa não tem preço!!! Até tem, mas isso só qdo chagar a conta do catum!!! E marca ai mais uma gata pra mim...fui!!!

Postado por Tchaka, em 24/10/2008 às 03:04

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
É o sanatório bombando com suas melhores figuras!

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 03:45

Meninos que largam hoje na Santos-Rio, VQB!!!
Bons ventos para vocêS!!!

===
Rial, até que não estou mal para quem está escrevendo a essa hora!
Acoooorrrdddaaaa, Rial!!!

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 03:48

TEAM DTF DTL KNTs
GD 3262 0 16,3
TBLACK 3264 2 15,5
PUMA 3269 7 15,5
E4 3279 17 16,0
TBLUE 3294 32 17,3
DL 3313 51 14,0
E3 3317 55 16,0
TR 3348 86 13,0

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 04:26

Bom Dia ........people................

Entregas rapidas de sexta feira.........

Luca.....Acredito eu q nosso Turbina pretende ser o primeiro a subir a spinnaker..........e vim comendo todo mundo ...tipo uma pá escavadeira de lado.......rsrsrsrsrsrs.......

Com as atualizações dos ventos também penso q não precisaremos oestar tanto quanto pensamos.....
No mais é Pau........

Clicia querida.....imagino q dilicia de encontro....
Impressionante como quem não conhece o Boteco quando é apresentado se lambuza de alegria.........Beijos mil......

Tchakolino....meu patinho.....primeiro vc tem q passar o Carranca....q vem sem kit nenhum.....depois a gente conversa....esse delay é uma farsa...vamos tentar a caranga na moral....se não rolar vai ser ...PNF.....Também estou no tomate faz tempo......
Vc é hilário......kkkkkkkk...............a Elisa tem razão.....

Galera do Fandango...a partir de 8:30(atualização do game) estarei disponivel para uma detalhada apreciação do ugrib....caso queiram uns Parpites ou apenas uma explanação...podem me ligar.....rsrsrsrsrsrsrsrs.......

Indio......vai pedir ajuda lá no site do gatinho.......vai......rsrsrsrsrsrsrsrs...........

Dtlc= é a distancia tirada ou perdida em relação ao lider desde a ultima atualização....
pttl...acho eu q é o tempo estimado q esta atras do lider.....
Quanto a posição dos barcos....desde ontem a tardinha está assim.....acho q é erro deles.....
No mais....PNG....Pau no Gatinho.....

O meu VS está cada dia mais rapido....mas não consigo colocar os ventos .......BQB...........e dá-lhe tractana....Ugribs e games.......

Uma ótima sexta para todos................

Aceléra Fandanguinho........

Bons ventos............

Postado por Grilo..., em 24/10/2008 às 04:34

Bom dia.
Bons ventos.


Cacilda! a turma tá com formiga na cama , só pode ser!

Isso aqui parece um mercado de peixes funcionando na madrugada. Até que enfim.

Tem alguma coisa errada, até a Elisa tá escrevendo certo!!!


Hoje é dia de ordinária na Marina, só lembrando.

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 05:43

votos de grande prova Santos- Rio para a equipa Boteco1. conto com a vossa ambição, luta e conhecimento. abraço na tripulação.

Postado por jose carlos, em 24/10/2008 às 05:56

Fala malucada!

Previsão do tempo para hoje não é das melhores... Merrecando iremos ... mas chegaremos.

Por aqui tudo na mais perfeita ordem. Durante esses dias sempre treinamos e nos divertimos muito. Ontem durante o almoço encontramos com uma figura simpática de Ilhabela que corrre a bordo do Loyal Red Nose, antigo cristabela. Garanto a todos que a figura ficou com inveja da tripula botequeira. Em nosso último almoço antes da largada a dieta foi especial, quero dizer, especialmente regada a cerca de 20 brejas...kkkkkkkk A mesa tava bonita!

Grilo, me parece que a melhor opção é logo após a largada apontarmos para a Africa e seguir bem por fora... O que acha?

Isso aí malucada! VOR tomar um café da manhã reforçado e seguir para o Iate.

Valeu bando de doidos desmiolados!

Abração para todos e até breve!!!

Postado por Pimenta, em 24/10/2008 às 06:02

ESQUEÇERAM DE MIM:


O E4 não aparece junto com os outros barcos, no rumo da África, nas previsões. Acho que foi abduzido!

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 06:22

O ESQUEÇERAM DE MIM acontece no traque-traque ou pum-pum, claro.

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 06:24

KKKKKKKK

O Imprevisivel trobi voltou....

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 24/10/2008 às 06:29

Bom dia!
.
Turma da Santos-Rio, bons ventos. Falta pouco.
.
E agora, Tchaka? Nóis camba ou não camba?

Postado por ::: O Ser de Luz :::, em 24/10/2008 às 06:31

Bom dia!
.
Turma da Santos-Rio, bons ventos. Falta pouco.
.
E agora, Tchaka? Nóis camba ou não camba?

Postado por ::: O Ser de Luz :::, em 24/10/2008 às 06:31

Bom dia

Alfeu

Obrigado pela explicação. Na verdade já tinha lido antes e concordado mas agora ficou mais explicadinho. Enquanto estava acompanhando o E4 vinha tirando mais ou menos 0,5 milha a cada 3 horas e deconfiava que precisariam se espremer no portão (o próprio trac trac dava uma dica sobre isto).

Grilo

Pelo ugrib de ontem, não dá para entender a oestada do E4. Mas quem sou eu para contestar os navegadores Torben, Salter e Grilo...

Postado por Luca Bastos, em 24/10/2008 às 07:07

::: O Ser de Luz :::

Sua luz está refletindo em algum espelho espacial...

Botequeiros do Fandango e do Viva

Boa sorte, fiquem afastados de Gragoatá porque isto é só para os gênios.

Rial

Boa recuperação para a companheira de zaga do Nilton Santos

Ontem tive extra ordinária também mas foi com meus amigos da área de TI do Falando em Agile.

Postado por Luca Bastos, em 24/10/2008 às 07:14

Bom dia.
.
Madrugada dos vivos por aqui...
.
Tem um sujeito há dois dias consertando coisas aqui em casa. Vou soltar meu Yorkshire em cima dele !!!
.
Boa regata a quem parte de Santos hoje...ameaçou uma frente que ficou fraquinha.
.
O Torben agora vem para Niterói...

Postado por Luiz Vela Rio, em 24/10/2008 às 07:55

As 3 últimas rapidinho antes de sair...

O oeste do E4 comoça a render e os outros estão vindo para oeste.

Leiam tudo em [www.bymnews.com]
''An exhausted Richard Branson said: “We’ve just experienced a night from hell when Virgin Money was struck by a massive wave from behind – washing one of our life rafts over board, damaging the spinnaker and devastatingly tearing a massive hole in our mainsail. Luckily all of the crew was harnessed in and no one was swept overboard, which is all that matters at the end of the day. We don’t know what the next few hours will bring. We are now frantically trying to repair the sails enough to continue.''

E por fim... dia de pãnico... só enfiando a cabeça em um buraco... nos States, o turco-iraniano criado na Itália Nouriel Roubini continua acertando...

Fui... para o buraco ou para o Falando em Agile

Postado por Luca Bastos, em 24/10/2008 às 07:55

bOM DIA tCHURMA
===============


Acho que o Torbem tá seguindo as dicas do Grilo e Armando ou Armando e Grilo.

Ou ainda a turma de apoio estratégico do E4 tá acompanhando o Blog Boteco1

jejejejejejje

PNB na Santos/Rio

VqV

Postado por R1, do site aqui em 24/10/2008 às 08:05

Salve Galera

Boteco1 Sailing Team
====================

Levem bastante água, comida, baralho, palavras cruzadas e um par de remos, pois vai merrecar muito...

Bons ventos e sem loucuras, fiquem seguros.


Rial
====

Marina não rola hoje, tem festival de música lá.

Postado por Alfeu, em 24/10/2008 às 08:10

Luca Bastos,
é verdade que o oeste parece começar a render mais. Mas, confesso que não tenho tanto sague frio para essas estratégias não. Para mim, considerando o objetivo final, ele parece mesmo estar arribando muito e sangrando o lay-line. Só que numa regata desse tamanho, previsões meteorológicas em vez do olho para ver as rajadas, tudo muda. Só posso entender é que eles devemestar vendo muito mais coisas que nós não estamos....

Postado por Marcos Henrirque, em 24/10/2008 às 08:15

Vamos combinar um outro lugar pra hoje a noite,eu e Marisa já está marcado um choppinho de qualquer jeito.

Coração batendo forte, emoção em saber que daqui à pouco a equipe do Boteco1 vai estar na água. Sei que esse momento, afinal de contas, é histórico. Boteco1, com patrocínio e tudo, lembrem-se tudo isso é fruto desse sanatório geral aqui.
Desejo que tudo corra bem no duplo sentido.
Qualquer informação do Fandango passo pra vcs.

Clícia é bom saber que fui muito lembrada, deve ser por causa das bobagens que eu falo. Clau 1X0 pra vc! rs Muito legal vcs estarem levando carinho á tripula...


Beijoss , bom dia...

Postado por Lulu, em 24/10/2008 às 08:26

Dá-lhe botecada!
Pimenta, bordo prá fora só de leste. Boa regata!
O E4 tá parecendo que vai passar ao largo de Itaipú para se 'abastecer' no bar do Sabino.
Rial, como disse o Do Mau, parece que às sextas a turma que participa do joguinho da VOR tem se reunido no sailing. Pode ser uma alternativa.
Bons ventos,

Postado por amigo do lodão, em 24/10/2008 às 08:39

Alfeu, positivo de afirmativo. No Marina.


Previsão para o Rio hoje: sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 08:41

Amigo do Lodão, positivo de afirmativo.

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 08:47

' Bons Ventos'

Dia memorável para todos nós.

Fandango/Boteco1 uma excelente regata.

Armando p. vc tbém.


Indioooooo vc , p. variar ,do contra...Bjosssss

VOR ver barquinho. Já tô tontinha de tanta cerva,mas podem continuar a mandar latinhas.

Bjosss Millllllll

Clícia - Gloriosa.

Postado por Clícia Paiva-Gloriosa, em 24/10/2008 às 08:50

Buuuuuuuuuuuuuuuenas..


Tá chegando a hora....e que hora...soltar as amarras e partir pra raia!!!!!


Hoje a Isla_Bonita acordou nublada,calor,merreca e embaçada....rsrsrsrsrsrsrs

Maaaaaaaaaaaaaaaaaaas toda Santos Rio que se prece é assim mesmo..a turma larga e depois de 2 hs continua no mesmo lugar.....depois entra um ventão que os leva perto de Ilha Bela...passado o canal de São sebastião mais um ventão que os leva mais perto do Rio...onde vem aquela vontade extrema de chegar e a indesejável/interminável calmaria!!!


Vamo Q Baaaaaaaaaaaaaaaamos!!!!


Fandango/ViVa/Touché....>Bons Ventos!!!!!!!!!

VOR fazer um relato de ontem....com calma...pois o assunto toma tempo...rsrsrsrsrs

Um ótimo findi a todos!!!

Postado por ClauPenPen1, em 24/10/2008 às 09:14

Vlw Grilo!!!!!!!

Agora já com o VS instalado e tudo no PC.
Navegando na página do VS, cliquei nos times e grata surpresa...... Puma já começou dando alegria.
Visual alucinante e incomparável.
Emociona só de ver o vermelhão com o felino saltando.
Sem dúvida o barco mais bonito da competição.

Postado por índio, em 24/10/2008 às 09:22

Vai começar a porradaria no Índio outra vez eh eh eh.

Como nos velhos, nem tanto assim, tempos...

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 09:35

.
Bunos dias, Raça-Amiga...
.
.
Directo de la Calle Florida, acá en Buenos Aires hace un dia hermoso, caliente y... caro, muy caro... una botellita ('long neck') de 'Guiness' U$6.00...
.
La ciudad y su gente me parecem en muy mejores condiciones de lo que en 2003, quando acá estuve por la ultima vez: lo que más se veía, entonces, era muchas personas (y familias) literalmente acampadas por abajo de, encerados amarillos...
.
Es una ciudad verdadeiramente bella...
.
Sus condutores de taxi, pero, nada tienen de simpaticos...
.
.
Grilim, cuidando del Sambaquim y Robalim
.
.
Es palo en la gringallada!!!
.

Postado por MRich, em 24/10/2008 às 09:36

Rial,
Eu disse outro dia que isso aqui estava ficando animado!! Vamos apostar em quem será o primeiro a dar porrada no Índio? risos Mas que ele tem razão, tem...o barco é lindo demaisssssss!!Rubro-negro e tal... rs

===
MRich
que vidão, hein??? Aproveite essa bela cidade por mi! Beijocas

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 09:54

Salve Malucada.amiga..............

Pimenta.......após falar com o gustavo hoje cedo acaba de sair um ugrib fresquinho........
de longe fica dificil falar...Massssssssssssssss........
sairia o mais proximo de 90°de heading....o vento vai girar para esquerda e vcs vão subindo aos poucos......tentem chegar em 24°lat..44°long ...para ai sim apontarem para o rio ....mas se preparem...poiis de 2 da manhã de sabado até 2 da tarde vai ser merreca braba........

Desce o cacete minha gente.......Chego tá arrepiado de emoção em ver essa tripula na Santos - Rio.............
Dá-lhe Fandango........E Dá-lhe Viva também..........

ManoRich....relaxa......Tô de olho......e não me leve a mal...mas acho q o GriliNZ tem boas chances de passar o Robalo......quanto mais comigo no comando dos dois....kkkkkkkkkkkkkk...............
Bóra Turbina..............Gragoatá neles................

No game agora tem uma galera vacilando de genoa enguanto grilinz já colocou a code 0 e vem tirando........espero q não estejam lendo o Blog....kkkkkkkkkkkk......
Isso ai Rena........
essa rota promete.......pois inclusive eu e Armando concordamos nessa......rsrsrsrsrsrsrs.....coisa rara de acontecer.........

Inté...............

Postado por Grilo..., em 24/10/2008 às 10:15

o INDIO é impecável. Eu que eu no início pensava mm que era um Indio, é uma figura muito divertida que assume esta postura do ser do contra para provocar e animar a discussão. todos nòs tivemos a oportunidade de lhe manisfestar apreço efectivo quando ele precisou e sei, tenho a consciencia de quanto ele nos defende. Indio nõa é bobo, faz aquele papel para nos divertir... um abraço, desculpa desmascarar-te.Mas se torceres mesmo pelo puma, vais sofrer,só isso, vais ter azia de estomago, mas tb sei que tens consciencia disso. mas mesmo assim trás sempre o nosso respeito... Vê lá onde encontras um blogue assim? o puma tem blogue? hehehehhe,

Postado por jose carlos, em 24/10/2008 às 10:15

TEAM DTF DTL KNTs
TBLACK 3242 0 17,0
GD 3244 2 15,5
PUMA 3245 3 16,3
E4 3250 8 14,3
TBLUE 3266 24 14,5
DL 3282 40 12,5
E3 3284 42 16,0
TR 3329 87 13,0

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 10:31

Rial
====

O VHF está funcionando?
Veja as instruções de regata no site do ICRJ, pega a frequência que os barcos vão transmitir as posições, e informe no blog.

Aí Grilo, vai lançar um novo serviço?

GRILOGURU ou GRILOCAST (este seria internacional)

Postado por Alfeu, em 24/10/2008 às 10:36

Bom dia pessoal, bamo que bamo, esse leaderboard da VOR pra mim tá furado, o Turbina ta no mínimo em segundo!!!

No VORG estou na excelente posição 17.166, mas nem latinha eu to pegando porque o FinnFun1 tá fazendo cada manobra na minha frente e catando todas as latinhas que sobraram, se puderem dêem uma olhada no rumo que ele tá fazendo e vcs vão entender, afinal de quem é o FinnFun1?

[]s
Navarro

Postado por Marcelo Navarro, em 24/10/2008 às 10:41

Horacio Carabelli:Con aire brasileño!!

Ayer nos posicionamos a barlovento del Puma –antes de la meta volante-, fue duro, pero se fue negando el viento poco a poco y con eso conseguimos no llegar al paso pero si quedarnos muy cerca.

Tuvimos que virar pero entonces el Puma cruzo por nuestra popa. Toda la tripulación trabajó muy duro; todos los chicos. Era nuestro gran objetivo “cruzar segundos” y lo hicimos con unos puntos muy importantes para nosotros

El pasaje del Ecuador ha sido divertido como siempre, a bordo tenemos un par de turistas que nunca habían pasado por aquí, así que el Rey Neptuno tuvo que hacernos una visita para bautizar a los chicos.

Ahora, estamos cerca de la costa de Brasil, así que a bordo el ritmo se ha hecho más “brasileiro”, En estos momentos nos hemos dirigido hacia la costa de Brasil más que los demás. No es un rumbo directo pero es que tenemos que bordear la lata presión y es la táctica que Julio (Jules Salter) y Torben han escogido, a ver si nos sale bien y podemos recoger frutos de todo eso.

Tenemos aun 3000 millas por proa y depende un poco de como vengan los frentes más al Sur. SI viene uno que podamos correr y mueva la línea de alta presión un poco al Norte, eso nos permitirá doblar la esquina un poco antes y llegar antes con vientos de la aleta.

Esperemos que nos de tiempo a descansar en CT. Aquí es difícil descansar, siempre hay un cambio de velas, pero entre la humedad a bordo y el resto de cosas, no hay quien duerma: llega un momento con que te conformas con descansar y cargar energía.

Sentimos a bordo la falta de Tony , pero esperemos tenerlo de vuelta en la segunda etapa. Ahora estamos poniendo todos un poco de cada parte para suplirlo.

Postado por ClauPenPen1, em 24/10/2008 às 11:47

Um pescador de João Pessoa jurou ter visto coisas no mar:
- Ôche...cada um barcum grandi qui só a porra e com as cô tudo buniiiito...ôche, essa cachaça é marvada mermo...
.
Meu barômetro me traiu, bem como minha casinha do tempo. Assim, acho que a Santos Rio será na marrecança mesmo. Vai dar tempo de votar no domingo ???
.
Estou muito concentrado nas manobras do Ms. B. Haven...

Postado por Luiz Vela Rio, em 24/10/2008 às 12:49

LV

E o galinho português, qual a cor que ele está? Qualquer dúvida, consulte o Grilocast.

Com essa merreca o Gabeira vai perder 4 votos...

Postado por Alfeu, em 24/10/2008 às 13:15

José Carlos grande amigo além-mar:

Mamão com açúcar......
Nada de azia, nada de dor de barriga. Já saquei minhas economias do Banco Real (da conta q tinha aberto para ajudar o REI DOS MARES) e já vou investir tudo em tênis da PUMA.

Já preparado prá ir a pique, se necessário for, acompanhando nosso navegador Andrew Cape, se essa for a sina.....

A vitória mais uma vez nos espera.

Vamos, vamos, vamos.

Bons ventos a todos e em especial a tripula do boteco 1 na travessia.

Postado por índio, em 24/10/2008 às 14:21

Carta de Knut...(MEU ursinho PimPom1...rsrsrsr)

Queridos amigos de la Volvo Ocean Race, Estamos inmersos en la primera etapa, toda la flota ya ha virado la meta volante de Fernando de Noronha y la competición no puede ser más reñida y apasionante.

Me gustaría usar esta oportunidad para discutir nuestra web y el visor de regata. Desafortunadamente hemos encontrado algunos problemas técnicos con nuestra web y con los visores para el seguimiento de regata. La consecuencia de esto ha sido que usted o la audiencia en general no han podido disfrutar de la experiencia de la regata, de la manera en que hubiéramos querido.

Hemos trabajado día y noche por solucionar estos problemas, mejorar la velocidad de carga de la web y los contenidos. Espero que al día de hoy ya pueda disfrutar de algunas de estas mejoras.

Race Viewers.

Nuestro plan siempre ha sido ofrecer dos programas de seguimiento de la regata: uno en 2D, como visor en un navegador web y en flash, y el otro en 3D, contando con unos gráficos más sofisticados y una mayor información.

Cuando fue aparente que no llegábamos a tiempo, el TracTrac estaba listo para lanzarse – en un tiempo extremadamente corto-.Así que lanzamos nuestro programa de seguimiento de la regata en 2D. Pero no sólo eso. Se estuvieron añadiendo numerosos elementos al programa en el transcurso de la primera etapa.

Me disculpo ante todos por no haber sido capaces de lanzar un programa de seguimiento de la regata adecuado, a la altura de lo que se esperaba de nosotros, en la salida. Al mismo tiempo quiero dejar constancia de que hemos dedicado muchos recursos para llegar a las mejoras requeridas, y no cesaremos en el empeño hasta que los race viewers estén al 100%, con la información correcta, estable y accesible para todos.

Podrán ver que en el Trac Trac ya esta disponible la opción de “Predicción de Rutas”, por lo que podrá ver lo que supuestamente harán los barcos a cinco días vista. También puede añadir – a uno, tres o cinco días vista- lo lejos que un barco puede llegar en una dirección. Cada una de las rutas está calculada meticulosamente usando los mismos modelos de meteorología que los barcos reciben, además del seguimiento único de cada barco.

Nuestro nuevo “Centro de Datos” ya está en funcionamiento y desde aquí puede acceder a la mayor parte de los instrumentos de cada barco (Tablas de Datos). Estamos comenzando a introducir la Predicción de Datos, como el ‘PTTL’ (Tiempo Previsto al Líder). El PTTL calcula el tiempo que tarda un barco hasta donde está el líder con el modelo actual de meteorología. Así también, si un barco está en tercera posición, el PTTL podría indicar su ese mismo barco podría finalizar en segunda posición por ejemplo.

En la sección de “Datos Gráficos” se puede observar otros datos de todos los barcos, como la distancia al líder, la velocidad del barco y del viento, etc. Gracias al botón “Editar” usted podrá elegir lo que quiere ver, tanto en los gráficos como en las tablas.

Más por llegar.

De nuevo, puedo asegurar que estamos haciendo todo lo que podemos para tener los programas de seguimiento de regata y la web al cien pr cien.

Apreciaríamos el poder recibir de cada uno de ustedes su punto de vista y comentarios, ya que nos ayudaría a mejorar. Así que por favor, continúen enviándonos sus impresiones.

Mientras tanto, no olvide chequear nuestra web de televisión, VolvoOceanRace.tv, que en estos momentos muestra un gran contenido del trabajo que los tripulantes de comunicación están realizando. También podrá ver esos videos en el portal de Youtube y en nuestra plataforma para móviles (m.volvooceanrace.org).

Les deseo un feliz fin de semana. La flota ya ha atravesado la meta volante de Brasil, y por primera vez en la historia de la regata, tenemos cinco barcos empatados a puntos tras pasar la puerta puntuable. De hecho, pocas horas después del paso, los cuatro primeros barcos estaban a la vista unos de otros. Es difícil de imaginar una regata tan reñida como esta! .

Knut Frostad Director General, Volvo Ocean Race

.

Postado por ClauPenPen1, em 24/10/2008 às 14:49

Filho de Torben Grael comanda barco da família na regata Santos-Rio

RIO - Enquanto o brasileiro Torben Grael comanda um barco sueco (Ericssson 4) na Volvo Ocean Race, regata de volta ao mundo, seu filho, Marco, de 19 anos, comanda o Magia 4, xodó da família, na 58ª edição da Santos Rio, que largou no início da tarde desta sexta-feira no porto de Santos. A mãe, Andréa, experiente em regatas de Oceano, é a responsável pelas velas durante a travessia para aperfeiçoar a navegação. Marcelo Ferreira, ex-parceiro de Torben na classe Star, também está a bordo, junto com o coordenador da Confederação Brasileira de Vela e Motor Walter Böddener, ex-técnico da dupla bicampeã olímpica.

Outro integrante do clã grael também está na raia. O multicampeão Lars é o tátido do Sorsa III, barco recordista da prova. Kiko Pellicano, que fez parte da equipe do Brasil 1, terceiro colocado na Regata de Volta ao Mundo de 2005/2006, faz a proa do Sorsa.

A cerimônia de premiação da Santos-Rio para os três primeiros colocados de cada categoria será feita no dia 1º de novembro, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro. A competição faz parte do 39º Circuito Rio de Vela do Rio de Janeiro, para classes de Oceano. As regatas serão disputadas de 30 de outubro a 2 de novembro, na Baía de Guanabara.

Postado por Marcelo Navarro, em 24/10/2008 às 15:10

TBlack, Puma, E4, Gd??? quem confirma??

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 16:09

Eu! Mas isso nao eh real. na real o GD continua em 1o com o E4 em 2o Puma 3o e Black 4o. Essas posicoes que a VOR mostra ja ficaram bem desmoralizadas na primeira parte da perna, quando o GD foi a oeste e andou um bom tempo em ultimo, quando na verdade estava liderando.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 24/10/2008 às 16:20

O objetivo é chegar a boia nem que seja mais lento

Postado por leek bowen, em 24/10/2008 às 16:22

TEAM DTF DTL KNTs
TBLACK 3224 0 15,8
PUMA 3226 2 15.0
E4 3230 6 14.8
GD 3231 7 14,0
TBLUE 3246 22 14,0
E3 3262 38 14,8
DL 3269 45 15,0
TR 3311 87 13,0

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 16:23

O objetivo é chegar a bóia nem que seja mais lento o meu é: montar a Fernando de Noronha e cambar direto para a África

Postado por leek bowen, em 24/10/2008 às 16:26

O índio tu não tem jeito mesmo!!! Se nego sair pra pegar mulher tu vai pegar um traveco!!!! Deveria torcer pro delta que é o ANB1!!!

Ser eu estou fazendo que vou mas vou acabar não indo entendeu!!!

Sensacional essa Santos-Rio com o boteco lá na água e nós fazendo a navegação aqui!!! Pega a posição, coloca no GE e taca de ugrib!!!

Postado por Tchaka, em 24/10/2008 às 16:36

Deixaram de ser escudeiros para ser guerreiros parabéns pela iniciativa e bons ventos durante a regata que nosso bom Deus estejam com todos a bordo

Postado por leek bowen, em 24/10/2008 às 16:41

Lulu, Alfeu, Elisa, LV donde qui vai ser a safada?

Postado por Rial, em 24/10/2008 às 17:14

Oi Botequeiros!!
Esta Santos-Rio pelo jeito vai ser uma festa de merrecas ... dava tempo pra ler todo o blog da VOR 2006 ... lembram?!!
Alguém ficou com uma cópia do blog? ... Dava um bom livro, com todas as angústias, risadas, tiradas, brigas, amizades, sexo e rock&roll ... tinha todos os elementos de um thriller sensacional ... kkkk
Ainda não aparecem as setas de vento no VS ...
Alguém mais versado e profissa pode me dizer pq que no dashboard do VS aparece como heading do ER4 um valor de 160 graus, p.ex, e na verdade eles estão indo num rumo de uns 200 graus do VORGame ???
Um abração a todos!! E boa sorte ao Fandango!!
E vamo que vamo, Turbina!!

Postado por KikoPR, em 24/10/2008 às 17:16

Tarde demais amigo Tchaka, armário já cheio de calçados Puma e aguardando a próxima atualização onde devemos já aparecer na liderança.

Postado por indio, em 24/10/2008 às 17:24

Acabo de analisar o ugri para a santos rio e acho que ir pra fora é furadaça!!! Vale muito ir costeando que o vento é fraco mas melhor que lá fora e bom pra balão!!!!!!!!

Postado por Tchaka, em 24/10/2008 às 19:26

Quem traduz???Por favor...


-------------------------------------

Friday 24th October 2008 12:26

Stu Bannatyne (Watch Captain)

Trade wind sailing southern hemisphere style. We are sailing almost upwind on port tack gaining some southing in anticipation for freer and stronger winds in our future.

Some subtle changes to living conditions are now occurring. With each passing day the temperature is slowly decreasing and with it we can use the bunk fans a bit less and even some extra items of clothing are now appearing.

I have had boots on again for the last few watches after a period of days running just bare feet on deck. Looking forward to the freeing breeze so we can get some decent sleep in, probably the hardest part about upwind and close reaching is the lack of rest while in the bunk. Back to the bunk again now after a quick spag bol to try and catch up on much needed rest.

Received 12.26 GMT

Postado por ClauPenPen1, em 24/10/2008 às 20:18

Pumaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

Eu falo e vcs não acreditam.......

Postado por indio, em 24/10/2008 às 22:20

TEAM DTF DTL KNTs

PUMA 3200 0 17,3
E4 3201 1 15,5
TBLACK 3202 2 16,3
GD 3208 8 16,3
TBLUE 3215 15 15,8
E3 3240 40 15,0
DL 3251 51 13,0
TR 3288 88 12,0

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 23:00

Rial,
Você vai ao Leme amanhã de manhã?

Postado por Elisa, em 24/10/2008 às 23:04

Boa noite

O E4 descerá mais ou menos até Abrolhos antes de virar para a África. Leiam email do Torben enquanto estava no través de Maceió em [revistanautica.com.br]

Ele atribuiu a ultrapassagem do Puma às velas do E4. Acho que bate bem com a interpretação do Alfeu.

Nas últimas atualizações não consigo saber com certeza quem está na frente ou atrás. Cada hora o site da VOR mostra um resultado diferente. Continuo estranhando os critérios da VOR quanto a isto.

Enquanto os navegadores desta VOR são as estrelas da regata, o Stan Honey, um dos responsáveis pela vitória do ABN1 na última VOR sofre lá na tentativa de bater o recorde de travessia do Atlântico norte. Conforme copiei aqui, passaram enorme perrengue antes de desistir. Programa nada recomendável para um pai que leva seus filhos para passear de barco. Vejam as notícias no BymNews em [www.bymnews.com]

Impressionante a seqüência de fotos da buja rasgando no TP52 do Artemis (do Russel Coutts) lá no mundial de TP52 em Lanzarote nas Canárias. Vejam [valenciasailing.blogspot.com]

Haja paciência aos botequeiros! Regata Santos—Rio larga com ventos fracos e pode durar até 40 horas. A prova de 190 milhas náuticas (cerca de 351 quilômetros) deve terminar apenas no final da madrugada de domingo para os barcos maiores. Ler tudo em [revistanautica.com.br]

No mais é isto aí, acabei de reparar que o relógio do meu micro voltou sozinho 1 hora. Eita ruindows metido a inteligente!

Postado por Luca Bastos, em 24/10/2008 às 23:30

Elisa

Ir ao Leme para ver a passagem do Fandango ou os VO70? Pois na velocidade que eles estão andando e a proximidade da costa, é capaz deles se cruzarem...e tem mais, é provável que o Fandango venha com amuras a boreste, isto é, com preferência, já imaginou o Morcegão pedindo 'água' para o E4, GD, Puma... aí Oscar vai ao delírio....

Postado por Alfeu, em 24/10/2008 às 23:32

Alfeu,
Se o Oscar for ao delírio, já sabe onde ele vai parar, né? risos
Sem delírio já vive na água!!! risos

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 00:23

Elisa o que tem amanhã no Leme?

O Gabeira botou o outro candidato no chinelo.

Postado por Rial, em 25/10/2008 às 00:37

Rial,amanha tem um caminhada. Te mandei o email.

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 00:38

Se bem que não sei se isso é armação.. amanhã ainda pode ter caminhada?

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 00:42

Vou confirmar amanhã de manhã e aviso à você por tel.

Postado por Rial, em 25/10/2008 às 00:47

Bom dia.
Bons ventos.


É um raro prazer se emocionar com a fala de algum político, no Brasil atual. O Rio é verde, o Rio é Gabeira.

Postado por Rial, em 25/10/2008 às 05:24

Bom Dia ...........

Dá-lhe Turbina...

É Pau....

Postado por Grilo..., em 25/10/2008 às 06:51

Ja estamos em primeiro... e daqui pra frente e so abrir...

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 25/10/2008 às 07:04

Bom dia!!! Gabeiraaaaaaaaaaaaa!!!!

=====

Dá-lhes, Turbina!!!

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 07:48

Gente, notícias dos nossos meninos???

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 07:49

Bom dia

Continuo sem saber quem está na frente na regata ou quem está em melhores condições para assumir a ponta com vantagem. As únicas coisas claras são que o Puma é o barco que teve a maior média de velocidade na última hora, teve a maior média de vento na última hora e foi o barco que cobriu a maior distância nas últimas 24 horas. Mas na figura do Trac Trac parece que está atrás do E4, o GD na frente do Azul assim como o E3 parece estar na frente do DL.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 07:57

Elisa, não tenho notícia e acho que Marisa e Mariana tb não tem .Se alguem tiver... Isso é meio agoniante.No site do ICJR não tem nada tb.Ricardo socorro rs
Ontem ordinária foi boa, até liguei pra sua casa pra ver se vc queria ir mas ninguém atendeu.
Beijosss

Postado por Lulu, em 25/10/2008 às 08:52

Bom dia.
.
Ontem à noite, tudo parecia indicar um suduka aqui no Rio, mas merrecou. A frente fria perdeu força. O Fandango vem, a partir de daqui a uma hora mais ou menos, de lestada...
.
Golpe muito baixo em SP. É o desespero do PT, às últimas consequências. E a Globo está nessa, não se iludam...em outros tempos eu teria certeza de outra operação Proconsult.
.
O E4 está fazendo o que se esperava dele. Mesmo sem alguns joelhos.

Postado por Luiz Vela Rio, em 25/10/2008 às 10:07

10/10/2008 - 18:49 - Mar e Mar - Notícias

Torcida organizada que surgiu durante a última edição da VOR virou equipe


A Volvo Ocean Race é mesmo um marco para o Boteco 1. Foi durante a última edição da regata de volta ao mundo que boa parte dos internautas que freqüentavam o site e o blog do Brasil 1 formaram a única torcida organizada do Brasil dedicada à vela.

Agora, às vésperas de mais uma VOR, a torcida que virou equipe confirma o patrocino do site SuperCarioca.com (www.supercarioca.com) e fará sua primeira participação na mais tradicional regata oceânica do país, a Santos-Rio.

Em parceria com o projeto Três no Mundo (www.tresnomundo.com.br) e apoio da Arapongas Tecnologia Mecânica (www.arapongas.org) , Gustavo Sirelli, Jonas Gomes, Leonardo Mauro, Luis Henrique Pimenta, Oscar Castro e Ricardo Timotheo serão comandados por Sérgio Amaro Gomes a bordo do Fandango/Boteco 1, um Schaeffer 31.

História
Logo após o final da última VOR, a maneira encontrada pelo grupo para se manter unidos foi o lançamento do site: o www.boteco1.com foi ao ar no dia 1º de julho de 2006. Em agosto do mesmo ano, a torcida virou equipe e o Velamar22 Picareta correu sua primeira regata e conquistou, em setembro, sua primeira vitória na Baía de Guanabara.

O Picareta não fez o papel, apenas, de barco da equipe. Também ajudou a formar tripulantes que, hoje, estão a bordo de outros barcos, como o Dona Zezé, Smooth e Ravena. Aliás, antes de se tornar equipe, o Boteco já estava na raia. Ricardo Timotheo passou a inscrever seu barco, também um V22, como Smooth/Boteco 1 em todas as regatas.

Além disso, alguns integrantes do time da caneca também correram regatas e campeonatos em outros barcos, como as 24h de Brasília, Semana de Ilhabela, a própria Santos-Rio e alguns match races. De quebra, em 2007, a conquista do Circuito Rio com o Picareta.

Novidades do Boteco
A participação na Santos-Rio não é a única notícia do grupo. Neste final de semana, estréia mais um barco da equipe, dessa vez, em Ilhabela. Cristiano Cortez, Humberto Massarope, Luis Henrique Pimenta e Roberto La Torre começam a treinar e correrão regatas a bordo do Fast230 Ariel/Boteco 1 a partir de novembro.

As outras novidades estão no site, com a atualização da marca e a implantação de um chat para acompanhar a Volvo Ocean Race. Vale a visita.


fonte : http://www.revistamaremar.com.br/index.php?meio=noticias&id=2606

Postado por leek bowen, em 25/10/2008 às 10:51

Desta vez está mais difícil acompanhar a VOR nesta descida para a cidade do Cabo.

Por exemplo: na 4a feira passada, antes dos barcos passarem por Noronha, selecionei um pequeno trecho perto de Noronha e baixei a figura no ugrib. Nele ficava claro que o vento bom era a leste.

Porém o que está predominando é um sistema enorme de alta pressão que está se deslocando para o sul. Neste tipo de regata, há uma frase que não se deve esquecer: se deve passar por cima das baixas e por baixo das altas. É exatamante isto que os barcos estão tentando: passar por baixo da alta. Então seguem para o sul em um contravento não muito orçado (60 graus) mas já bem in comodo de velejar muito tempo. No relato do Torben que indiquei na revista Náutica ele diz que vão o tempo todo de capa e máscara para se proteger da água na cara.

Quando vão virar para leste? O Torben fala na altura de Abrolhos. Vamos aguardar. O que eles esperam e que o Grilo já tinha citado aqui na própria 5a feira quando perguntei a ele porque os barcos foram para oeste, é que possam passar por baixo da alta com vento folgado de balão no alto.

Porque acho difícil acompanhar? Ainda não percebi vantagem de um barco sobre os outros. Toda hora trocam de posições. Estão lutando migalha por migalha. E o site da VOR muitas vezes fica perdidinho com a ordem da flotilha em cada atualização.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 11:17

boa tarde minha galer? boa noticia é que a Minha MATRIARCA está em primeiro no Rank??

Postado por Lee Bowen, em 25/10/2008 às 12:33

Diário de Bordo:

Estamos aqui no través de Maceió, navegando em águas Brasileiras.

A passagem por Noronha foi super legal outra vez. Tivemos novamente a escolta do Navio Grajaú da Marinha. Passamos ao meio-dia praticamente, e desfrutando do visual maravilhoso. Pena não poder parar...

Conseguimos — por conta de nossas velas mais do que do barco — superar os americanos na aproximação da ilha, o que foi ótimo tbm. De lá para cá, navegando de través orçado, variando de 13 a 18 nós e sob a influência dos 'Pirajás' (squalls, para os ingleses) que são nada mais nada menos que nuvens do tipo cumulus carregadas de chuva.


Posições dos barcos no começo da noite desta sexta
Apesar da temperatura ser muito boa, temos que velejar com impermeáveis e máscaras devido à quantidade de borrifos de água de maneira intensa e constante. Na cabine, ainda bastante quente, pois a circulação de ar que já nao e boa, por conta da água no convés fica ainda pior pois temos que deixar as gaiútas fechadas.

Devemos descer perto da costa até a altura de Abrolhos, quando começaremos a desviar a rota lentamente para a África, formando um grande arco. Se tudo correr bem, pegamos carona numa frente que nos levaria até próximo da cidade do Cabo.

Hoje algum mau humor devido às constantes trocas de velas a que somos forcados pela variação do vento, algumas delas precipitadas, é claro.

No mais tudo correndo direitinho e sempre disputando nossa posição com os outros 3 dos 4 primeiros.


Bons Ventos,Torben

Postado por ClauPenPen1, em 25/10/2008 às 13:06

O Brasil é lindo!


E4 já lidera arrancada rumo ao sul. Santos-Rio larga na merreca.


Boa tarde querido amigo!! Direto do covil onde ontem rolou velejo clássico até Arraial do Cabo no lestinho de 12 nós que eu vou te falar, hein! O mundo é lindo, mas Cabo Frio é mais lindo que o mundo!! Vamos direto para este Atlântico aqui em frente porque logo, logo a flotilha passa por aqui.

VOR - E a aposta de Turbina e Jules Salter na costa brasileira e no sul rendeu bons frutos. Na colheita das milhas plantadas em direção ao nordeste brasileiro, o cesto do E4 saiu mais cheio e hoje nossos heróis já aparecem naquele confortável lugar na tabela, o mais alto. Claro que ainda falta muito para a Cidade do Cabo, mas a posição de nossos amigos é privilegiada. Ainda bem! Porque ontem na Rádio Eldorado eu afirmei que ia rolar isso mesmo. Viva a bola de cristal do manza! Ufa!

Agora, com todos os barcos no ventinho de 10 a 15 nós de NE, pela alheta, as máquinas de transformar ar em movimento vêm voando baixo. Neste momento os 3 brasucas do Ericsson passam a aproximadamente 100 milhas na frente de Porto Seguro, Bahia. E amanhã vão passar em frente aqui de casa. Uhuu!! Vou lá ver qual é!

E gente, o que é aquele vídeo da cerimônia de Netuno no equador?? Horacinho e Joca estão lindos!! O casal 20 da vela mundial. Sensacional!! Se você ainda não viu, clique em http://www.volvooceanrace.tv/page/ NewsDetail/0,,12573~1430041,00.html e confira. Um mico do tamanho do King-Kong!!

E nosso comandante anda romântico no Atlântico, cheio de saudades da Andrea. Que fofinho!! À parte das intimidades do casal, vamos à missiva de ontem que este diário de bordo é maravilhoso né? Confira. “Estamos aqui no través de Maceió, navegando em águas brasileiras.

A passagem por Noronha foi super legal outra vez. Tivemos novamente a escolta do Navio Grajaú da Marinha. Passamos ao meio-dia, praticamente e desfrutando do visual maravilhoso. Pena não poder parar...

Conseguimos, por conta de nossas velas, mais do que do barco, superar os Americanos na aproximação da ilha o que foi ótimo também.

De lá para cá, navegando de través orçado, variando de 13 a 18 nós, e sob a influencia dos ‘Pirajás’ ( Squall para os ingleses ) que são nada mais, nada menos que nuvens do tipo cumulus carregadas de chuva.

Apesar da temperatura ser muito boa, temos que velejar com impermeáveis e máscaras devido a quantidade de borrifos de água de maneira intensa e constante. Na cabine, ainda bastante quente, pois a circulação de ar que já não é boa, por conta da água no convés fica ainda pior, pois temos que deixar as gaiútas fechadas.

Devemos descer perto da costa até a altura de Abrolhos, quando começaremos a desviar a rota lentamente para a África, formando um grande arco. Se tudo correr bem pegamos carona numa frente que nos levaria até próximo da Cidade do Cabo.

Hoje algum mau humor devido às constantes trocas de velas a que somos forçados pela variação do vento, algumas delas precipitadas, é claro.

No mais tudo correndo direitinho e sempre disputando nossa posição com os outros 3, dos 4 primeiros”. Falou e disse!! E Puma, Green Dragon e Teles estão na cola e podem passar a qualquer momento... Fique ligado!!


Santos - Rio – Com mar calmo e ventos de sudeste de apenas 4 nós, a 58ª Regata Santo-Rio teve largada às 12h30 desta sexta-feira, reunindo 28 veleiros, numa bonita festa realizada em frente à igreja do Embaré, na baía de Santos. A regata, que faz parte do 39º Circuito Rio de Vela, tem uma estimativa de durar cerca de 40 horas por causa das previsões de ventos fracos em todo o percurso. As outras provas do Circuito Rio serão disputadas de 30 de outubro a 2 de novembro, na Baía de Guanabara.

Os velejadores deixaram a Baía de Santos com a expectativa de encontrarem grandes dificuldades na regata. Com a situação esperada, a prova de 190 milhas náuticas deve terminar apenas no final da madrugada de domingo para os barcos maiores.

Na saída de Santos, Mitsubishi Motors/Gol, Sorsa III, Touché/Safra e Handycam estavam muito juntos e disputando a liderança da competição, que reúne veleiros das classes ORC-Internacional (500 e 600), First 40.7, ORC-Club, BRA-RGS (Cat. 1), Expedition e Solitário (cat. 1 e 2).

Com a previsão de ventos fracos, o Farr 51 Sorsa comandado por Celso Quintella, não corre o risco de perder o recorde da prova, com o excelente tempo de 19h33min40s, obtido na edição de 2006. No ano passado, o Mitsubishi Motors/Gol foi o fita azul, com 36h04min55s, enquanto o Sorsa III ficou com o título no tempo corrigido com 37h02min00s.

A cerimônia de premiação da regata, organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e pelo Iate Clube de Santos (ICS), será feita no dia 1º, às 20 horas, na Pérgula da Piscina do ICRJ. É isso aí!!


Parti!!


ZDL/ Murillo Novaes

Postado por ClauPenPen1, em 25/10/2008 às 14:18

Muito legal o texto que o Leek transcreveu.
.
Errei tudo. Aqui no Rio entrou o Sudoeste.
.
Flu 1 Porco 0.

Postado por Luiz Vela Rio, em 25/10/2008 às 15:20

E ae galera!!! Ficar indeciso numa regata dessas é a morte!!! Tem que tomar as decisões bem antecipadas e eu pequei nesse quesito e fiquei um pouco pra trás mas tô na balada.

Grilim continua arrepiando e estamos de olho na mesma porranca ali pertinho de cabo frio!!!

Nego ainda ta nessa de posição??? Posição agora é completamente falsa. No game os primeiros de agora estão atrás de mim e na real acontece o mesmo!!!

Lucão se vc se entender com o ugrib vai descobrir um novo mundo e entender esses bordos brasileiros!!! Os caras vão egar uma porranca ali em cabo frio que leva direto pra cape town e podemos ter quebra de recordes e de barcos pq vai ter vento de quase 40 nós!!!!!!!!

Postado por Tchaka, em 25/10/2008 às 15:34

Através da sala rádio de Marinas Nacionais....

-Mitsubishi(Bochecha)

-Touché (maninho)

-Magia4(Marco,Andrea Grael e Marcelo Ferreira)

Vamo Q Bamos!!!

Postado por ClauPenPen1, em 25/10/2008 às 15:58

Hei...hei...

Quase nove horas sem Virtua....quase fui a loucura......Cheguei a velejar via telefone....kkkk.....andei 20 minutos a 1.6kts onde deveria estar a 17 ks....5 milhas perdidas ...faz parte....

Turbinão barbarizando....e sem sombra de duvida primeiro mesmo......e a tendencia agora é abrir...
Tchau Indio....até CT...
Tchaka...Fui atras da porranca....espero q vingue....aqui é só um kogo...e dependendo de como aparecer as setinhas de vento...pode ter sido uma decisão correta.....É pagar para ver....espero q na proxima atualização já apareça os angulos favoraveis e ventos fortes....estou confiando no ugrib.....k......

Meu PC tá uma carroça.....

Um Ótimo FDS para todos........

Postado por Grilo..., em 25/10/2008 às 15:59

Putz...3 a 0 no primeiro tempo...só depois de uma vitória do Vasco mesmo...
.
Quem vai a leste está na frente de quem vai a Oeste, porque Cape Town é a leste e a classificação é pelo DTF e nem podia ser de outro jeito...ó raios !!!

Postado por Luiz Vela Rio, em 25/10/2008 às 16:01

Recuperada após a caminhada cívico-etílica pró-Gabeira. Prontinha para votar amanhã.

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 16:11

Luluzinha,
Calma que os meninos estão bem! Um satélite identificou um rastro estranho de latinhas de cerveja vazias. De onde vc acha que estào vindo?? risos Qualquer coisa, me ligue. Beijocas.

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 16:23

Tchaka

Não vou me entender com o ugrib que nem tenho instalado na minha máquina. Apenas quero acompanhar o que acontece na regata e já está sendo demais.

Grilo

Ainda acho que está tudo embolado ainda e ora um anda mais como o E4 desta vez, ora é o Puma. Nas últimas 24 horas os 2 andaram o mesmo. É claro que o E4 está bem e pode realmente vir a ser o primeiro. Mas nem sei se esta afirmação vale por mais de 500 milhas.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 16:37

Grilo e Tchaka

Esta vai para vocês que gostam de rock e do Metallica: [br.youtube.com]

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 16:44

Lulu

Acabei de ver um vídeo do Fandango lá na Santos Rio. Link [www.youtube.com]

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 17:00

Luca,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 17:04

Pô Lucas que sacanagem rs Tudo bem, quer me deixar mais preocupada rs
Elisa olha que eu ligo !!

Postado por Lulu, em 25/10/2008 às 17:18

Vale a pena ler:
[oglobo.globo.com]

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 17:20

Lulu, calma!!! As latinhas ainda estão aparecendo!!! risos

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 17:21

Lulu

Sacanagem? Você não viu nada. Espera o Grilo assistir ao rock que mandei para ele.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 17:21

Luca,
Esse também é genial!! risos

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 17:32

Elisa

Sobre as pesquisa espaciais a gente ainda tem uma desculpa que foi o fracasso retumbante daquela explosão lá em Alcântara. Mas o pior é o nosso nível de ensino.

Esta semana estive em um evento de gerência de projetos de TI e metodologias de desenvolvimento de software. Fiquei abismado com coisas que lá fiquei sabendo:

1) Um aluno da Universidade Federal Fluminense, sim, a de Niterói, não é nos confins do Zimbabwe, disse que a faculdade dele ainda ensina desenvolvimento de software em cascata. Para os leigos explico que seria primeiro planejar tudo nos seus mínimos detalhes e depois fazer. Este modo já está mais do que provado em todo mundo que não dá certo pois em software é impossível prever tudo antes. É coisa obsoleta há pelo menos uns 7 anos que em informática é quase uma eternidade.

2) Um amigo que trabalha na Inglaterra com indianos e morou na ìndia por alguns meses, disse que o desenvolvedor indiano tem um preparo MUITO superior a um desenvolvedor brasileiro. Apesar dele trabalhar em uma das empresas de ponta no mundo que é muito exigente nas contratações (ThoughtWorks), disse que conhece indianos de outras empresas e percebeu como são fracos nossos cursos (vide exemplo em 1 da vergonha da UFF)

Resumindo:

Enquanto não melhoramos o ensino e a educação em geral por aqui, textos como este do Noblat continuarão aparecendo.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 17:34

Luca,
Concordo plenamente.

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 17:36

Notícia importante para os botequeiros que tem pressão alta [oglobo.globo.com]

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 17:41

Luca, vc está impossível!!! risos

Postado por Elisa, em 25/10/2008 às 17:42

Pessoal o servidor do VORG também está indisponível pra vc's?

Tô tentando virar do bordo e não dá?

Postado por MB1, em 25/10/2008 às 18:39

Op's errta 'virar de bordo'

Postado por MB1, em 25/10/2008 às 18:40

Alegria nova a cada atualização.
Com certeza vamos juntos até o final da volta.
Puma, o barco da alegria!!!!!
PS: Já na próxima perna forneceremos calçados adequados ao Torben. Visto q o mesmo está tendo q usar uma só meia, e das finas, pq o fornecido a ele é de número errado.
Lembra-me uma antiga canção do Raul Seixas.........
'Eu calço é 37,
meu pai me dá 36...........'
Abraço a todos e até a próxima atualização.
Vamo q vamo!!!!!!

Postado por indio, em 25/10/2008 às 18:54

Depois que consertei o relógio do meu micro meu Trac Trac não mostra a última atualização (alguém mais com o mesmo problema?), então vou comentar só com base nos dados.

Parece que o Puma ganhou um pouquinho do E4 nesta atualização. Para mim continua tudo muito embolado e nada definido.

O E4, que é o barco mais ao sul, está na altura de Cumuruxatiba na chamada costa das baleias baiana. Falta um pouquinho mais de 1 grau para o sul para chegar na altura de Abrolhos onde o Torben previu começar a virar para a África. Mas se prevalecer a observação mais recente do Tchaka, eles descerão mais até Cabo Frio.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 19:27

As 20:00 recebi,via Marinas Nacionais,o informativo da classificação da Regata santos Rio,porém ele vem com barcos por latitude e longitude...ferrou que eu sei ,né???


- Fandango:

Lat 24 12
Long 45 10


-ViVa

Lat 24 07

Long 44 43

-Touché
Lat 23 32
Long 44 03

-Magia4
Lat 23 22
Long 44 08

-Mitsubishi
Lat 23 07
Long 43 14

Bom,na real tem dos 28 barcos participantes....

E diz que o ViVa abriu um protesto ,acredito que na largada ,pro barco Vel. Jazz


Vamo Q Bamo!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 25/10/2008 às 20:51

Claudinha

A que horas foram recebidos estes dados?

O Fandango estava passando pelo sul de Ilhabela mas lá por fora.

O Viva já tinha passado por Ilhabela e estava entre caraguá e Ubatuba

O Touché estava no meio da Ilha Grande

O Magia 4 também no meio da Ilha Grande mas mais próximo da costa

O Mitsubishi, a menos que os dados estejam errados, disparado na frente já estava no fim de Sâo Conrado.

Há chances do Igor, Oscar, Gustavo, Morcegão e Cia terem que matar o trabalho na manhã de segunda feira porque ainda estão muito longe.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 21:24

Luca

Qual o login e senha para o picasa

Postado por Alfeu, em 25/10/2008 às 21:26

Será que já teremos alguém de StealthPlay já na próxima ou na seguinte atualização?

Ou perguntando de outro modo, será que alguém iniciará a travessia nas próximas 6 horas?

A turma de universitários que ugriba pode palpitar?

Postado por Luca bastos, em 25/10/2008 às 21:26

Luca,


O informativo é referente às 20:00hs e os dados certissimos,são os passados pelas embarcações que tem que reportar estes dados ao ICRJ às 8:00 e às 20:00Hs..


Com certeza,que o Mitsubishi esta disparado...

Bons Ventos

Postado por ClauPenPen1, em 25/10/2008 às 21:30

Alfeu

fotosboteco1

botecoum

Todos

Repararam que o Trac Trac sempre mostra dados (HDG, TWS, TWD, Lat, long) diferentes do que as tabelas de dados em [www.volvooceanrace.org] ?

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 21:34

Posição dos barcos na Santos-Rio pelo TacTac

[picasaweb.google.com.br]

Postado por Alfeu, em 25/10/2008 às 21:44

Grande Alfeu

Ficou excelente o mapa da Santos Rio com as posições às 20 horas dos barcos indicados pela Claudinha

Vejam [picasaweb.google.com]

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 21:46

La Torre

Milhões de desculpas... Sou um merda mesmo...

Simplesmente esqueci do aniversário da sua filha. Quando lembrei e falei contigo, já era meio tarde. A Tânia não anda bem da coluna (de novo) e desistimos de ir dar o abraço pessoalmente.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 21:49

Ainda tudo indefinido. Pela VOR o Puma segue 1.8 milhas na frente. O E4 já está passando por Conceição da Barra no Espírito Santo e continua seguindo para o Sul.

O Puma está a menos de 3,5 milhas de distância do E4, isto é, ao alcance do radar. Nenhum dos dois poderá iniciar a travessia sem que o outro perceba. Mesmo o GD e o Negro também não conseguirão surpreender ninguém. Então o recurso de usar o StealthPlay e ir para leste de surpresa poderá ser coisa do E3, do DL ou do Russia.

O StealthPlay pode ser usado também como blefe para deixar a impressão de que foi para o leste sem ter ido.

Como os demais ugribeiros não responderam nada, vou me fiar na informação do Tchaka e imaginar que eles vão até Cabo frio antes de dobrar a esquina.

Eles não irão de um bordo só até a Cidade do Cabo. Cambarão muitas vezes e a agonia das posições incertas persistirá. Em alguma destas cambadas, um deles entrará com StealthPlay. Pela previsão do Trac trac deverão ir até mais ao sul da Cidade do Cabo e depois subir em outro bordo.

Postado por Luca Bastos, em 25/10/2008 às 22:57

Fandango é um quelônio...
.
O Porco sifu.
.
Um(a) sujeito(a) me escreveu dizendo que o nome do meu barco é o mais bonito.
.
Prefiro o Ms B. Haven.
.
Meus sais...a campeã de LS não sabe coordenadas !!!
.
Segunda-feira, com o resultado da eleição, deve vir pica por aí. No máximo na quarta-feira, o fálico objeto deve ser enviado pelo Governo, na forma de MP, ao Congresso.
.
Amanhã trabalho dia inteiro cuidando de 15 sessões...cês são babacas, cês são otários, cês são idiotas, cês são bundões, e outras...eleição em dois turnos acaba assim.

Postado por Luiz Vela Rio, em 25/10/2008 às 23:14

Alô botequeiras e botequeiros.
Os ventos foram favoráveis e já estou em forma para as próximas ordinárias.
Obrigada a todos pelo carinho e atenção.
Beijos e abraços.
Aurete vulgo Dona Riala.

Postado por D.Riala, em 25/10/2008 às 23:27

Aurete,
Que bom q está nova!!! Segundo o Grilo, a zaga te espera!! beijosssssssss

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 01:53

TEAM DTF DTL KNTs
E4 3052 0 15,5
PUMA 3052 0 14,3
TBLACK 3072 20 14,0
GD 3072 20 14,3
TBLUE 3091 29 13,3
DL 3083 31 14,5
E3 3115 63 14.3
TR 3194 142 14,8

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 02:01

TEAM DTF DTL KNTs
E4 3052 0 15,5
PUMA 3052 0 14,3
TBLACK 3072 20 14,0
GD 3072 20 14,3
TBLUE 3091 29 13,3
DL 3083 31 14,5
E3 3115 63 14.3
TR 3194 142 14,8

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 02:01

Xi... estou que nem o Giorgio!! Dobrando!!
bom dia, Galera!! VQV!!!
====
é hoje!!! Gabeiraaaa!!!!

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 02:03

Bom Dia Verde......p. vcs do Rio.....

Aurete, bom saber que vc está ' zero bala' ...Bjossssss

Elisa...E4, 'magavilha'....Indioooooooooo Kd os tênis hehehehe! Bjos.

Fandango/Boteco1 torcendo por vcs ,meninos.

Lulu fica fria ,eles estão deixando rastros metálicos hehehehehe! Bjos

Alfeu mto bom o mapa com a localização dos veleiros Bjos a vc e Leila.

La Torre e Heloisa, parabéns pelos 15 anos da filhota Eloá. Bjos.

Pessoal do Rio que vote neste domingo , achei grave o que li no blog do Noblat, por isso coloco aqui.

'Nova enquete - Quem fraudou a enquete anterior?

Fui obrigado a tirar do ar a pesquisa anterior que perguntava: 'Quem você acha que ganhará a eleição para prefeito do Rio'?

Até começar o debate entre os candidatos promovido pela TV Globo, Gabeira era apontado como o possível ganhador da eleição por mais de 70% dos que haviam respondido à enquete. Até então, cerca de 2.500 leitores haviam votado.

Em menos de duas horas e meia, o número de votantes saltou para 5 mil. Foi um movimento claramente organizado.

Fechei a pesquisa com os resultados que seguem agora:

'Quem você acha que ganhará a eleição para prefeito do Rio?'

* Eduardo Paes (PMDB) - 42.44%

* Fernando Gabeira (PV) - 56.50%

* Não sei 1.05%

Tem nova pesquisa no ar: 'Quem fraudou a enquete deste blog que perguntava sobre quem vencerá a eleição para prefeito do Rio?'

PODE!!!!! gentem o Rio está nas mãos de quem??????? Que pergunta !!!!!

Depois dessa .....VOR ver barquinho e que o Gabeira ganhe.

Bjosssss Millllllllllll

Clícia - Gloriosa.

Postado por Clícia Paiva-Gloriosa, em 26/10/2008 às 02:34

Clicia, minha amiga, torça por nós!! A passeata foi o máximo!!! Hoje, olho vivo, especialmente no fechamento das urnas. Vou até votar mais tarde, acho!

O Noblat tá marcando forte. Foi ele, e o Sirkis tb, que levantou a hipótese de fraude no final da votaçao. O jeito é usar cameras e fotografar tudo o que for irregular.

E4 nafrente, tudo de bom! tomara que consiga abrir!!

Indio, eu aceito um tenis ispirado no barco, porque é lindo demais! rsrs Só por isso!!

Vou voltar a dormir!! Beijjocassssssssssssssssss

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 02:59

Rial,
Acorrrrdaaaaaaaa!!!
Travou depois de caminhar 8 km no sol! Risos

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 03:00

Bom dia.
Bons ventos.

Esila travei não! e a bandeira está na janela.


Lembrando: usar uma peça de roupa da cor verde na hora que for votar.

Complementando a informação da Clícia:
Resultado da pesquisa do Noblat sobre a fraude.
Total de votos: 1146

Quem fraudou a enquete deste blog que perguntava sobre quem vencerá a eleição para prefeito do Rio?
Partidários de Fernando Gabeira (PV) 9.86%
Partidários de Eduardo Paes (PMDB) 83.68%
Não sei 6.46%

Gabeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 43 na mulambada.

Postado por Rial, em 26/10/2008 às 06:48

Bom dia

Aurete

Bom saber que já está bem.

Aqui em SP meu voto será contra a arrogância.

Na atualização de 3 horas atrás, o E4 já aparecia quase na altura de Serra/ES. Aparentemente, ele, o Puma e talvez os 2 Telefonicas já começaram a curva para a África. Vamos confirmar na próxima atualização. O vento de todos é norte/nordeste.

Postado por Luca Bastos, em 26/10/2008 às 07:13

TEAM DTF DTL KNTs
E4 3021 0 16,3
PUMA 3024 3 14,8
GD 3044 23 16,3
TBLACK 3045 24 15,8
TBLUE 3058 37 15,9
DL 3083 50 13,0
E3 3097 76 15,5
TR 3180 159 13,5

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 07:15

Vamos que vamos!!! Gabeiraaaaaaaaaaaaaa!!!!!

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 07:19

TEAM DTF DTL KNTs
E4 2293 0 13,3
PUMA 2295 2 12,8
GD 3015 22 14,5
TBLACK 3028 24 13,0
TBLUE 3029 36 15,8
DL 3055 62 14,0
E3 3069 76 17,0
TR 3164 171 14,0

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 07:27

Bom dia Elisa que não dorme

O E4 já na altura de Guarapari seguindo para sudeste com vento nordeste. Ainda indefinida a batalha entre ele e o Puma pois as diferenças são pequenas mas assim como ontem, no Trac Trac a posição dele parece melhor.

Segundo gente do E3, nos próximos dias o recorde de singradura de 562.96 milhas em 24 horas do ABN2 estará ameaçado.

Postado por Luca Bastos, em 26/10/2008 às 07:43

Bueenas

Vamo Q Bamo Turbina!!!


Santos/Rio

-Mitsubishi....>Fita Azul(ontem a noite)

-Fandango(às 8:00 hs esta a 20 milhas de Angra)

-ViVa Lat 23 Long 43


A sala radio me passara em instantes a tabela de hj às 8:00 da manhã...e coloco aqui


Booooom domingo a todos!!


ViVa o Tuuuuuuuuuuuuuuuurbina!!!

Postado por ClauPenPen1, em 26/10/2008 às 08:04

Bom dia.
Clau tive a informação pela Mariana que o Fangando desistiu, ela ligou pro ICRJ. Agora estamos preocupadas, será que vc consegue mais informação.Não sabemos se ligaram o motor, se houve alguma coisa com o barco.
Aguardamos notícias.

Postado por Lulu, em 26/10/2008 às 08:42

Maaaaaaaaaaaaaaaarquito lobito


Na minha tela teu barquito aparecia como Stop....entrei mas era alarme falso....tava tudo direitinho!!!

Aparece logo saudades!!!1

Beijos procês

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 08:48

LuLu

Até ontem a noite,ou seja,20:00 eles estavam em regata....hj o ICRJ nao tinha as informações ainda,mas nada se falou de que o Fandango tivesse desistido,acho estranho,só se resolveram ficar na Ilha...vou tratar de me informar...pedindo pra sala radio das nacionais tentar entrar em contato direto com o Fandango

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 08:54

Santos Rio

Sra Claudia
Bom dia

Ainda não recebi a relação de chamada que foi realizada hoje as 8:00 horas.

Os que cruzaram por enquanto
Mitsubishi - (25/10) 21 49 56
Sorsa - (26/10) 04 17 56
Monte Cristo 08 17 03
Sony Handycam 09 10 16
Loyal Red Nose 09 20 39


Fandango - DNF 20´Ilha Grande seguindo p/ Angra

Millenium Star - DNF Lat 24 03 Long 44 57 seguindo p/ Saco Capela (Ilhabela)

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 09:41

Buenas....


Magia4
Lat 22 06 30
Long 43 26 30

Touché
Lat 23 03
Long 43 12

ViVa
Lat 23 43
Long 44 14

Não se sabe o motivo da desistencia do Fandango,mas pelo que entendi continuam navegando rumo ao Rio....

É isso aí....

Vamo Q Bamo!!!!

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 09:50

Bom Dia...Boa Tarde...Boa Noite....

Minha conexão tá horrivel.......male má consigo ver os barquinhos.....
e aqui no site do boteco trava tudo.......

Pena a desistencia do fandango.....

Bom Domingo para todos.....

Postado por Grilo..., em 26/10/2008 às 10:18

Notícia do Morcegão que ligou pra Marisa , desistiram por falta de vento mesmo. Vão para Angra de lá seguem de carro para o Rio. Tá tudo bem com a tripulação. Devem chegar em Angra por volta das 3h da tarde...Disseram que muita gente desistiu,é isso minha gente. Mas de qualquer maneira valeu e muito a tentativa.
Beijossss

Postado por Lulu, em 26/10/2008 às 10:32

Bom dia botequeiros e botequeiras,

Acabo de receber um telefonema do Leo e o motivo da desis-

tência foi que o Fandango e tantos outros barcos passaram mais de

24 horas...boiando!!!!!

Ainda estão a +/- 20 milhas de Angra, e pensam e chegar a

Angra por volta de 15 horas. De lá, os cariocas voltam de bat-

móvel e dos paulistas, nada sei.

Beijos a todos e bom domingo.

Postado por Marisa "Morcegão", em 26/10/2008 às 10:33

Salve galrera


Santos-Rio poisição das 08:00h

[picasaweb.google.com]

Postado por Alfeu, em 26/10/2008 às 10:40

Dos 28 barcos ...5 desistiram até hj às 9:00
Fandango,Inaê,Jazz,Maesta,Millenium Star

Acabei de falar com meu irmão e eles ja chegaram a algum tempo,Magia tb....agora no aguardo do ViVa...

LulU,
Qdo um barco dá DNF,ou seja desistencia,geralmente é só desistencia mesmo,se há algum problema a bordo eles teriam que reportar ao ICRJ.....já tinha colocado aí que eles seguiam rumo a Angra...

É isso aí!!


Grilo
QQ coisa grita!!


Falei com a mãe de Igor...muito simpatica e tb com Rial...Fandango mobilizando a galera!!

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 10:43

Lulu e Marisa,
O que importa é que estão todos bem. Valeu demaisssssss!!! Beijocas, meninas

===
Grilo,
Minha conexão despencou assim que começou a votação. Hoje, pelo jeito, vai ser assim.

===
Luca, dormi tanto nesses dias que fiquei em casa que agora estou com o sono desregulado. Tou dormindo em turnos...risos

===
Me arrumar para cumprir o dever cívico de votar e tomar um choppp lá no Jóia.

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 10:43

De volta da minha corrida. Hoje foi sofrido para correr 55 minutinhos. Sol de rachar, coração muito próximo ou acima de 170 batimentos. Fiquei 6 dias sem correr e já parece que perdi a forma. Ontem foram só 45 minutos igualmente dificeis.

O Fandango na merreca parece sofrer também. Mas pela primeira vez dos botequeiros em uma regata deste tipo o que valeu mesmo foi o aprendizado.

Na VOR o E4 já passou da divisa do Estado do Rio de Janeiro. Perdeu um pouquinho mas ainda continua 1.1 milhas a frente do Puma. O vento para os 2 está um pouco mais ao norte e assim eles puderam ganhar mais um pouco a leste. Agora só o DL está mais leste do que os 2 primeiros.

Com as coordenadas passadas pela Cludinha às 10:50:
Touché passando pelas Cagarras já próximo da chegada
Viva ao Sul da Ilha Grande
Magia 4 no meio da serra perto de Paraíba do Sul (alguma coordenada deve estar com erro)

Grilo

O Valentino Rossi é gênio mesmo. Largou lá atrás e em pouco tempo já estava em 3o.

Postado por Luca Bastos, em 26/10/2008 às 11:02

Galera,


Coloquei lá no tal de Picassa as fotos do Encontro B1 Santos Rio......sorry pela demora e principalmente pela qualidade das fotos,minha maquinita já era....

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

Postado por ClauPenPen1, em 26/10/2008 às 11:26

Caramba, como estes botequeiros velejadores bebem!

Postado por Luca Bastos, em 26/10/2008 às 11:35

Consegui uma conexão melhor........

Mas não sei o q tá acontecendo aqui no site.......

Tá lento e tardio os cliques....

será q é só comigo....????

Valeu fandango......Já imagina ser falta de vento o motivo da desistencia......

PNG........

Postado por Grilo..., em 26/10/2008 às 11:53

Please...Quem Traduz,por lo menos a parte do Joca???Obrigada

--------------------------------------

ERICSSON 4 EMAIL:

'We are leading the fleet at the moment'
Sunday 26 October 2008 11:30

Joca Signorini (Trimmer)

Last 2 days has been really good for us. We had good conditions of downwind sailing with winds from 12-18 knots. During the night the sky has been beautiful, full of stars and all crew are really enjoying it.

We are leading the fleet at the moment with Puma really close to us and it’s been difficult to know how many days there were when we both didn't see each other after more then 2 weeks of racing!

Sailing along the Brazilian coast has been great and makes me feel a bit at home, be back in 6 month Brazil!! We are starting our head to the east and it looks like the next few days will be really intense with some strong winds. That will help us to run some miles and be closest to the finish line. Looks like the battle for the lead will be really close.

It’s midday here and our lunch time is getting close. Menu of the day is Chicken Korma, best preference from all crew. But we are all looking forward for a big steak in Cape Town!

Good winds,
Joca

Guy Salter (Media Crew)

There has been a lot of activity onboard today with everyone triple checking their areas ready for the mighty kicking we are about to receive. After all, it would be a shame to get some gear damage and lose our chance at a shot of a podium finish! Nobody is really looking forward to sailing in 40kts - but it should be fast.

In the old Volvo 60s, 40 kts would be towards upper end of racing mode, in these boats 40kts is a lot more like survival mode. It will be bumpy, wet and bloody uncomfortable but hopefully fast. Looks like we may have a big light air spot to get through - just hope that the lottery looks upon us favourably.

Cheers
Guy

Received 11:30 GMT

Postado por ClauPenPen1, em 26/10/2008 às 13:22

Fui votar, andei pelos bairros da ZS e nunca vi tanta limpeza nas ruas!! Absolutamente impressionante.
==
Dia lindo, aqui!! Quente, azul, espetáculo!

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 16:07

Santos Rio

Magia4
Cruzou às 12:51


Touché
Cruzou às 10:44

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 16:14

Vitória de Kassab em Sampa...

Eduardo Paes no Rio...


Cadê toooooooooooodo mundo heim?????

Postado por Claudia, em 26/10/2008 às 18:16

Pois é, Claúdia. Infelizmwnte, por pouco, vamos ter que aguentar mais 4 anos de desmandos. Eu estou no fórum do Globo, tentando lembrar às pessoas da importância de manter a mobilização e não se deixar levar pelo resultado. Paes sabe que foi por pouco e que vai ter que se virar para atender a todos. Está com a batata quente na mão. Aos eleitores cabe fiscalizar e cobrar. Pressão nelle!!

Postado por Elisa, em 26/10/2008 às 18:44

Boa noite botecada!
Depois de um dia meio corrido, eleições, espera de notícias dos fandangueiros.Almoço em família só agora volto pra dar uma olhada nos barcos. Na VOR só ando perdendo posições ....
Oscar está vindo de barco para Rio só deve chegar amanhã de manhã... Falamos por cel, parecia que estava se divertindo muito e não tava com pressa de chegar.Previsão de chegada 8h da manhã.
Obridado Claudinha por conseguir informações rapidamente.
Beijosss

Postado por Lulu, em 26/10/2008 às 21:09

Pra animar um pouco isso aqui!

TRAIÇÃO DO HOMEM BRASILEIRO CONFORME A REGIÃO

O PAULISTA - Encontra a mulher com outro na cama e vai fazer terapia.

O CARIOCA - Encontra a mulher com outro na cama, junta-se a eles e se diverte.

O MINEIRO - Encontra a mulher com outro na cama, mata o homem e continua casado com a mulher, exatamente como manda a TFM, Tradicional Família Mineira.

O GAÚCHO - Encontra a mulher com outro na cama e, ao contrário do mineiro, mata a mulher fica com o marmanjo só prá ele.

O PARAIBANO - Encontra a mulher com outro na cama e, sendo o cabra da peste que é, mata os dois e arruma outra no dia seguinte.

O GOIANO - Encontra a mulher com outro na cama, entra em depressão, pega a viola e vai para rua à procura de outro corno pra montar mais uma dupla sertaneja.

O PERNAMBUCANO - Encontra a mulher com outro na cama, pega sua fantasia e vai dançar um frevo em Olinda.

O BRASILIENSE - Sempre que pega a mulher com outro na cama, de raiva vai parao congresso e inventa mais um imposto.

O CURITIBANO - Quando pega a mulher com outro na cama, não faz nada, pois curitibano não fala com estranhos.

O CEARENSE - Quando pega a mulher com outro na cama, agradece a Deus, pois vê que não é só ele que pega mulher feia.

O BAIANO - Mulher de baiano não vai pra cama com outro, porque esse negócio de arrumar amante, tirar a roupa, fazer sexo, ser descoberta pelo marido, etc., dá um trabaaaaaaaalho, dá uma canseeeeeeeeira, dá um sooooooooooooooooono.... meu rei! Alê
Fuiiiiiiiiiii

Postado por Lulu, em 26/10/2008 às 21:11

Na última atualização, o E4 estava na altura da praia do Forno em Arraial do Cabo em rumo sudeste com vento norte. Na anterior ele e o Puma tinha gibado e voltavam em rumo sudoeste mas já gibaram novamente para sudeste.

Depois dos gibes, o E4 segue a frente de forma agora mais clara porém com vantagem muito apertada que não dá nenhuma tranquilidade. Mas sempre é melhor estar na frente, principalmente quando na última atualização andou mais do que seu oponente tanto na última hora como nas últimas 24 horas.

Já já sai a próxima atualização.

Postado por Luca Bastos, em 26/10/2008 às 22:04

Nesta atualização o E4 já na altura do saco da Cajaíba em Paraty com 6,4 milhas de vantagem sobre o Puma.

O GD está tentando uma gracinha vindo mais para oeste tentando um vento mais nordeste. Na previsão do Traca Trac, ele passará o Puma mas por enquanto só perdeu. Aliás praticamente todos perderam do E4 nas últimas 3 horas. O vento dos 2 primeiros é norte puro.

Postado por Luca Bastos, em 26/10/2008 às 22:48

Boa noite.
.
Estava um pouco apreensivo depois que vi a posição do Fandango ontem. Tentei os celulares de bordo e nada. Tentei a sala de rádio do ICRJ hoje e o pateta que me atendeu deve ter ganhado regata no Liveskipper, porque entende de navegação tanto quanto o Stevie Wonder. Felizmente, todos os joelhos estavam a bordo e inteiros.
.
Eleição emocionante hoje. Mandaram votar em paz e neguinho votou no Paes. Resultado no mínimo esquisito, mas acho que o FG cometeu uns errinhos na reta final.
Em SP, a trolha no PT foi tão grande que a Globo até demorou a confirmar.
.
Onde trabalhei, o placar de eleitores vestidos a caráter foi:
- De verde: umas 2000 pessoas ( é sério).
- Fluminense: 15
- Flamengo: 11
- Vasco: 2
- Botafogo: 1
- Real Madrid: 1
- Milan: 1
Uma mulher enrolada numa bandeira verde, um bebum, duas urnas histéricas de manhã cedo e uma surtada no final, foram os problemas. Uma mesária 'de programa' e outra que é psicóloga de cachorro ganharam o troféu 'César Maia' de pessoas mais excêntricas.
.
Na VOR real, estou particularmente impressionado com a marcação E4-Puma e vice-versa.
.
Na Virtual, esqueci o torpedo amarelo, mas até que não despenquei.

Postado por Luiz Vela Rio, em 26/10/2008 às 22:57

Oi Blotequeiros!

.. Alguém tem a lista dos barcos dos blotequeiros no VORGame?
Eu tenho tres barcos: KikoPR, Keeko, XicoBetoPR.

.. Repetindo a pergunta que fiz lá atrás: alguém conseguiu guardar as conversas do blog da VOR passada?

.. Pena que não deu pro Gabeira, hein?? ... Acho que o Brasil inteiro estava torcendo por ele ...

Postado por KikoPR, em 27/10/2008 às 00:06

Querem ver como tem gente que não dá a mínima para o VORGame? Adicionem o Blur-Sweden e vejam pra onde o maluco foi .... kkkk

Postado por KikoPR, em 27/10/2008 às 00:49

Dica pra quem não consegue ver as posições dos barcos no micro do escritório: http://www.oceanhippie.net/volvoDisplay.php

Postado por KikoPR, em 27/10/2008 às 01:02

Bom dia.
Bons ventos.

Me lembrei de 2 filmes hoje, após as eleições:

Um homem tem 2 metros de altura.

O incrível homem que encolheu.

Postado por Rial, em 27/10/2008 às 03:51

Corrigindo o título do filme:

Um homem tem 3 metros de altura.

Postado por Rial, em 27/10/2008 às 03:59

dia gALLera!!!
dia bando de malucos!!!
dia Sanatório!!!

Já na Caipirolândia, me preparando pra repor os dias de 'cano' na empresa...

Valeu Fandango/Boteco1, apesar de tudo, ou melhor, nada (de vento), foi muito bom estar com vocês, brincar com vocês, boiar com vocês, rir com vocês, velejar com vocês (???)...

Em breve mais relatos, fotos e vídeos no Picasa... vou deitar um pouco que estou ficando mareado na frente do computador.

Beijos e Abraços à todos.

Postado por Igor, em 27/10/2008 às 05:41

Po*********a computador... pára de balançar!!!

Postado por Igor, em 27/10/2008 às 05:52

Botequeiros e Botequeiras....bom dia!!!!

a semana foi meio atribulada por conta da filhota.....

meio chateado...pois parece q os candidatos dos botequeiros andaram levando pau....
a unica felicidade foi a sapecada q a Martaxa levou aqui em sampa....
em compensação a gangue do apedeuta ganhou em sao bernardo com o bandido LM (que nunca morou em sbc), cria do José Dirceu... e amigão do Genoino....
coitado de Sao Bernardo....ame-a ou deixe-a!!!!!

bem... agora os preparativo pra viagem pra bahia....
mais correria...
VQV


em tempo....
parabéns aos velejadores do boteco na santos-rio....
ano q vem a gente mata a pau....

Postado por Roberto La Torre, em 27/10/2008 às 06:28

Bom dia Boteco1

Viva chegou 01:18 da madrugada.
Fomos mal, mas pelo menos todos concordaram com a tática Boteco1. Inelizmente a frente que vinha não veio e o vento 'lestou' na nossa cara, o que nos fez ficar para trás.


Gostaria de agradecer o Sérgio pela disponibilidade de estar com os botequeiros na Santos-Rio, mas infelizmente compromissos profissionais impedirem o Fandango de terminar a regata. A previsão de chegada era hoje à tarde.

Teve um protesto do Viva na Largada sim, mas o Jazz se retirou. Ele conseguiu infringir 3 regras numa manobra só, além de acabar com a largada do Viva, Fandango e Montecristo. Queria ganhar a regata na largada e desistiu.


Grilo,
As previsões não se confirmaram. Teve mais vento perto de terra do que se esperava, e em alto mar o vento não apareceu. Quem deu as caras foram as nuvens que acabaram com a nossa regata.

Glauco,
Os visualizadores da VOR levam em conta a distância até ao próximo ponto e não as condições meteorológicas que eles encontrarão. O Track está tentando fazer previsões... vamos ver se ele acerta.

Alfeu,
Tem muito jogador que largou o VORg para se dedicar ao SOL. Blur esteve na frente por muito tempo. Neste momento é o mais a sul com bom posicionamento para seguir para Cape Town.

La Torre,
Beijo na Eloá pelo aniversário dela.


Desculpem não fazer relato da ordinária (em dois tempos), que foi MARAVILHOSA!!! mas a vaquinha me chama...

VOR e tentarei VORtar mais tarde.

Bons ventos Boteco1

Postado por Amigo do Boteco1, em 27/10/2008 às 07:01

Buenas.....


Já que os administradores voltaram...eu Fuiiiiiiiiiiii!!!

KIKO,

Foi tudo gravado e guardado pelos administradores....
Vc pode ver a lista de botequeiros na propria Vor Game...tem muitos no grupo Equipe Boteco1!!!


Uma excelente semana a todos!!

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 07:46

O Globo observa que após os resultados, cariocas não saem para comemorar.
Pergunto eu:
Comemorar enterro?

Postado por Rial, em 27/10/2008 às 08:25

Bom dia.
Ainda um pouco irritada com o resultado. Mas pronta para continuar um acidadã to tipo que pega no pé, manda carta e cobra, mesmo que não resulte em nada. VQV!!!
===
Meninos velejadores do B1: bom ter vocês de volta! Valeu!!!
===
quero o frio de volta!!! mais duas semaninhas sem sol, please!!!!

Postado por Elisa, em 27/10/2008 às 09:27

Bom dia botecada!
Bom depois desse final de semana acompanhando regatas. Estou dando a partida para a extraordninária Paraty 2008. Confraternização de final de ano.Soube nesse final de semana que eu iria dar uma organizada nisso. Já que é assim, a príncipio ficou marcada para dias 21 22 e 23 de novembro. Em São Paulo essa foi a sugestão.
Gostaria de saber quantas pessoas vão e se a data está boa para a maioria.
Aguardo manifestações ainda hoje.
Depois falo com o Lobo sobre as pousadas.
Beijosss

Postado por Lulu, em 27/10/2008 às 09:35

Bom dia.
.
Acho que segundo turno devia ser disputa de QI. Prefeito não faz porra nenhuma, é igual a um grande síndico, então é sempre preferível eleger o mais inteligente. Neste ponto, o Rio errou e São Paulo acertou. E São Bernardo vai invadir São Paulo...
Já BH tinha que escolher entre a cruz e a fogueira.
.
O relato do Viva/Fandango é ótimo para percerbeemos o quanto é diferente navegar por uma tela de computador e navegar a bordo. Um pirajazinho e pronto, que se dane a tela de computador e alguns cálculos e vamos fugir da cinza ameaça, depois fazemos os cálculos de novo.
Navegação internética não tem micro-clima, onda, correnteza e temperatura da água. Desde a Escola de Sagres esses dados são importantes.

Postado por Luiz Vela Rio, em 27/10/2008 às 09:55

LuLu

Eu estou dentro...mas verifica com o Lobo,pois ele já andou vendo e organizando,só que ninguem lhe respondeu quem vai ou fica...

Beijos

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 09:57

Quem disse que não comemoraram? Aqui do lado rolou um funkão até de madrugda comemorando o quinze...

Postado por o analista político, em 27/10/2008 às 09:58

Lulu,
eu fico na dependência da miha alta, pois levar bagagem ainda não está liberado e não sei como vai ficar minha situação no trabalho. Tenho mais uma perícia marcada. A barriga está ok, mas o braço está incomodando um pouco e aí complica para carregar mochila. Só poderei confirmar depois do dia 5, tá? O Lobo me disse que tinha me colocado na Andorinhas. Achei ótimo. Se for, caprichem no quarto,please, pois acho que vou levar mammy !! rsrs...Sou folgada pra caramba!
Bejocassssss

Postado por Elisa, em 27/10/2008 às 10:05

Ola galera.
Acredito que a Volvo nao começou a travessia do Atlantico ainda. Acho que eles so estao abrindo. Nao é hora de atravessar. Nao consigo aqui acessar o site da Volvo. Alguem sabe em que latitude eles se encontram.
Um abraço Bel

Postado por Bel, em 27/10/2008 às 10:18

Continuando, o que temos para comemorar?

Uma parte dos cariocas (ricos, pobres e remediados) não saiu para comemorar porque as pessoas que tentam viver dentro da lei nesta cidade perderam e pagam a conta há muito tempo para os que não recolhem impostos, vivem de 'gatos' de luz e água e adoram segundo seu estrato social, ou o seu carro, ou o chamado 'transporte alternativo', acreditam que recebem todo tipo de assistência (ou privilégios) embora há décadas de governos populistas seguidos suas condições de vida reais (ricos, pobres e remediados) não melhorem, excessão ao aumento em parte do consumo e um falso acesso a itens um pouco mais sofisticados, graças ao crédito fácil, origem em outras paragens daquela 'marolinha' que anda nos assombrando.

Essa outra parte (ricos, pobres e remediados), que fez a diferença definitivamente para o resultado final, volta comemorando para a realidade das filas nos hospitais, da falta de saneamento, amontoados segundo seu estrato social, em engarrafamentos, vans, moto-táxis e linhas insuficientes e mal distribuídas de ônibus, corre para fugir dos tirorteios e da violência em números de guerra em volta de suas casas, esperançosos mais uma vez no messias da hora que os tirará dessa, pois 'dessa vez vai dar certo'.

As duas partes, que no fim são a mesma coisa, ora bolas!, por motivos distintos e sempre em pé de guerra (oh, malditas ideologias), fecham com qualquer um que coloque no seu discurso 'proteger', 'tomar conta', 'redistribuir', 'regulamentar' e outras bazófias populistas/socialistas cujo resultado na prática é o que vemos repetindo-se por aqui e em diferentes graus em países onde seus governos estão sempre 'do lado do povo', tutelando-o como a crianças incapazes de saber o que é melhor para suas vidas.

Para as duas partes supracitadas falta mesmo é educação num nível que permita buscar a verdade e compreender que futuro próspero é algo além da geladeira nova pelo dobro do preço em 24 prestações com entrada só para daqui a dois meses, ou um polpudo emprego público ou quiçá ainda um bilhete premiado de loteria que permita não precisar trabalhar, porque bom mesmo é conseguir as coisas sem fazer força.

Sina sinistra essa... 'O brasileiro não desis..., quer dizer, não aprende nunca'.

Postado por o analista político, em 27/10/2008 às 10:25

perdão, 'exceção'

Postado por o analista político, em 27/10/2008 às 10:28

Bom dia

Bel

A última atualização mostrava as seguintes coordenadas e distâncias percorridas:

1 ; ERT4 ; 25,10.93S ; 032,51.94W ; 2699.7 ; +0.0
2 ; ILMO ; 25,10.29S ; 032,57.09W ; 2704.3 ; -1.2 (perdeu na última atualização)
3 ; GDRA ; 25,21.98S ; 033,29.41W ; 2726.4 ; +0.7
4 ; TELN ; 24,59.75S ; 033,26.31W ; 2732.7 ; -3.1
5 ; TELA ; 24,16.05S ; 033,23.08W ; 2747.1 ; -4.8
6 ; ERT3 ; 23,59.04S ; 033,46.12W ; 2774.2 ; -1.4
7 ; DLYD ; 23,09.39S ; 034,25.46W ; 2827.9 ; -9.6
8 ; KOSA ; 22,50.59S ; 036,03.09W ; 2917.1 ; -1.2

O E4 está bem longe da costa mas na altura de Cananéis ao sul do estado de São Paulo enquanto que o último colocado, o time Russia mal passou Cabo Frio

Kiko-PR

Sou um dos que tenho todos os blogs do antigo site do Brasil 1. Só não sei mais em qual HD ficou...

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 10:32

Vapt e Vupt...

A mulher entra num restaurante e encontra o marido com outra :
- Pode me explicar o que é isto?!
E ele responde:
- Só pode ser azar!
-----------------------------------------------
- Carmen, você está doente? Te pergunto porque eu vi sair um médico da sua casa, esta manhã...
- Olha, minha querida, ontem eu vi sair um militar da sua e nem por isso você está em guerra, não é verdade?
-------------------------------------
- Diga-me, por que motivo você quer divorciar-se de seu esposo?
- Meu marido me trata como se eu fosse um cão!
- A maltrata? Bate?
- Não, quer que eu seja fiel!
----------------------------------
Uma senhora vaidosa a um senhor sincero:
- Que idade o senhor me dá?
- Bem... pelos cabelos, dou-lhe vinte anos, pelo olhar, dezenove, pela sua pele, dezoito, e pelo seu corpo, dezessete anos!
- Hummm, mas como o senhor é lisonjeador!
-Nada disso, sou sincero... Agora espere que vou fazer a soma.
---------------------------

Num dia de muito calor, o marido sai do banho pelado, chega pra esposa e fala:
- Meu bem, está muito quente...o que você acha que os vizinhos vão dizer se eu for cortar a grama assim, completamente nu?
A mulher olha pra ele e responde:
- Provavelmente, que eu casei com você só por dinheiro

Postado por Lulu, em 27/10/2008 às 10:55

Bom dia cambada.

Infelizmente, as previsões não se confirmaram. Antes de sair de Santos, a tripulação do Fandango consultou três sites (Grib ou UGrib - sei lá -, Windguru e BóiaWeb) e, já no clube, conferiu o ClimaTempo. Tudo indicava que deveríamos ter feito exatamente o que fizemos. Para se ter uma idéia de como tudo estava parado, nas últimas 12 horas de regata do Fandango, o Viva só abriu duas milhas de vantagem. Infelizmente, não deu para terminar.

Nossa previsão de chegada quando a lestada entrou, era hoje entre 17 e 21 horas (dentro do prazo para o barco mas fora para os tripulantes). Essa é uma das lições para a turma: a programação tem que ser feita antes, pois não há hora certa para acabar.

A frustração por não terminar é enorme e o pacto entre os sete já foi feito: voltamos em 2009.

No mais, muito aprendizado. E, no final, apesar do resultado indesejado, tive uma semana de seis domingos inesquecíveis.

Os relatos completos, filmes e imagens, em breve. Vou tentar organizar as coisas. Tentarei atualizar o site até o fim da tarde. Beijos e abraços.

Postado por Gustavo Sirelli, em 27/10/2008 às 11:03

Hoje é dia do servidor Publico,portanto meio feriadão....rsrsrsrsrsrs


Santos Rio....>VC sabe o dia e a hora que embarca, maaaaaaaaaaas, jamais imagina sequer o dia e a hora do desmbarque!!

É isso aí!!!


Tuuuuuuuuuuuuuuurbina continua dando um verdadeiro show,mesmo tendo o Puma de carrapato!!!!


Vamo Q Bamo!!

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 11:41

'Bom dia! As coisas andam bem intensas por aqui no Ericsson 4, lutando de perto com o Puma sempre no nosso campo de visão. Parece até que a gente está ligado por um elástico! Por enquanto nós estamos puxando eles, mas são quase 3.000 milhas náuticas até Table Mountain, na Cidade do Cabo.

Amanhã [segunda] esperamos uma depressão e estamos prontos para subir nela e avançar boas milhas em direção à chegada - sempre com cautela, já que esperamos ventos de mais de 30 nós.

No barco, estamos nos preparando para a situação, cada um revisando sua área de responsabilidade para estarmos preparados para as condições à frente.

Desde Noronha tem sido uma descida suave pela costa brasileira, acompanhando na carta cada porto e cidade que a gente conhece com saudades. Mas logo a gente dobra a esquina para a esquerda e mais uma vez vamos atravessar a poça.

Como sempre, no interior do barco temos muito calor e umidade, mas a gente se acostuma. A comida a gente vai levando - tem uma que tem uma pimenta nunca vista e infelizmente bate no cardápio a cada dois dias. Quem apanha depois é o Joca, encarregado desta área. Não dá para contentar todo mundo! Uma gargalhada aqui e outra ali e a vida vai nos levando, pensando nos amigos, na família e no churrasquinho que nos espera na chegada.

Forte abraço

Horácio Carabelli'

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 13:02

Mitsubishi Motors/Gol é fita-azul e campeão da 58ª Santos-Rio
Fita azul da regata, veleiro ficou em primeiro lugar também na classificação geral no tempo corrigido

Por João Pedro Nunes
Da ZDL de Comunicação
Em São Paulo (SP)


Mitsubishi Motors/Gol
Com ventos fracos desde a largada às 12h30 de sexta-feira na Baía de Santos, o veleiro Mitsubishi Motors/Gol, comandado por Sérgio Rocha, foi o fita azul da competição completando as 190 milhas náuticas (cerca de 351 quilômetros) da tradicional Regata Santos-Rio em 33h19min56s. Com isso, o Jüdel Vrölijk de 57 pés, de Eduardo Souza Ramos, foi o vencedor da prova também no tempo corrigido, somando 1,5 ponto perdido na liderança do 39º Circuito Rio de Vela, que prossegue de quinta-feira a domingo com regatas na baía de Guanabara.

Campeão do Circuito de Vela Oceânica de Santa Catarina, da Búzios Sailing Week e da Rolex Ilhabela Sailing Week, o Mitsubishi Motors/Gol era apontado como o favorito da prova. O veleiro cruzou a linha de chegada às 21h49min56s de sábado. “Largamos com 4 nós de vento e não pegamos mais de 12 nós em todo o percurso. O que variou muito foi a tática, com os veleiros buscando as melhores condições possíveis”, comentou André Fonseca, o Bochecha, tripulante do barco campeão.

O segundo barco a chegar foi o Sorsa III, comandado por Celso Quintella, às 4h17min56s deste domingo. Vencedor da regata do ano passado, o Sorsa III, um Farr de 51 pés, ficou em segundo lugar na classificação geral e manteve o recorde da prova, com o excelente tempo de 19h33min40s, obtido na edição de 2006.

O Magia 4. comandado por Marco Grael, de 19 anos, filho do multicampeão Torben Grael, que participa da Volvo Ocean Race à frente do sueco Ericsson, terminou num brilhante terceiro lugar, seguido de Handycam, de Marcos Ferrari, e de Dourado, do Grêmio de Vela da Escola Naval.

A 58ª Regata Santos-Rio reuniu 28 participantes e alguns competidores não haviam cruzado a linha de chegada ainda na tarde de domingo justamente por causa das condições adversas de vento. A prova teve representantes das classes ORC-Internacional (500 e 600), First 40.7, ORC-Club, BRA-RGS (Cat. 1), Expedition e Solitário (cat. 1 e 2).

Classificação extra-oficial da 58ª. Santos-Rio:

1- Mitsubishi Motors/Gol (Sérgio Rocha), 33h19min56s – 1,5 ponto perdido
2- Sorsa III (Celso Quintella), a 4h32min24s – 3,0 pp
3- Magia 4 (Marco Grael), a 4h49min19s – 4,5 pp
4- Handycam (Marcos Ferrari), a 5h37min49s – 6,0 pp
5- Dourado (Escola Naval), a 6h15min29s – 7,5 pp

A cerimônia de premiação desta regata, organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e pelo Iate Clube de Santos (ICS), será feita no dia 1º, às 20 horas, na Pérgula da Piscina do ICRJ.

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 13:12

Hei...Hei..........

FDS conturbado.....Com mil coisas acontecendo....As meninas mal de gripe.....Almoço de familia.....internet caindo direto...conexão baixissima ..... mil barcos para olhar..etc e tal......rsrsrsrsrs.......Cheguei até esquecer q tinha o carranca....ficou sem ser visto mais de 20 horas....kkkkkk.......
No mais fazendo o q poço e um pouco mais......
Luca....Vc tem toda a razão......tinhamos é q formar umas equipes .....assim tá cruellllll...................

As coisas vão se ageitando aos poucos......

no game estou achando q oestamos um pouquinho mais do q precisava.....mas ......VQV...Sem medo de ser feliz...........

No Real....EricTurbina.....mandando muito.....

No exame de hoje a principio só foi constatado 3 pedras nos rins.....moleza....já tive outras e o laser destroi tudo....e um pouco de gordura no figado.....dieta e malhação............

Meu Cruzeiro deixou escapar a chance...mas nada está perdido....

Valeu Fandango...valeu Viva........ossos do oficio......rsrsrsrrs.....Ainda bem q eu num fui.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......Tô brincando.....fiquei aqui na maior fissura................

Sei q estou devendo respostas de email.... telefonemas....parabéns e muito mais....Desculpem-me................

Turbina.......pega esse gatinho pelo rabo e roda até ele num guentá mais.........Mas não pode ficar com dó............kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.................
GDVPC...............Vorto quando puder.............

Postado por Grilo..., em 27/10/2008 às 13:16

Calma, calma

O E4 ficou agora 10 milhas atrás do Puma porque ele gibou para o sul, andou um pouco para ficar entre o Puma e o GD e voltou a gibar. O próprio Jules Salter tinha dito no último email que a posiçao de GD era melhor e que temia ser ultrapassado. Então foi buscar fica no meio termo.

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 13:33

Luca, concordo contigo, mas acho que o Puma vai jaibear na próxima. Ele só atrasou um pouquinho. Não vai querer correr o risco de perder posições para os outros dois.

Postado por Marcos Henrirque, em 27/10/2008 às 13:54

Essa Santos Rio deve ter muita história pra contar...Soube que foram perseguidos por tubarões,baleia e teve até Pimenta conversando com pinguins.Oscar ouviu vozes do além, quando todos dormiam, chamando por ele, e tudo mais...Ou tomaram muito sol na cabeça ou foi falta de cerveja, que parece que esqueceram de levar.
E aí meninos quem vai contar esssa história direito?

Postado por Lulu, em 27/10/2008 às 14:32

Grande Sirelli e tripula.

Pena q não deu...
Na próxima, com mais experiência, certeza q o resultado será bem melhor. Em último caso, se ver q não vai dar mesmo, a ordem é detonar com o estoque da gelada à bordo....só alegria.

Surpresa na ultima atualização. E4 mudou de planos, com uma mudança de rumo radical em busca de melhores ventos. Puma prossegue, por enquanto, no seu caminho rumo a melhor pontuação possível. Muito interessante. Agora é aguardar as próximas horas e ver o resultado das decisões tomadas.

Postado por índio, em 27/10/2008 às 14:36

Livro mais procurado hoje: Cidade Partida, do Zuenir Ventura.
.
O Oscar falando sozinho é um problema !!! Quem deixou o cara sozinho no deck ???
.
Tubarão, baleia e pinguim...piranha não, né ???

Postado por Luiz Vela Rio, em 27/10/2008 às 15:14

Pois eu descordo completamente que as previsões não se confirmaram!!! Eu coloquei um post aqui na sexta feira falando que ir pra fora era furadaça e que ia se dar bem qum fosse costeando mas vcs não escutam

Postado por Tchaka, em 27/10/2008 às 15:17

Blog novo!!!

Postado por Andre do Mau, em 27/10/2008 às 15:30

Onde??

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 27/10/2008 às 15:39

Griiiiiiiiiiiiilo,

Poxa cara tu abandonou teu barquito no LS,tava com BS 0.0...que que é isso,tu olha os barcos pra muitos e deixa os teus à deriva,não é certo e nem justo....não gostei do que vi!!!!!

Olha lá coloquei pra andar e rumo à chegada!!


Bamo Q bamo ô compadre!!!

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 15:44

Agora caiu a ficha! Ta pedindo blog novo! Eu tambem quero. Ja estamos com 280 comentarios. Eh muito!

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 27/10/2008 às 15:46

Enquanto não tem blog novo deixa eu encher esse aqui rsrsrs

Um político que estava em plena campanha chegou a uma cidadezinha, subiu em um caixote e começou seu discurso:
- Compatriotas, companheiros, amigos! Nos encontramos aqui convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual é transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou ajunta, é minha postulação, aspiração ou candidatura à Prefeitura deste Município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Escute aqui, por que o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?
O candidato responde:
- Pois veja, meu senhor: A primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como poetas, escritores, filósofos etc. A segunda é para pessoas com um nível cultural médio como o senhor e a maioria dos que estão aqui. E a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele bêbado ali jogado na esquina.
De imediato, o bêbado se levanta cambaleando e responde:
- Senhor postulante, aspirante ou candidato! (hic) O fato, circunstância ou razão de que me encontre (hic) em um estado etílico, bêbado ou mamado (hic) não implica, significa, ou quer dizer que meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou ralé mesmo (hic). E com todo o respeito, estima ou carinho que o Sr. merece (hic) pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando (hic), seus pertences, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir diretinho (hic) à leviana da sua genitora, à mundana de sua mãe biológica ou à puta que o pariu !
Fuiiiii

Postado por Lulu, em 27/10/2008 às 16:24

Graaaaaaaaande Claudinha...................

Com essa velocidade aqui o LS demora é coisa de minutois para abrir....tenho visto só o Robalo.......rsrsrsrsrs...è sério......
Valeu Amiga.....................

Tchaka.....e as latinhas...????? Tão na costa ou tão pra fora...?????

essa VOR com o Brasil 2 ia ser mastercard até o talo...........

Indio...Cuspindo no prato q comeu........vai torcer para Delta.....seu mal agradecido.....Pelego...........kkkkkkkkkkkkkkk..............

Tá muito equilibrado......

Fefe me chama....Inté.....

Postado por Grilo..., em 27/10/2008 às 16:25

Um cara foi atacado por uma sucuri de 5 m, reagiu e matou a cobra. Agora é culpado de ter cometido crime ambiental. A cobra morta foi para o IML de Mato Grosso do Sul. O cara, todo arranhado, nem para o Pronto-Socorro foi levado.
.
Conclusão: quando a cobra atacar, relaxe e goze !!!

Postado por Luiz Vela Rio, em 27/10/2008 às 16:31

.
Buenas noches, Raça...
.
.
Grilo, esquece o Robalo... cuida só do Sambaqui, por favor, até amanhã ao meio dia, quando já devo ter chegado em casa (sensivelmente empobrecido depois de quase uma semana na carésima - pero hermosa - Buenos Aires)
.
.
De volta ao seu lugar, Puma só nos pés (no máximo, no calcanhar...)
.
Turbina é pau na gringalhada!!!
.

Postado por MRich, em 27/10/2008 às 17:25

.
Esqueci de comentar... Em Buenos Aires, o Brasil é aqui... milhares de brasileiros por todos os cantos;
.
Até um mineiro piadista encontrei... uma boazinha: Morta a esposa, o judeu vai a um jornal pra publicar nota de falecimento. O atendente informa que até 5 palavras é grátis. O judeu mandou publicar 'Sara morreu, VENDO MONZA 98'
.
.
Fui!
.

Postado por MRich, em 27/10/2008 às 17:34

Po MRich essa ai é da VOR passada!!!

Grilim Grilim só acaba qdo termina. Hora da decisão e tô aqui calculando se pego o não o trem pra áfrica, mas acho que pego sim mas vou sentar no último vagão!!! Bem que essa conexão mineira podia cair de vez hein hehehehe!!!!

E taca de ugrib

Falando na Santos Rio tem um velejador aqui de nikity que foi e deixou a mulher aqui e ai negozinho créu!!!! Não fui eu!!!! Ah e o cara não é do boteco não fiquem tranquilos!!!

Postado por Tchaka, em 27/10/2008 às 18:01

Adrenalina pura

Vejam o Virgin Money em plena tentativa (frustrada) de bater u recorde do Atlântico norte em [br.youtube.com]

A vela grande do filme e o balão foram danificados por uma grande onda. O barco está no Royal Bermuda Yacht Club sofrendo os reparos. Vejam detalhes em [www.royalgazette.com]

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 18:14

Vida mansa no E4 correndo do gatinho...

[www.youtube.com]

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 18:34

ô Grilim, botequeiro bom não tem gordura no fígado, tem mesmo é fígado na gordura.

Postado por Rial, em 27/10/2008 às 18:36

Faaaaaaala Tchakolino......se eu ficar uns 4 dias sem conexão acho q ainda chego na sua frente.....Só no faro......rsrsrsrsrsrs........já acho q o melhor foi descer o máximo possivel mesmo.....Tô me coçando para dar um jibe mais a sul......dependendo do q aparecer na proxima atú vou fazer q nem o Turbina.....................

ManoRich.....No LS o Robalo q tá me dando um minimo tesão....não vejo a hora de acabar esse sofrimento......
No SOL tambem dei bem atenção ao Amigo do q ao grilo......é assim mesmo.......

Acredito q todos já saibam...Masssssssssssssss.....O Horario de atualizações no game passou para 9:20 e 21:20 hrs.....

Tá um calor infernal nas bandas de cá................

E Dá-lhe Boteco1........Na Veia.................

Postado por Grilo..., em 27/10/2008 às 18:47

Hehehe nada Grilo.....

ABN1 não existe mais......Pintaram o barco, mudaram o patrocínio, outra tripulação, outros tempos.......Rei dos Mares apenas nos corações e mentes dos fãs apaixonados.......
Lembro como se fosse agora das imagens de TV do barcão adernadão na regata local do Rio na volta passada, andando mais q notícia ruim.......As duas repórteres deitadas no convés, lá na popa e a tripula mandando ver.....Não sai da cabeça. Gostava daquele barco do fundo do meu coração.

Comecei a torcer pelo felino lendo esse blog, esse mesmo aí em cima......No histórico dos navegadores. Na verdade nem sabia a posição dos barcos e como estava se desenvolvendo a prova.
Lendo, cheguei na parte do navegador do Puma, e ví q ele já tinha naufragado duas vezes, identifiquei-me na hora. Imediatamente pensei: É com esse q eu vou......Esse é louco e eu vou junto.....

Baixei o VS e fui ver o visual dos barcos,(numa janela da página) ai, ai, ai. Caramba, o mais bonito. Não tinha mais nem o q ver.....
Tá certo q gosto não se discute. Lamenta-se......Mas vamos concordar. É bonito mesmo. Não tem comparação com os outros barcos. Esse sim.....
Confesso q fiquei emocionado. Aí a pouco vou ver a posição deles. Tá lá o bichão sempre meio na ponta.
Vou dizer q ia com ele de qquer jeito, em respeito e admiração a coragem e determinação de nosso navegador. Pode até chegar lá atrás(Seria até bom prá compensar a lavada do ABN ONE na volta passada....)

Com relação ao Torben, tentei torcer por ele em consideração a meus amigos botequeiros q foram meus parceiros e tanto me ajudaram na hora q mais precisei..... mas não teve jeito, acho q na minha ignorância, não conheço ele e sua história direito, ou o santo não bate, sei lá......um pouco tbém as histórias q eles contavam na época do Br1.....Águas passadas. No fundo acho q ele vai ganhar essa volta, pegou boa experiência na vez passada e já saiu com tudo, liderando....mandando bem....
Maaaaassssssssss, é de Puma q eu vou, e não vou ficar incomodando a galera dessa vez. Máximo uma comemoraçãozinha de vez em quando.....Tipo na hora q o Puma deixar a galera na 'poeira' na ventaca q está vindo aí. Ou quando chegarmos em primeiro no Cabo.
Daqui a pouco tem atualização.....
Quem sabe uma comemoração agora e outra na chegada........
Grande abraço e bons ventos. Bóra prá África.

Postado por indio, em 27/10/2008 às 18:47

Na Santos Rio, na classe do Fandango só 1 chegou (hoje 14:40): SARAVAH Pierre Joullié ICAB 26/10/2008 14:40:26

O Viva ficou em 3o na sua classe mas só chegaram 3.

O Touche Super ficou em 11 na sua classe.

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 18:51

Bueeeeeeeeeeeeeeeeeeenas,


INDIO,

Torçe,grita,sofre,comenta.....ou seja,participa da forma que vc quiser...é isso aí,não se reprima!!!


O Touché foi pessimo...sem maiores comentários...rsrsrsrsrsr

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 18:59

O E4 tirou um pouco. Agora são 6.9 milhas atrás. O ruim é que o E4 foi o barco que menos andou nas últimas 24 horas dentre toda a flotilha.

O ventão ainda não começou.

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 19:42

Griiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilo,


Please,da uma olhadinha no Grilo do LS ,nao põe tudo a perder agora super na reta final...vai!!!

Smaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaacks

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 19:56

Olá aos navegantes !
Pelo que pude notar das ultimas atualizações, acho, que mais uma vez, quem vai se dar melhor é o Dragão Verde. Será o primeiro a pegar o 'ventão' para Cidade do Cabo.
Na ultima VOR o ABN1 foi o que mais 'desceu' e venceu a LEG 1.
Se eu fosse o Torben Grael, dava um 'Stealth Play' agora, e aparecia daqui 12 horas lá nos Mares do Sul, entortando o mastro. ehehehehe.
Valeu Botequeiros da Santos/Rio, fica pra próxima, sem vento 'nun dá né', ainda mais quando os tripulantes tem que trabalhar na segunda, é F.
''Sopra Brasil'' Nio

Postado por Niocler, em 27/10/2008 às 20:56

Faaaalaaaaaa Caaaambadaaaaa...


É...como disse o Joca...' até que enfim as vibrações do Boteco '....!!


'Amigo La Torre e Helô', grato pelo resgate e beijo no coração!!!


'Amigo Lobo'....estamos aqui na torcida,se cuide aí mulequeeee!!!


'Amada Presidente'...Só Vc mesmo prá dar aquele suporte prá Botecada!!
Obrigado pelo excelente astral que Vc passa pra cambada!!!
muitos beijos no seu coraçãozão...


'Sergio e Fandango'...que dupla!!!...ninguem conseguiria velejar com
aquele bando fugido do Sanatório com a tranquilidade que Ele passou!
Nada o perturbava...Nada!!
Acho que Ele e o AB1 vêm do mesmo templo do Tibet...Graande Sergio..!! poderia passar
tranquilamente a ser chamado de AB2 !
Muito obrigado por confiar na Botecada!!


'Chefe da Malucada..Pimenta'....esse é o próprio espirito do Boteco 1 !
Beijo no seu coração tb!!


Vcs já pensaram se a Botecada tivesse passado os últimos dias concentrada,sem cerveja,
sem churrasquinho....melhor nem pensar!!
Por isso é que na vespera da largada, no almoço bebemos uma caixa de 'cervezas'!!!
É bem verdade tb que não levamos ' nenhuma ' cerveja para a regata,pois estavamos muito
empolgados com a oportunidade e nossa decisão era de dedicação total a fazer uma boa
participação.
Claudinha...fale com o Alejandro vir para o Boteco!!..o Mano
deve estar p. da vida!

Foi muito bom ver a felicidade de todos...já nos preparativos para a largada...
as primeiras horas de velejada...
Estavamos todos preparados e paramentados para qualquer tempo...


Foi desanimador passar aquelas 24hrs merrecados...as velas batiam tanto que chegava a
a doer...tentamos tudo...mas não adiantava,o mar parecia um laguinho de parque...
nenhum movimento...nenhuma brisa...deu uma tristeza!!!!.

O Oscar jogou moeda( refletiu umas cinquenta vezes!!)....depois joguei R$2,50 de moedas
que tinha no bolso da bermuda....nada!!....coçaram o pé do mastro umas três vezes..
Eolo dormia e assim continuou!!....sofre Botecada!!


Sofria mesmo!!...porque os primeiros resultados da alimentação a bordo começavam a fazer
estragos..a metralhadora não parava!!!...cada um de matar..!!!
Nâo adiantava se jogar ao mar....depois do primeiro tubarão passar bem próximo ao Fandango
...ninguem pensava nessa opção!!!
Teve tambem um que se atreveu a tirar o 'tenis'...!!!!!!!!...voce colocava a cara para
entrar na cabine...e e e e ????....voltava!..tentava de novo...e voltava!
Os que se atreveram a ceder aos primeiros sinais vitais da natureza e começaram dar suas
barrigadas!!!...minha nossa!!!...o Fandanguinho urrava....o vento,Eolo!!!...por favor!..
o vento,Eolo!!!!!!?????


Nos divertimos prá cacete, mas muuuito mesmo!!!...velejamos um pouquinho?!...aprendemos
prá cacete..


E o melhor de tudo é estar junto da Botecada...!

Tá valendo Botecada!!!


Meu Cmte...distribui aí!!!.....tivemos uma pequena...mas muito pequena mesmo, amostra do
que Vcs passam a bordo desses V70s.
Sem palavras!


Botecada...GDVPCAB!!!

Vamo q vamo

Postado por Leonardo Morcegão, em 27/10/2008 às 21:55

Com essas distancias nao adianta stealth play, eles estao se vendo.

Postado por Glauco tavora Themotheo, em 27/10/2008 às 21:57

Amigo Morcegão....

Obrigada!!O que eu fiz não é nada,poderia ter feito muito mais....afinal era a anfitriã da Isla!!!

Hj fiquei emocionada e cheia de orgulho ao receber um telefonema direto do Rio.... VQB Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurbina!!!!

Parabéns ao grande Marco Grael...Valeu Mascote1!!!!Esse menino promete!!

É isso aí...a cada novo amanhecer o boteco1 escreve um novo capitulo,seja na amizade,nas conquistas,nas historias,nas aventuras,etc e tal...sempre agregando!!!


Smaaaaaaaaaaaaaaaaacks


Humberto,
Obrigada a ti tb pelo telefonema...Valeu!!


Boa noite e Bons Ventos a todos!!!!

Postado por ClauPenPen1, em 27/10/2008 às 22:21

Grande Morcegão

Belo relato (como sempre)

E o que houve com o Lobo?

Na regata, o E4 diminuiu mais quase uma milha. Agora a diferença é de 6,1 milhas. Aquele jibe foi meio Mandrake... o E4 de novo aponta um pouco mais para o norte do que o Puma. E continua sendo o barco que menos andou nas últimas 24 horas.

O vento parece começar a botar as manguinhas de fora. Esta noite o sono não será lá muito tranqüilo. Amanhã cedo acho que o bicho já pega (não vi cartas de vento, mas as pressões barométricas já estão um pouco menores do antes). A temperatura da água do mar já está fria do que a de Ipanema ou a de Búzios no lado norte.

O GD, que é o barco mais ao sul e que pode se dar bem no ventão, está quase no través de ponta das Canas em Floripa a cerca de 950 milhas ao leste.

Postado por Luca Bastos, em 27/10/2008 às 22:36

Que coincidência ver o nome do Pierre Jouillé hoje porque lembrei do Alain e do nosso ausente amigo Alvaro Coutinho...
.
Morcegão,
Percurso curto é cruel. Parabéns a todos. Quanto ao tubarão, poderia ser um bom sinal da merreca, pois há espécies de águas quentes, e quando nadam na superfície, ou próximo, é sinal de mar flat, que é sinal de pouco vento.
Ainda estou meio bolado com o Windguru...nunca vi previsão errada de vento junto a costa no guru...e você perdeu uma atuação sen-sa-cio-nal do Fluzão, que assou o Porco nos 40 graus do Maraca.
.
O calor aqui está de fazer urubu voar com uma asa só, porque com a outra ele fica se abanando !!!

Postado por Luiz Vela Rio, em 27/10/2008 às 22:41

Índio vc não engana nobody, é viadão meisssmo, tudo que é bonitinho vc se amarra, nénão? principalmente sendo bonito o (!)de gringo.

Postado por gentleman, em 27/10/2008 às 23:45

Eaê!!! Voltando do racha e 10 gols!!! Isso mesmo que vcs estão lendo, 10 gols!!! Nem preciso falar que joguei pra calalis!!! Agora no ano são 27 jogos e 43 gols!!!

Percebi que não tinha atualizado 20 e 20!!! São leme de vento!!! Agora só não estou gostando nada de estar andando a 21.7 com vento de 18.9 na melhor ângulação possível e ver outros com menos vento e andando mais. O Grilo por ex ta com vento de 15.1 e andando 21.8!!! Assim vou perder o trem!!! E não é a parada da vela não!!!!!!!!

Postado por Tchaka, em 28/10/2008 às 00:08

Bom dia.
Bons ventos.

Ô Tchaka o tal do Game vez em quando dá umas bobeiras. Já aconteceu comigo.

Postado por Rial, em 28/10/2008 às 03:46

Bom dia, povo!

Postado por Elisa, em 28/10/2008 às 08:52

 1 
Página 1 de 1 ( 307 Comentários )
©2007 MosCom

Você não está autorizado para deixar seus comentários - favor logar.
< Anterior   Próximo >



 

   

free counters
 
Nós temos 22 visitantes online